T-Bonds: saiba o que são e como funcionam os Treasury Bonds

10 de junho de 2022, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 5 min, 20 seg


T-Bonds é a abreviação de Treasury Bonds. Em síntese, são títulos emitidos pelo governo dos EUA como uma forma de captar recursos com os investidores. Em troca, o governo paga uma taxa de juros.

Quer  saber mais sobre essa modalidade de investimento internacional? Continue a leitura.

O que são os T-Bonds?

Os T-Bonds, abreviação de Treasury Bonds, são uma modalidade de investimento em renda fixa americana. Eles são títulos de dívida pública emitidos pelo governo dos Estados Unidos com o objetivo de arrecadar recursos e financiar suas obrigações nacionais.

Quando um cidadão investe em T-Bonds, ele está, essencialmente, emprestando dinheiro ao governo americano. Em troca, o governo promete pagar o valor emprestado acrescido de juros.

Os T-Bonds são considerados um dos investimentos mais seguros do mundo, pois a negociação é feita diretamente com o governo dos EUA e não são títulos de valor flutuante – a rentabilidade depende, no máximo, da variação da taxa de juros ao longo do período estipulado.

Além dos T-Bonds, existem também os T-Notes e os T-Bills. A diferença entre eles está no tempo de maturação do investimento:

  •  T-Bonds: maturação acima de 10 anos;
  • T-Notes: maturação entre 1 e 10 anos;
  • T-Bills: maturação em até 12 meses.

Assim como no Tesouro Direto brasileiro, os investimentos realizados em Treasury Securities que permanecerem ativos por mais tempo terão uma rentabilidade maior em comparação às outras modalidades.

Como funcionam os Treasury Bonds?

Os Treasury Bonds são títulos de dívida pública emitidos pelo governo dos Estados Unidos. Quando você investe em T-Bonds, está essencialmente emprestando dinheiro ao governo dos EUA. Em troca, o governo promete pagar o valor emprestado acrescido de juros.

Os juros decorrentes dos são pagos semestralmente e a receita recebida é tributada somente em uma esfera federal. A emissão dos T-Bonds acontece a cada mês por meio de leilões online realizados diretamente pelo Tesouro estadunidense.

Tanto o preço de um título quanto o seu rendimento são definidos durante esses leilões e, depois disso, é possível negociá-los ativamente no mercado secundário. Para adquiri-los, é preciso consultar uma corretora ou mesmo um banco.

Os T-Bonds são emitidos com vencimento superior a 10 anos. Eles são emitidos em um valor mínimo de U$ 1 mil e, nos leilões, o valor máximo da compra é de U$ 5 milhões, caso o lance não seja competitivo. Caso seja, o lance pode ser de até 35% da oferta em questão.

Os rendimentos ajudam na formação da chamada curva de rendimentos, que inclui todos os investimentos dos Estados Unidos.

Quais são as vantagens dos T-Bonds?

Os T-Bonds, ou Treasury Bonds, oferecem várias vantagens para os investidores:

  • Segurança: Os T-Bonds são considerados altamente seguros devido ao tamanho e estabilidade da economia dos Estados Unidos. Isso significa que a probabilidade de um investidor perder todo o seu dinheiro em um título desses é bastante remota.
  • Taxa de retorno garantida: Os T-Bonds têm uma taxa de retorno garantida. Isso pode oferecer um fluxo de receita constante por meio do pagamento periódico de juros.
  • Isenção de impostos regionais ou estaduais: Os rendimentos dos T-Bonds são isentos de impostos regionais ou estaduais nos Estados Unidos. No entanto, é importante lembrar que investidores brasileiros precisarão pagar imposto de renda no Brasil.
  • Proteção contra a inflação e a desvalorização do real: Os T-Bonds podem ajudar a proteger o patrimônio do investidor contra a inflação e a desvalorização do real.

Essas vantagens tornam os T-Bonds uma opção atraente para muitos investidores, incluindo aqueles que buscam uma opção segura para a aposentadoria.

E os riscos?

Investir em T-Bonds, como qualquer outro investimento, também envolve alguns riscos:

  • Risco de taxa de juros: Se as taxas de juros aumentarem, o preço dos T-Bonds existentes no mercado pode cair, pois novos T-Bonds serão emitidos com taxas de juros mais altas. Isso pode resultar em perdas de capital se você precisar vender seus T-Bonds antes do vencimento.
  • Risco de inflação: A inflação pode corroer o valor real dos pagamentos de juros dos T-Bonds ao longo do tempo. Se a inflação for maior do que o rendimento do T-Bond, o poder de compra do investidor pode diminuir.
  • Risco cambial: Para investidores não americanos, como os brasileiros, há o risco cambial. Se o real se valorizar em relação ao dólar, o retorno do investimento em T-Bonds pode ser reduzido ou até mesmo negativo quando convertido para reais.
  • Risco de liquidez: Embora os T-Bonds sejam geralmente líquidos, pode haver momentos em que o mercado secundário para eles não é tão ativo. Isso pode tornar mais difícil vender seus T-Bonds quando você quiser.

É importante lembrar que, apesar desses riscos, os T-Bonds são considerados um dos investimentos mais seguros do mundo, pois são respaldados pela economia dos Estados Unidos.

É possível investir em T-Bonds no Brasil?

Sim, é possível investir em T-Bonds no Brasil. Existem algumas maneiras de fazer isso. Uma delas é abrir uma conta em uma corretora de investimentos nos Estados Unidos. Para ter acesso aos T-Bonds, será preciso se registrar como estrangeiro/não residente.

Outra opção é investir em fundos de investimentos em renda fixa internacional. Esses fundos são oferecidos por diversas gestoras e investem em T-Bonds. Produtos assim podem ser encontrados nas plataformas de negociação de corretoras e bancos.

Além disso, existem os ETFs de renda fixa internacional que também são uma opção para investir.

Por fim, uma das formas é por meio de contas internacionais oferecidas por diversas instituições financeiras, tanto brasileiras quanto do exterior. Com uma conta ativa e abastecida de dólares, é possível comprar T-Bonds diretamente, assim como no Tesouro Direto no Brasil.

Lembre-se, é importante considerar as taxas de câmbio, impostos e possíveis taxas de corretagem ao investir em T-Bonds a partir do Brasil.

Fonte: Mais retorno, Bussola do Investidor, Nubank, Genial Investimentos, Nord Investimentos, Como Investir