T-Bills: saiba o que são e como funcionam os Treasury Bills

17 de junho de 2022, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 5 min, 35 seg


T-Bills, ou Treasury Bills, são títulos de dívida emitidos pelo Tesouro dos Estados Unidos para financiar projetos públicos e melhorar a infraestrutura do país. Eles são considerados investimentos seguros e conservadores, pois são emitidos pelo governo dos Estados Unidos, que é considerado a maior economia do mundo e tem uma chance de falência quase nula.

Os T-Bills possuem um prazo mais curto do que outros títulos do Tesouro, variando de algumas semanas a um ano.

Quer saber mais sobre os T-Bills, o que são e como funcionam? Continue a ler.

O que são os T-Bills?

Os T-Bills, ou Treasury Bills, são títulos de dívida do governo dos Estados Unidos, emitidos pelo Tesouro Nacional americano. Eles são caracterizados por terem um prazo de validade de curto prazo, normalmente com vencimento em um ano ou até menos. Mesmo assim, são considerados títulos de baixíssimo risco.

Os T-Bills são emitidos com um valor descontado em relação ao valor de face do título. Por exemplo, um título com valor real de $1.000,00 pode custar, no momento da compra, $950. A diferença entre o valor real e o valor de aquisição é determinada pela taxa de juros oferecida pelo título na hora da contratação.

Os rendimentos obtidos através dos T-Bills são isentos de taxas estaduais e locais nos EUA, mas estão sujeitos ao imposto de renda federal.

Os T-Bills são considerados investimentos de renda fixa conservadores e seguros, uma vez que o governo dos Estados Unidos é quem “promete” o pagamento para o investidor. Por ser a maior economia do mundo e ter uma chance de falência quase nula, os T-Bills são considerados os investimentos mais seguros do mundo.

Quais são as características dos T-Bills?

As características dos T-Bills são:

  • São títulos de dívida emitidos pelo Tesouro dos Estados Unidos para financiar projetos públicos e melhorar a infraestrutura do país;
  • São considerados investimentos seguros e conservadores, pois são emitidos pelo governo dos Estados Unidos, que é considerado a maior economia do mundo e tem uma chance de falência quase nula;
  • Possuem um prazo mais curto do que outros títulos do Tesouro, variando de algumas semanas a um ano;
  • São vendidos com um desconto em relação ao seu valor nominal e resgatados pelo valor total nominal no vencimento;
  • Não pagam cupons semestrais, mas oferecem uma rentabilidade fixa;
  • Podem ser comprados por pessoas físicas no mercado secundário por meio de uma corretora ou em leilões do próprio governo;
  • Estão isentos de impostos estaduais e locais, mas o portador deve pagar o imposto de renda federal;
  • São considerados títulos de baixíssimo risco, pois são títulos de dívida dos Estados Unidos, logo, as chances de inadimplências são muito baixas;
  • São recomendados para investidores que buscam segurança e estabilidade em seus investimentos.

Como os Treasury Bills funcionam?

Os Treasury Bills, ou T-Bills, funcionam como uma forma do governo dos Estados Unidos captar recursos junto aos investidores. Aqui está um resumo de como eles funcionam:

Emissão de Títulos

O governo dos EUA, através do Tesouro Nacional, emite os T-Bills para financiar suas atividades. Isso é semelhante ao que ocorre no Brasil com os títulos do Tesouro Direto.

Compra de Títulos: Os investidores compram os títulos emitidos pelo Tesouro. O valor pago é geralmente menor que o valor de face do título. Por exemplo, um título com valor real de $1.000,00 pode custar, no momento da compra, $950. A diferença entre o valor real e o valor de aquisição é determinada pela taxa de juros oferecida pelo título na hora da contratação.

Vencimento do Título

Os T-Bills são títulos de curto prazo. Os mais populares têm prazo de vencimento de 4, 8, 13, 26 e 52 semanas. Quanto maior for o prazo de vencimento, maior tende a ser a taxa de juros oferecida pelo governo americano para o investidor.

Pagamento ao Investidor

No vencimento do título, o governo dos EUA paga ao investidor o valor de face do título. O lucro do investidor é a diferença entre o valor pago e o valor de face do título.

Impostos

O rendimento obtido através dos T-Bills é isento de taxas estaduais e locais nos EUA. No entanto, os rendimentos estão sujeitos ao imposto de renda federal.

Por serem garantidos pelo governo dos EUA, os T-Bills são considerados investimentos de renda fixa conservadores e seguros.

Quais são as vantagens dos T-Bills?

Os T-Bills, ou Treasury Bills, são títulos de dívida do governo dos Estados Unidos e apresentam várias vantagens em relação a outros títulos de renda fixa.

Primeiramente, eles são considerados investimentos de baixíssimo risco. Isso ocorre porque são garantidos pelo governo dos EUA, que tem uma chance quase nula de falência. Portanto, o risco de inadimplência é insignificante.

Além disso, os T-Bills têm vencimento de curto prazo. Os mais populares têm prazo de vencimento de 4, 8, 13, 26 e 52 semanas. Isso pode ser vantajoso para investidores que desejam um retorno mais rápido sobre seu investimento.

Por fim, é importante mencionar que os rendimentos obtidos através dos T-Bills são isentos de taxas estaduais e locais nos EUA. No entanto, os rendimentos estão sujeitos ao imposto de renda federal. Isso pode ser uma vantagem para investidores que residem em estados com altas taxas de imposto.

Os T-Bills são seguros?

Sim, os T-Bills são considerados um dos investimentos mais seguros do mundo. Isso ocorre por algumas razões:

  • O Emissor: Os T-Bills são emitidos pelo governo dos Estados Unidos. Como a maior economia do mundo, os EUA têm uma chance quase nula de falência.
  • A Garantia: O governo dos EUA é quem “promete” o pagamento para o investidor. Isso significa que o risco do investidor levar um calote dos EUA é bem pequeno.
  • A Rentabilidade: Os T-Bills não são títulos de valor flutuante. A rentabilidade depende, no máximo, da variação da taxa de juros ao longo do período estipulado.

Portanto, os T-Bills são vistos como investimentos de renda fixa conservadores e seguros.

Fonte: Suno, Como Investir, Money Now News, Mais Retorno