Warren Buffett – Vida e ensinamentos do maior investidor e filantropo do mundo


Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo, nasceu em um momento crítico, em que os Estados Unidos passava pela devastadora e temida Grande Depressão.

Apesar de pertencer à uma família de classe média, Buffett pensava grande. Nesse sentido, desde a infância ele já tinha características empreendedoras que o destacava dos demais.

Como resultado do que aprendeu com David Dodd e Benjamin Graham, Warren Buffett se dedicou a estudar empresas à fundo antes de comprar suas ações.

Em suma, ele descobria os valores que conduziam as empresas, como ela funcionava e se valia o investimento apesar de estar em declínio.

Warren Buffett – Vida e ensinamentos do maior investidor e filantropo do mundo
Dinheiro vivo

Como resultado do método de Benjamin Graham, Buffett excedeu as expectativas de ganhos na bolsa de valores. E então, se tornou conhecido mundialmente não apenas pelo jeito Warren de investir, mas ainda pelas sábias frases e por ser um grande filantropo.

História de Warren Buffett

Warren Buffett nasceu em 30 de agosto de 1930, em meio a Grande Depressão em Omaha, Nebraska (EUA). Filho de Leila Buffett, editora de jornais e Howard Buffett, corretor da bolsa de valores.

Desde a juventude, Warren já tinha uma visão empreendedora. Como resultado, já aos 11 anos, teve sua primeira aquisição na bolsa: três ações da Cities Services.

Ainda na infância, Buffett se aventurou no mundo da administração e desde já, investiu em uma máquina de Pinball que ficava em uma barbearia na cidade. Consequentemente, quando se formou no colegial já tinha uma quantia relevante em sua conta.

Warren Buffett – Vida e ensinamentos do maior investidor e filantropo do mundo
Exame

Em 1952 Warren Buffett e Susan Thompson se casaram. E então, um ano depois, tiveram Susan Alice Buffett, sua primogênita. Enquanto isso, no mesmo ano, ele entrou para a Graham-Newnam Corp.

Posteriormente, em 1954 tiveram o seu segundo filho, Howard Graham Buffett. E então, alguns anos depois, ele comprou uma casa em Omaha, onde vive até hoje. E enfim, em 1958 nasceu Peter Andrew Buffett, seu terceiro filho.

Warren e Susan passaram a viver separados de 1977 até 2004, quando ela faleceu. Enfim, em 2007 Warren casou-se com Astrid Menks.

Estudos

Primeiramente, Buffett se tornou bacharel em administração na Universidade Nebraska-Lincoln com 19 anos. Em seguida, entrou para a Escola de Negócios da Universidade de Columbia. Depois disso, graduou-se ainda no Instituto de Finanças de Nova York.

Terraço Econômico

Após se formar, Buffett trabalhou como vendedor de ações na empresa Buffett-Flak e Co. que pertencia a seu pai. Posteriormente, em 1954, foi trabalhar como analista de seguros juntamente com Benjamin Graham, na Graham-Newnam Corp.

A carreira de Warren Buffett

Benjamin Graham o autor do livro Investidor Inteligente, foi de forte influência para Warren Buffett. O método difundido por Benjamin Graham consiste em investir em ações com preços abaixo do valor do mercado. Esta metodologia exige paciência, disciplina e visão a longo prazo.

Nesse sentido, Warren Buffett se tornou mestre em sua execução e hoje é considerado o maior investidor do mundo. Em 1956, a parceria entre Graham e Buffett se desfez. Warren Buffett então, deu início a empresa Partnership, uma empresa de investimentos sediada em Omaha.

Buffett é o principal acionista e CEO da Berkshire Hathaway, um conglomerado que compra participação em empresas de ramos diversificados. Algumas das empresas famosas que a Berkshire possui participação são, por exemplo: Coca-Cola, Apple, Bank of America e Visa.

Warren Buffett – Vida e ensinamentos do maior investidor e filantropo do mundo
Infomoney

Mas, a Warren Buffett ocupou a primeiro lugar na lista da Forbes como o homem mais rico do mundo nos anos 2008 e 2009. Já, em 2019, sua fortuna foi estimada em quase US $90 bilhões.

Berkshire Hathaway

A princípio, o grande conglomerado Berkshire começou como uma pequena empresa têxtil no ano de 1839. Em 1960, Warren Buffett comprou algumas de suas ações.

Entretanto, contrariando a sua estratégia padrão de “Guimbas de Charuto”, Warren passou a adquirir as ações da empresa até assumir totalmente seu controle, e então, demitiu a antiga diretoria.

Logo depois de assumir a Berkshire, Buffett decidiu diversificar os negócios da empresa. Como resultado, em 1985, encerrou as operações têxteis.

Warren Buffett – Vida e ensinamentos do maior investidor e filantropo do mundo
CNBC

Guimbas de Charuto: Acima de tudo, essa técnica visa rastrear empresas com dificuldades financeiras. Desde que ainda aptas para um “último trago”. Em outras palavras, que ainda possuem potencial financeiro.

Em sumo, esta é uma das grandes estratégias de Warren Buffett. Ele investiga os fundamentos das empresas que pretende adquirir, e assim, compra suas ações por preços baixos.

Warren Buffett e Filantropia

Além de diversas iniciativas sociais, Warren Buffett faz parte da ação “Giving Pledge”. Em tradução livre “juramento de doação”. Este é um projeto criado por Bill Gates que pretende estimular bilionários a doarem parte de seu patrimônio em vida ou em testamento.

Inscreva-se na Pior Newsletter Possível!

Receba os melhores conteúdos (ou não) gratuitamente!

Usamos a Sendinblue como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Sendinblue para processamento, de acordo com o termos de uso deles

Sob o mesmo ponto de vista, Buffett se comprometeu em doar quase toda a sua fortuna antes de morrer. Igualmente, após a sua morte, as ações restantes não devem ser vendidas, ao contrário, devem ser doadas em um período de 12 a 15 anos.

DCI

Como resultado, em julho de 2020, Buffett doou US $2,9 bilhões em ações para cinco organizações sem fins lucrativos, sendo elas: Bill e Melinda Gates Foundation; Susan Thompson Buffett Foundation, The Sherwood Foundation, Howard G. Buffett Foundation e por fim, NoVo Foundation.

Warren Buffett, o Oráculo de Omaha

Como consequência de seu jeito de investir, e suas por suas frases inspiradoras, Buffett foi apelidado de Oráculo de Omaha, em referência a cidade onde vive.

UOL

As parábolas de Warren se referem, por exemplo, ao auto-conhecimento, à sabedoria e a reflexão. Leia a seguir, algumas de suas frases:

Seja cauteloso quando os outros são gananciosos, e seja ganancioso quando os outros estão cautelosos.

Uma pessoa só está sentada em uma sombra hoje porque outra plantou uma árvore há muito tempo atrás.

A diferença entre pessoas bem-sucedidas e pessoas realmente bem-sucedidas é que as realmente bem-sucedidas dizem não para quase tudo.

Invista em você mesmo. Enfrente qualquer que seja a sua dificuldade, e faça agora.

Livros

Além de ser um dos homens mais ricos, filantropo e o maior investidor do mundo, nesse ínterim, Warren Buffett também lançou alguns livros. São eles:

Cointimes

– The Essays Warren Buffett: Lessons for Corporate America;

– Warren Buffett Back to School: Question & Answer Session with Business Students;

– Warren buffett berkshire hathaway letters to shareholders 1965-2012

– Warren buffett on business.

Por fim, além das obras de sua autoria, Buffett também indica alguns livros, como por exemplo:

Folha

– O Investidor Inteligente de Benjamin Graham;

– Ações Comuns, Lucros Extraordinários – Não Siga o Rumo da Multidão de Philip Fisher;

– Sonho Grande de Cristiane Correa;

– Security Analysis de Benjamin Graham.

Dessa forma, as obras devem ser lidas por todos aqueles que se interessam pelo mundo financeiro:

Gostou de conhecer sobre a vida, a carreira e os investimentos de um dos homens mais ricos e filantrópicos do mundo? Conheça também quais são as Ações pouco visadas que podem explodir na bolsa de valores

Fontes: Forbes, Diário Comercio Industria e Serviços, Investificar , The New York Times e Administradores.com.

Imagens: Suno, Dinheiro vivo, Exame, Terraço Econômico, Infomoney, CNBC, DCI , Uol, Cointimes, e Folha.

Conte-nos a sua opinião...