Carlos Alberto Sicupira, quem é? Vida, carreira, empresas e filantropia


Carlos Alberto Sicupira é um empresário famoso por seu envolvimento na abertura e compra de diversas empresas. Além disso, Sicupira é conhecido também por dar choques de gestão nas empresas que já adquiriu.

Dessa forma, um case de sucesso de Sicupira é em relação às Lojas Americanas. Em síntese, quando a empresa foi comprada e o desafio foi lançado ao empresário, ele arregaçou as mangas e mudou o rumo da empresa. 

Enfim, Carlos Alberto Sicupira é um bilionário que já criou algumas fundações filantrópicas, além de trazer para o Brasil a Endeavor. 

Carlos Alberto Sicupira

Marco Polis

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quem é Carlos Alberto Sicupira

Carlos Alberto Sicupira é um empresário bilionário carioca, que nasceu no dia 1º de maio de 1948, no Rio de Janeiro.

Seus pais eram uma dona de casa e um funcionário público. Sicupira tem fama de ser um empresário sério, que não gosta de brincadeiras e confraternizações.

Flickr

Sicupira é conhecido também como um homem de novos negócios, pois sempre está interessado em novos desafios, inclusive foi assim com a gestão das Lojas Americanas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Enfim, Sicupira é também esposo e pai de família, já que ele se casou com Cecília de Paula Machado, em 1979, com quem teve três filhas: Cecília, Helena e Heloísa.

Carreira de Sicupira

Na adolescência, Carlos Alberto Sicupira tinha vontade de entrar para a marinha, e trabalhava em um negócio de carros usados.

Aos 17 anos decidiu por se emancipar para poder adquirir a carta-patente de uma distribuidora de valores. Pouco depois, na faculdade de administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Sicupira decidiu vender a distribuidora de valores e ser funcionário público. 

Como funcionário público, Carlos Alberto Sicupira trabalhou no Departamento Nacional de Estradas de Ferro, no Porto do Rio de Janeiro e no Serviço Federal de Processamento de Dados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um tempo depois, aos 20 anos, Carlos Alberto Sicupira comprou, junto com outros sócios, outra distribuidora de valores e lá permaneceu por quatro anos. 

Suno Research

Em 1973, então com 25 anos, Sicupira começou a trabalhar no banco Garantia. Foi lá que ele conheceu Marcel Telles, com quem, posteriormente, formou sociedade junto com Jorge Paulo Lemann que, inclusive, já tinha conhecido alguns anos antes. 

Lojas Americanas

No banco Garantia, Carlos Alberto Sicupira era um dos seis sócios principais, sendo líder de novos negócios. No fim das contas, quem dominou o Garantia foi Carlos Alberto Sicupira, Marcel Telles e Jorge Paulo Lemann. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na década de 1980, pouco depois que as Lojas Americanas abriu o capital, o banco Garantia comprou a empresa. Como as Lojas Americanas estava em declínio, depois da saída dos fundadores, o seu preço estava abaixo de 30 milhões

Depois de adquirir a empresa, a missão de colocar ordem na casa foi dada a Carlos Alberto Sicupira, que saiu do Garantia para se dedicar ao desafio. 

Nas Lojas Americanas, Carlos Alberto Sicupira decidiu que iria encontrar os talentos da empresa e cortar custos. O resultado foi que, depois de apenas alguns meses na gestão, cerca de 6.500 pessoas estavam sem emprego.

Oficina da net

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, ele cancelou alguns planos da antiga administração que, na prática, só iria gerar mais custos. Ele também demitiu executivos e aboliu o sistema de remuneração que recompensava os executivos até mesmo quando não havia desempenho.  

Em 1982, Carlos Alberto Sicupira foi convidado para conhecer as operações do Walmart. Com a visita ele aprendeu algumas coisas, dentre elas a visitar pessoalmente todas as filiais das Lojas Americanas e das concorrentes.

Outra coisa que ficou de ensinamento foi a motivar os funcionários. Além disso, outro fruto da visita foi a vinda do Walmart para o Brasil na década seguinte em parceria com Sicupira e Lemann. 

Outras empresas

Em 1989, o banco Garantia adquiriu a Brahma e Marcel Telles foi o responsável pelo choque na gestão da empresa. Então, em 1999, a Brahma comprou a Antártica e assim foi criado a Ambev.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ainda em 1989, Carlos Alberto Sicupira fundou a São Carlos Empreendimentos Imobiliários. Em resumo, essa empresa era a responsável pela gestão dos imóveis das Lojas Americanas. 

Alguns anos depois, em 1993, Sicupira deixou a gestão das Lojas Americanas e focou na fundação do GP Investimentos. Uma curiosidade é que esse foi o primeiro fundo de private equity nacional.

Carlos Alberto Sicupira

Publicitários criativos

O foco da GP Investimentos era adquirir empresas que estivessem passando por dificuldades e dar um choque de gestão que fariam elas se reerguerem.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Durante um tempo a estratégia deu certo, mas depois a empresa perdeu o foco e começou a desandar. Então, Sicupira, Lemann e Telles saíram da empresa. 

Posteriormente, em 2004, o trio decidiu se aventurar em outra empresa, e fundaram a 3G. O 3G era um fundo com foco em investimento em empresas no exterior.

Como resultado, os empresários compraram o controle da Burger King por US$ 4 bilhões, em 2010. Depois, também compraram o Restaurant Brands International e as lanchonetes Popeyes. 

Por fim, em 2013, juntamente com Warren Buffett, compraram a Heinz e incorporaram a Kraft. No entanto, a junção não deu frutos e a 3G acabou por vender milhões de ações e reduziu consideravelmente a sua participação na Kraft Heinz. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Filantropia de Carlos Alberto Sicupira

O bilionário Sicupira também é filantropo. A Fundação Estudar foi criada pelo trio Carlos Alberto Sicupira, Lemann e Telles. Dessa maneira, a fundação visa conceder bolsas de estudos em universidades em todo o mundo. 

Carlos Alberto Sicupira

Rede mulheres empreendedoras

Sicupira criou ainda, de forma individual, a Fundação Brava que objetiva patrocinar projetos voltados para a melhorias no setor público.

Para finalizar, Sicupira trouxe para o Brasil uma fundação focada no apoio ao empreendedorismo, a Endeavor. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Enfim, agora que você conhece a vida e a carreira de Sicupira, aproveite e conheça também a história de sucesso da empresária Luiza Helena Trajano, quem é? História da presidente da Magazine Luiza

Fontes: Infomoney, Época negócios e 99 empreendedores

Imagens:  Suno, Marco Polis, Flickr, Oficina da net, Publicitários criativos, Suno Research e Rede mulheres empreendedoras

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Conte-nos a sua opinião...