Bernard Arnault, quem é? Vida, carreira e principais empreendimentos

3 de novembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 27 seg


Bernard Arnault é conhecido, principalmente, pela enorme riqueza e por estar à frente da LVMH, empresa de artigos de luxo. Entretanto, o empresário é também um investidor e colecionador de arte. 

Arnault é o responsável por transformar a LVMH no maior conglomerado de marcas luxuosas do mundo. Em seu catálogo, se destacam marcas como Dior e Louis Vuitton. 

Além disso, o empresário francês é também o terceiro homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em cerca de 76 bilhões de dólares.

Quem é Bernard Arnault

Bernard Arnault é o presidente e executivo-chefe da LVMH, uma das maiores empresas do mundo no setor de comercialização de artigos de luxo. Ao todo, a empresa possui mais de 70 marcas, como, por exemplo, a Sephora, Dior e a Louis Vuitton. 

Bernard Arnault, quem é? Carreira e gestão do conglomerado de LVMH

Esquireme

Além de empresário, Bernard Arnault é também um dos homens mais ricos do mundo. Atualmente, sua fortuna é estimada em 76 bilhões de dólares e ele ocupa o terceiro lugar no ranking dos homens mais ricos do mundo. Dessa maneira, na lista ele fica apenas atrás do fundador da Amazon, Jeff Bezos e o criador da Microsoft, Bill Gates.

Além de famoso no mundo dos artigos de luxo, Bernard Arnault é também investidor, e possui participação acionária no Carrefour e no Princess Yachts. Por fim, o empresário gosta também de obras de arte e possui em sua coleção pessoal artistas famosos como Andy Warhol e Picasso. 

Carreira do empresário

Bernard Arnault nasceu no dia 5 de março de 1949, na França. Apesar de atualmente ser voltado para o mundo dos artigos de luxo, Arnault se formou em Engenharia, pela École Polytechnique, em Palaiseau. 

Bernard Arnault se graduou no ano de 1971 e, posteriormente, foi trabalhar na companhia de engenharia do pai, a Ferret-Savinel.

No entanto, cinco anos depois, ele convenceu o pai a começar a investir no setor imobiliário. Em síntese, os investimentos eram focados, principalmente, em casas de férias. 

Entrepreneur

Ainda na empresa do pai, Bernard Arnault subiu para o cargo de diretor de desenvolvimento, em 1974. Posteriormente, em 1977, ele virou CEO da empresa e quando seu pai morreu, dois anos depois, ele se tornou presidente. 

Luxo

Bernard Arnault entrou no mundo dos artigos de luxo, em 1984, quando comprou a primeira empresa do setor, a Financiàre Agache.

Algum tempo depois, surgiu a oportunidade de assumir o controle da Boussac Saint-Frères. Essa empresa estava passando por uma crise e Bernard Arnault aproveitou a oportunidade. Afinal, apesar da Boussac Saint-Frères ser uma empresa têxtil, ela era a controladora da Dior. 

Bernard Arnault, quem é? Carreira e gestão do conglomerado de LVMH

Vy apaar jagat

Acontece que o Boussac tinha pedido falência. Arnault então se juntou ao banqueiro Antoine Bernheim e juntos levantaram cerca de 100 milhões de dólares para comprar a Boussac. 

Quando assumiu a empresa, Arnault deu um choque de gestão: demitiu funcionários e fechou fábricas. As únicas lojas que permaneceram abertas foram a Dior e a Le Bon Marché. 

Sendo assim, com a fusão da Hennessy, Moët et Chandon e Louis Vuitton, 1987, surgiu a LVMH Moet Hennessy Louis Vuitton.

LVMH

Um ano depois da criação da LVMH, o empresário concedeu US$ 1,5 bilhão para a formação de uma holding, juntamente com a Guinness, que era dona de 24% das ações da LVMH. 

Com um investimento de cerca de US$ 500 milhões, Bernard Arnault virou o acionista majoritário da empresa, com participação de 43,5% e por fim, assumiu o cargo de presidente do conselho administrativo, em 1989. 

Pinterest

Sob a gestão de Bernard Arnault, a empresa se valorizou, suas ações subiram de preço e o lucro cresceu exponencialmente. 

Consequentemente, a holding francesa LVMH é considerada como a maior do mundo em artigos de luxo. Desse modo, ela detém em seu portfólio mais de 70 marcas voltadas para as áreas de vestuário, perfumes, joalheria e bebidas. 

Dentre as marcas controladas pela holding LVMH, temos por exemplo: Tiffany & Co, Kenzo, Sephora, Christian Dior e Louis Vuitton. 

Frases de Bernard Arnault

No ano de 2019, Bernard Arnault foi considerado como o homem mais rico do mundo. Mesmo tendo perdido o posto, ele ainda possui algumas frases de inspiração sobre o seu modo de ver o mundo dos negócios:

A gente vai na contramão: criamos os produtos primeiro e depois os clientes nos seguem.

Bernard Arnault, quem é? Carreira e gestão do conglomerado de LVMH

Cnbc

O que gosto é de ganhar, ser o número 1. Temos a ambição de fazer brilhar esta marca emblemática com todo o cuidado e toda a determinação que conseguimos demonstrar em todas as marcas a que nos unimos ao longo de nossa história.

As pessoas não entendem que o sucesso deriva da junção de dois espíritos contraditórios: a visão do artista e a lógica do marketing mundial. É um processo muito complexo.

E aí, curtiu conhecer sobre a trajetória do terceiro homem mais rico do mundo? Então, aproveite para conhecer a biografia do homem mais rico do mundo Jeff Bezos, quem é? História do homem mais rico do mundo

Fontes: Suno, Neo feed e Xerpa

Imagens: Entrepreneur, O explorador, Esquireme, Cnbc, Scmp, Pinterest e Vy apaar jagat