João Roberto Marinho: conheça a trajetória do vice-presidente da Globo

26 de outubro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 0 seg


João Roberto Marinho é um empresário e bilionário brasileiro. Em 2018, segundo a Forbes, o patrimônio individual de Marinho era de 2,4 bilhões de dólares. Marinho também é, juntamente com seus irmãos, um executivo à frente da Rede Globo.

O empresário nasceu no dia 16 de setembro de 1953, tendo como pais Stella Goulart Marinho e Roberto Marinho. A empresa Globo foi criada por seu avô, Irineu Marinho. 

Dessa maneira, João Roberto Marinho começou a trabalhar na empresa da família como repórter, aos 20 anos de idade. Na empresa familiar, Marinho passou por diversas áreas e conheceu bem o negócio.

Quer saber mais da carreira de João Roberto Marinho? Continue a leitura dessa matéria.

História do Grupo Globo

O Grupo Globo foi fundado por Irineu Marinho com o lançamento do jornal “O Globo” em 29 de julho de 1925. Após a morte de Irineu Marinho, seu filho Roberto Marinho assumiu a presidência da empresa em 1931. Roberto Marinho conseguiu a concessão para TV aberta com Juscelino Kubitschek em 1957.

Ao longo dos anos, o Grupo Globo expandiu suas operações para incluir não apenas jornais, mas também rádio, televisão e serviços digitais. A história do Grupo Globo é marcada por vários marcos institucionais e projetos de responsabilidade social, como a Fundação Roberto Marinho.

Em 1998, João Roberto Marinho, junto com o pai e os irmãos, deixou as funções executivas nas empresas e passou a fazer parte do primeiro conselho de gestão do Grupo Globo, voltado para as questões estratégicas do grupo. Em 2021, João Roberto Marinho assumiu a presidência do Conselho de Administração do Grupo Globo, acumulando a função com a presidência do Conselho Editorial. No ano seguinte, assumiu a presidência do Grupo.

Trajetória de João Roberto Marinho

Na juventude, João Roberto Marinho estudou no Instituto Souza Leão e também no Colégio Andrews. Por fim, estudou ainda na Faculdade de Economia da Universidade Cândido Mendes.

Quando foi trabalhar no Globo, a primeira função desempenhada por Marinho foi a de repórter na editoria geral.

Posteriormente, ele mudou para o Segundo Caderno, desta vez no cargo de diagramador. Nesta função, Marinho aprendeu bastante sobre os processos de produção de um jornal. 

Posteriormente, João Roberto Marinho voltou para a função de repórter, dessa vez na editoria de esportes. Nessa época, a chefia era de Celso Itiberê e Marinho alcançou a função de subeditor. No entanto, logo se mudou para a editoria de economia, onde continuou no cargo de subeditor. 

Ou seja, João Roberto Marinho passou por diversas editorias para conhecer detalhadamente o funcionamento e a estrutura da empresa. Em 1978, por exemplo, ele começou a trabalhar nas diferentes áreas da produção do jornal, conhecendo de perto os setores das oficinas, rotativas e composição.

Em 1979, Marinho assumiu a função de diretor de produção. Nesse cargo, ele era responsável por comandar a área industrial. Além do mais, ele fazia a coordenação do relacionamento entre todos os setores do jornal. 

Por fim, em 1982, Marinho subiu ao cargo de vice-presidente de O Globo. Já em 1993, ele participou do projeto de criação da Viva Rio. Já em 1985, Marinho passou a ser também o vice-presidente da Rede Globo de Televisão, onde ficou até o ano de 1997. 

Outros projetos de João Roberto Marinho

João Roberto Marinho assumiu a função de diretor-geral da Fundação Roberto Marinho, em 1991, e ficou no cargo até 1994. Dessa forma, a fundação sem fins lucrativos tem por objetivo apoiar projetos voltados para as áreas de educação e cultura. Em resumo, a Fundação Roberto Marinho, que foi criada em 1977,  trabalha por meio de parcerias com institutos e empresas para viabilizar iniciativas educacionais e voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.

Alguns dos projetos desenvolvidos pela Fundação foram os programas educativos Telecurso, Globo Ecologia e Globo Ciência. Além disso, a fundação foi a responsável pela criação do Canal Futura.

A Fundação também contribuiu para o estabelecimento, através de parcerias com empresas e governos, de estabelecimento ou reformas em diversos museus no Brasil, como o Museu do Amanhã, o Museu do Futebol e o Museu da Língua Portuguesa.

Em 1998, João Roberto Marinho, seu pai e seus irmãos deixaram os encargos executivos para focar na criação do Conselho de Gestão das Organizações Globo. O Conselho foi criado com o intuito de desempenhar as funções estratégicas do Grupo Globo.

Atualmente

João Roberto Marinho atualmente ocupa várias posições importantes no Grupo Globo. Ele é o presidente do Grupo Globo, presidente do Conselho Administrativo, presidente do Conselho Editorial e do Comitê Institucional do Grupo Globo.

Em termos de projetos, João Roberto Marinho está envolvido na transformação digital da empresa. Esta transformação foi iniciada por Jorge Nóbrega em setembro de 2018 e agora está a cargo de Paulo Marinho. A transformação envolve a revisão estratégica do negócio e a adoção de um novo modelo operacional que unifica, sob a marca Globo, a TV Globo, a Globosat, a Globo.com, o Globoplay, a diretoria de Gestão Corporativa e a Som Livre.

Outros filhos de Roberto Marinho

Além de João, Roberto Marinho teve quatro filhos com Stella Goulart Marinho:

Roberto Irineu Marinho, nascido em 1946), é o filho mais velho de Roberto Marinho e atualmente é vice-presidente do Grupo Globo.

Paulo Roberto Marinho (1950-1970), era o segundo filho de Roberto Marinho. Infelizmente, Paulo Roberto faleceu em um acidente de carro em 1970.

E finalmente, José Roberto Marinho, nascido em 1955. Ele é o filho mais novo de Roberto Marinho. Atualmente, José Roberto é presidente da Fundação Roberto Marinho e vice-presidente do Grupo Globo.

O sucessor de João Roberto Marinho

Paulo Marinho, que é neto de Roberto Marinho e filho de José Roberto Marinho, assumiu a presidência da Globo a partir de 2022. Ele é o diretor de Canais da Globo desde 2020. Esta mudança faz parte da jornada de profunda transformação digital da empresa. Portanto, Paulo Marinho pode ser considerado o sucessor de João Roberto Marinho.

Ele já ocupou cargos como diretor dos canais infantis Gloob e Gloobinho e da unidade de negócios digitais da Globosat. A família Marinho é uma das mais poderosas do Brasil e tem uma fortuna estimada em cerca de R$ 10 bilhões.

Fontes: G4 Educação