Investidor conservador – Características e alternativas de investimentos


O perfil conservador é aquele que prefere a segurança do seu patrimônio acima da rentabilidade. Ou seja, o investidor conservador opta por aplicar em ativos que não tragam grandes retornos, desde que seu patrimônio esteja o mais seguro possível. 

Podem se encaixar nesse perfil tanto investidores iniciantes que estão começando a construir o patrimônio, quanto investidores mais experientes que desejam proteger o patrimônio já formado. 

O perfil de investidor pode mudar com o passar dos anos. Sendo assim, um investidor conservador pode se tornar moderado ou arrojado e vice-versa. Por isso, é importante fazer o teste do perfil de investidor periodicamente e se o perfil mudar, basta fazer o rebalanceamento da carteira. 

O que é perfil de investidor?

O perfil de investidor, também conhecido como suitability, é um indicador de grau de riscos que um investidor aceita correr. A determinação do perfil de investidor é feito por meio de uma análise e serve como base para que o investidor consiga traçar suas estratégias de investimentos. 

Desse modo, o perfil de investidor não deve ser visto como um limitador. Na verdade, ao respeitar o seu perfil, você consegue melhores resultados em seus investimentos. Isso porque, ao investir de acordo com o seu perfil de risco, a probabilidade de você conseguir manter a estratégia escolhida é maior do que se você ignorar o seu perfil. 

Investidor conservador - Características e alternativas de investimentos

Ibccoaching

Vamos para um exemplo prático, suponhamos que você tenha o perfil conservador. Logo, o mais indicado seria os investimentos mais seguros.

Entretanto, você decide colocar todo o seu dinheiro em ativos arriscados na bolsa, pois quer ter altas rentabilidades. Nessa situação, em um momento de baixa na bolsa, você pode ficar com medo de perder tudo e vender seus ativos no momento errado. 

No exemplo, você perderia dinheiro simplesmente porque não respeitou o seu perfil. O respeito é uma consideração que você deve ter não apenas com outras pessoas, mas também consigo mesmo.

Dessa forma, se você sabe que possui um perfil conservador, respeite-se e encontre ativos e estratégias de investimentos que se encaixam nisso. Assim você vai ter resultados muito melhores e menos frustrações.

Características do perfil conservador

A principal característica dos investidores conversadores, é a procura pela segurança. Como a segurança e a rentabilidade estão sempre relacionadas, ao optar por ativos mais seguros, o investidor abre mão de um retorno maior.

Só Sergipe

É claro que todo investimento possui uma parcela de risco e nenhum é totalmente seguro. No entanto, existem ativos, principalmente de renda fixa, que possuem maior previsibilidade. 

Outra característica é que o investidor conservador normalmente visa a construção do patrimônio evitando perdas. Dessa maneira, mesmo que a construção do patrimônio demore mais tempo, ele está disposto a esperar, desde que não sofra perdas no caminho. 

Os perfis e os investimentos

Existem três tipos de perfis principais, o conservador, o moderado e o arrojado. O funcionamento de cada um desses perfis está relacionado a três fatores que devemos analisar em um investimento: liquidez, segurança e rentabilidade. Geralmente, quando um desses critérios está em alta, os outros dois são prejudicados. 

Investidor conservador - Características e alternativas de investimentos

Live capital

Por exemplo, quando a característica principal de um investimento for a segurança, então provavelmente a sua rentabilidade não será tão atrativa, e ele pode ou não ter uma boa liquidez. Em contrapartida, um investimento que pode trazer grandes rentabilidades, geralmente é mais arriscado e ter ou não, uma boa liquidez. 

Portanto, como os investidores conservadores preferem ativos com maior segurança, resta analisar a relação entre liquidez e retorno. Sendo que, geralmente, se um ativo é seguro e traz uma rentabilidade interessante, pode ser que ele não tenha liquidez e vice-versa. 

Mudança do perfil conservador

O ser humano está em constante aprendizado e mudança. Isso significa que o seu perfil de investidor também pode mudar. Por isso, periodicamente é importante fazer uma autoanálise para determinar se o seu perfil continua conservador. 

Investidor conservador - Características e alternativas de investimentos

Weldes campos

Se você identificar que o seu perfil mudou, você pode fazer um rebalanceamento de carteira. Em síntese, para rebalancear a carteira, você precisa definir qual será a porcentagem dedicada para cada tipo de ativo.

Inscreva-se na Pior Newsletter Possível!

Receba os melhores conteúdos (ou não) gratuitamente!

Usamos a Sendinblue como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Sendinblue para processamento, de acordo com o termos de uso deles

Se você tiver passado de conservador para moderado, por exemplo, você pode definir uma parcela maior da sua carteira para ativos mais arriscados e reduzir a parte mais segura. 

Outros perfis

Até agora falamos sobretudo sobre o perfil conservador, mas existem outros dois: o moderado e o arrojado.

Moderado: O moderado tolera mais riscos do que o conservador. A intenção ao colocar uma parcela da carteira em ativos mais arriscados, é conseguir um melhor retorno com os investimentos.

Lembrando que sempre existe uma relação entre risco e retorno. Sendo que, quanto mais arriscado, maiores as chances de conseguir altas rentabilidades. 

Investidor conservador - Características e alternativas de investimentos

Investnews

Arrojado: O perfil arrojado, também chamado de perfil de risco ou agressivo, é aquele que tolera grandes riscos em troca de grandes retornos. É importante notar que apesar de alocar a maior parte do seu capital em ativos de risco, o investidor arrojado também mantém uma parte de seu patrimônio em ativos menos arriscados, como uma forma de proteção. 

Investimentos para o investidor conservador

Como dito anteriormente, os ativos favoritos dos investidores conservadores são de renda fixa, já que são menos arriscados. Algumas opções são:

1- Tesouro Direto

O tesouro direto é considerado como o investimento mais seguro do Brasil, já que ao aplicar nele, o investidor basicamente empresta dinheiro para o país. Isso significa que somente se o Brasil quebrar é que o investidor não terá seu dinheiro de volta. 

Contábeis

2- CDB

O Certificado de Depósito Bancário funciona de maneira similar ao tesouro, porém, neste caso o investidor está emprestando dinheiro aos bancos. Ele é considerado um pouco mais arriscado do que o tesouro.

Entretanto, ele conta com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito, que devolve até R$ 250 mil por CPF e instituição, caso o banco dê calote no investidor. 

3- LCA e LCI

As Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e Imobiliário (LCI), também funcionam como um empréstimo para o banco. Contudo, neste caso o dinheiro é destinado exclusivamente para o setor do agronegócio ou imobiliário. A grande vantagem dessa opção, é a isenção do Imposto de Renda

Cointimes

4- Fundos DI para investidores conservadores

Os fundos DI são fundos de investimento que acompanham um índice da economia, geralmente o CDI. A vantagem desse fundo, é que o responsável por realizar os investimentos é o gestor do fundo. A desvantagem são as taxas cobradas, que podem prejudicar um pouco o rendimento final. 

5- Outros investimentos

Apesar do investidor conservador ter a maior parte da sua carteira em ativos de renda fixa, alguns também optam por colocar uma pequena parte do seu capital em ativos um pouco mais arriscados. 

Com essa estratégia, o investidor se expõe ao risco convexo. Ou seja, a quantidade que ele pode perder é pequena, porém, os ganhos são ilimitados.

Para isso, pode ser interessante investir em fundos de investimentos, ou ainda ações que pagam bons dividendos. Inclusive, é possível receber dividendos todos os meses, veja o vídeo de Raul Sena e descubra como:

Agora que você sabe como funciona o perfil conservador, aprenda como fazer Diversificação de investimentos – Quantas ações ter em carteira?

Fontes: Rico, Portal do investimento, The cap e Vai investir

Imagens: Paraná banco, Ibccoaching, Live capital, Só Sergipe, Weldes campos, Investnews, Contábeis e Cointimes

Conte-nos a sua opinião...