Taxa de administração, o que é? Como funciona e como é cobrada

24 de novembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 5 seg


Aplicar em fundos de investimentos é uma opção para a diversificação da carteira. Porém, alguns detalhes, como a taxa de administração e a taxa de performance, devem ser considerados ao se optar por esse tipo de investimento.

A taxa de performance não é cobrada por todos os fundos, sendo que ela é uma bonificação concedida ao gestor do fundo por ter conseguido um retorno além do esperado. 

Por outro lado, a taxa de administração é cobrada por todos os fundos, já que ela é usada para a remuneração dos profissionais que trabalham na sua administração. Justamente por isso, ela é cobrada diariamente de maneira proporcional, apesar de ser apresentada como uma porcentagem anual.

O que é taxa de administração

A taxa de administração é um valor cobrado por uma instituição financeira responsável pela gestão e administração de um fundo de investimento.

Independente do tipo de fundo de investimento, seja ele um fundo de ações, renda fixa ou imobiliário, todos possuem taxa de administração.

Taxa de administração, o que é? Como funciona e como é cobrada

Coopercred Brasil

Em síntese, o cotista realiza esse pagamento como uma forma de remuneração pela gestão e administração da instituição financeira.

No entanto, esse custo não existe apenas nos fundos de investimentos. Isso porque, alguns outros produtos oferecidos por instituições financeiras também cobram essa taxa, como os consórcios. 

Como funciona a taxa de administração

A taxa de administração funciona como um pagamento que é utilizado para remunerar os diversos profissionais que trabalham na gestão e administração de um fundo.

Desse modo, através da taxa de administração são feitos os pagamentos do gestor, da custódia, da auditoria, do administrador e outras despesas necessárias para a administração do fundo. 

Como o pagamento dos profissionais é feito por meio da taxa de administração, ela ocorre sempre, independente do fundo atingir o benchmark ou não.

Inclusive, esta é uma das diferenças entre a taxa de administração e a taxa de performance. Já que a taxa de performance, além de não ocorrer em todos os fundos, só é descontada se o fundo superar a remuneração estabelecida. 

Ibc coaching

Por fim, a porcentagem cobrada por cada fundo vai variar de acordo com o fundo de investimento. Dessa forma, pode ser que um fundo de ações cobre, por exemplo, uma taxa de administração de 2% ao ano, além de uma taxa de performance de 20%. 

Como a taxa é cobrada

A taxa é apresentada de forma anual. Entretanto, ela é descontada diariamente de maneira proporcional. Um detalhe importante é que o investidor não precisa se preocupar em realizar o seu pagamento, já que a taxa é cobrada automaticamente pelo gestor. 

A cobrança da taxa em fundos de investimentos ocorre em cima do valor aplicado. Em outras palavras, o valor cobrado pela taxa é proporcional ao montante investido. Logo, quanto maior o valor da aplicação, maior a taxa.

Taxa de administração, o que é? Como funciona e como é cobrada

Finance one

Vamos para um exemplo prático: Suponhamos que você tenha investido R$ 100.000 em um fundo com taxa de administração de 2% ao ano.

Dessa maneira, o valor a ser pago em taxa de administração será calculado e dividido pelos dias do ano, o que resultará em R$ 2.000 pagos por ano em taxa de administração. 

Como escolher um fundo

Escolher o fundo baseado no valor da sua taxa de administração faz sentido, principalmente, para fundo de renda fixa, Curto Prazo e Referenciados. Isso porque, como eles possuem uma gestão passiva, a taxa exerce uma influência direta nos resultados apresentados pelo fundo.

Além disso, os fundos de renda fixa, direta ou indiretamente, estão ligadas à taxa Selic. Portanto, uma taxa muito alta pode suplantar o rendimento alcançado pelo fundo. 

Pixabay

Em contrapartida, em fundos variáveis, é importante estudar a taxa cobrada pela administração, mas esse não deve ser o fator determinante.

Isso porque, no Brasil, os resultados dos fundos já são apresentados com o desconto da taxa, então o investidor tem acesso ao valor da rentabilidade já com os descontos. 

Por fim, vale considerar que, mesmo sendo um custo, a taxa pode ser algo positivo. Em um fundos de ações, por exemplo, a taxa pode ser utilizada para contratar bons analistas, o que aumenta as chances do fundo apresentar um retorno maior. 

Em resumo, cabe ao investidor analisar os fundos, a rentabilidade por eles apresentada e determinar se a taxa cobrada pela administração é justa e vale a pena. 

Enfim, agora que você sabe como funciona a taxa de administração, aprenda sobre a Taxa de performance, o que é? Definição, como e quando é cobrada

Fontes: Capital research, Suno, Caminho para riqueza e Vexter

Imagens: Coopercred Brasil, Ibc coaching, Finance one, Pixabay e Exame