Trust Wallet: o que é e para que serve?

24 de outubro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 47 seg


A Trust Wallet é a carteira de criptomoedas oficial da Binance. Em resumo, com essa carteira você pode receber, enviar e armazenar vários tipos de criptoativos.

Além disso, por meio dela você consegue receber juros via criptografia, jogar games de blockchain e acessar as plataformas DApps e DeFi.

Para ter acesso a todas as funcionalidades da carteira, basta baixar e instalar o aplicativo da carteira no celular.

Depois de criar a sua carteira, não esqueça de guardar bem os dados de acesso, pois não existe forma de recuperar a carteira, caso você perca o acesso. Logo, você pode perder os seus ativos.

Uma grande vantagem dessa carteira, é que ela é bem versátil. Sendo assim, por meio dela você pode armazenar, enviar ou receber vários tipos de criptoativos diferentes.

Além disso, essa é uma carteira bem segura. Por outro lado, uma desvantagem é que o aplicativo está disponível apenas para smartphones.

Como usar a Trust Wallet?

Para usar a Trust Wallet, você deve primeiramente baixar o app. Para isso, acesse a loja de aplicativos do seu dispositivo e baixe o aplicativo.

Depois disso, instale a abra o app. O próximo passo é criar a sua carteira e colocar os seus dados para login. Depois de criar a sua carteira, guarde os dados em um local seguro.

Isso porque não existe recuperação. Ou seja, se você perder os dados, você perde o acesso à sua carteira e aos seus criptoativos.

Sendo que os novos usuários podem migrar as carteiras atuais para a Trust Wallet.

Por exemplo, quem tem contas com MetaMask ou MyEtherWallet podem fazer backup e importar, usando uma frase de recuperação secreta e arquivo de armazenamento de chaves privadas.

Enfim, depois de criar a sua carteira, você terá acesso a várias funcionalidades como, por exemplo, enviar, receber, comprar ou trocar criptoativos.

Quais são as principais características da Trust Wallet?

A versatilidade é uma das principais características da Trust Wallet. Isso porque, por meio do aplicativo no celular, você pode enviar e receber vários tipos de criptomoedas, NFTs e criptoativos.

Para você ter uma ideia, a carteira nativa do TWT token suporta mais de 1 milhão de tokens.

Além disso, ela permite a compra de vários tipos de criptomoedas por meio de fornecedores terceirizados como, por exemplo, Mercuryo, MoonPay, Transak e Wyre.

Por fim, essa carteira possibilita ainda que os usuários ganhem juros em criptomoedas, pois 12 tipos de tokens estão disponíveis para staking na carteira.

Como fazer transferência da Binance para a Trust Wallet?

Para fazer uma transferência da Binance para a Trust Wallet é bem simples. O primeiro passo é entrar na tela inicial da carteira e clicar em “receber”.

Depois disso, selecione na lista a opção de moeda que você quer transferir. Um QR Code irá aparecer e uma linha de código que você pode copiar.

Ao acessar o app logado na sua conta da Binance, você deve ir na sua carteira e selecionar a moeda e clicar em “saque”.

Na próxima tela, irá aparecer a rede correspondente e você deve inserir o valor que você deseja transferir.

Pode acontecer da Binance te pedir para baixar um ou dois aplicativos vinculados ao Google para reforçar a segurança.

Por fim, depois de fazer esse passo a passo, o valor correspondente irá aparecer na sua carteira.

Um detalhe importante é que ao fazer a transferência dos criptoativos para a carteira, a cotação continuará oscilando.

Isso porque, ao transferir você não está sacando o valor em dinheiro, está apenas transferindo a custódia das suas criptomoedas.

A Trust Wallet é segura?

Sim. Na verdade, a Trust Wallet é tida como uma das mais seguras carteiras autocustodiadas disponíveis no mercado.

Em resumo, o código da plataforma é aberto e conta com especialistas do Infosec, profissionais de segurança e desenvolvedores de blockchain para ajudar a manter a segurança da plataforma.

Uma curiosidade é que, até hoje, a Trust Wallet não sofreu nenhuma invasão ou relato de furto de ativos. Inclusive, se o celular for roubado ou perdido, o usuário pode fazer o bloqueio da carteira de forma remota.

No entanto, vale lembrar que essa é uma carteira quente, isto é, que fica conectada com a internet. Sendo assim, existe o risco de ataque hacker, apesar de não ter ocorrido ainda.

Portanto, apesar da segurança, as carteiras quentes são mais arriscadas do que as carteiras frias, ou seja, as que não ficam conectadas na internet.

Contudo, você pode tomar algumas atitudes para que ela se torne ainda mais segura. Primeiramente, escolha uma senha forte para a abertura do seu celular e evite compartilhá-la.

Já dentro do aplicativo da Trust Wallet, entre em configurações > segurança, mantenha o bloqueio do aplicativo ativado.

Com isso, para entrar no aplicativo será preciso colocar a senha, o que aumenta a segurança. Além disso, mantenha ativada a opção de precisar colocar senha para cada transferência feita.

Por fim, não esqueça de manter as senhas e frases secretas em local seguro e não compartilhe esses dados com ninguém.

Quais são as vantagens e desvantagens dessa carteira?

Algumas vantagens da Trust Wallet são:

  • Segurança

  • Multifuncionalidades

  • Autonomia

Por outro lado, algumas desvantagens são:

  • Aplicativo disponível apenas para smartphones

  • Não está disponível em alguns países

Vale a pena?

Depende. Atualmente, a Trust Wallet é uma das formas mais fáceis de comprar, vender, transferir, trocar ou armazenar vários tipos de criptoativos.

No entanto, ela é uma carteira quente. Portanto, ela é uma opção mais atrativa para quem faz operações com frequência.

Até porque, apesar da segurança, as carteiras quentes são mais arriscadas pois podem ser hackeadas. Sendo assim, se você não faz muitas operações, uma carteira quente pode ser uma opção melhor.

No fim das contas, o tipo de carteira ideal para você, vai depender da frequência de uso, o nível de segurança desejado, do suporte que você precisa e afins.

Ou seja, a definição de qual é a melhor carteira vai depender de quais características você está procurando em uma wallet.

LEIA MAIS

O que é Hard Wallet e como funciona?

Como encontrar uma carteira de Bitcoin antiga

Carteiras para Bitcoin: tipos e melhores alternativas

Carteiras para ADA Cardano – Como escolher e 7 opções de carteiras

Carteira virtual, o que? Como funciona, tipos, vantagens e desvantagens

Quais são as principais criptomoedas do mercado e como funcionam?

Como ganhar dinheiro com criptomoedas? 6 formas!

Como funciona o empréstimo de criptomoedas?

É possível fazer dinheiro com criptomoedas?

Como funcionam os fundos de criptomoedas?

Vale a pena comprar Bitcoin e Ethereum no Nubank?

Fontes: I-dinheiro e Nova dax.