João Roberto Marinho, quem é? Trajetória e gestão do grupo Globo


João Roberto Marinho é um empresário e bilionário brasileiro. Em 2018, segundo a Forbes, o patrimônio individual de Marinho era de 2,4 bilhões de dólares. Marinho também é, juntamente com seus irmãos, o executivo à frente da Rede Globo.

O empresário à frente do grupo Globo, nasceu no dia 16 de setembro de 1953, tendo como pais Stella Goulart Marinho e Roberto Marinho. A empresa Globo foi criada por seu avô, Irineu Marinho. 

Dessa maneira, João Roberto Marinho começou a trabalhar na empresa da família como repórter, aos 20 anos de idade. Na empresa familiar, Marinho passou por diversas áreas e conheceu bem o negócio.

Trajetória de João Roberto Marinho

Na juventude, João Roberto Marinho estudou no Instituto Souza Leão e também no Colégio Andrews. Por fim, estudou ainda na Faculdade de Economia da Universidade Cândido Mendes.

R7

Quando foi trabalhar no Globo, a primeira função desempenhada por Marinho foi a de repórter na editoria Geral.

Posteriormente, ele mudou para o Segundo Caderno, desta vez no cargo de diagramador. Nesta função, Marinho aprendeu bastante sobre os processos de produção de um jornal. 

Um tempo depois, João Roberto Marinho voltou para a função de repórter, dessa vez na editoria de esportes. Na época, a chefia era de Celso Itiberê e Marinho alcançou a função de subeditor. No entanto, logo se mudou para a editoria de economia, onde continuou no cargo de subeditor. 

João Roberto Marinho, quem é? Trajetória e gestão do grupo Globo

Meia hora

Em síntese, João Roberto Marinho passou por diversas editorias para conhecer detalhadamente o funcionamento e a estrutura da empresa. Desse modo, ele atuou nos setores de produção, oficinas e composição do jornal.

Por fim, em 1979, Marinho assumiu a função de diretor de produção. Nesse cargo, Marinho era responsável por comandar a área industrial. Além do mais, ele fazia a coordenação do relacionamento entre todos os setores do jornal. 

Enfim, em 1982, Marinho subiu ao cargo de vice-presidente de O Globo. Já em 1993, ele participou do projeto de criação da Viva Rio. Já em 1985, Marinho passou a ser também o vice-presidente da Rede Globo de Televisão, onde ficou até o ano de 1997. 

Outros projetos de João Roberto Marinho

João Roberto Marinho assumiu a função de diretor-geral da Fundação Roberto Marinho, em 1991, e ficou no cargo até 1994. Dessa forma, a fundação sem fins lucrativos tem por objetivo apoiar projetos voltados para as áreas de educação e cultura. 

João Roberto Marinho, quem é? Trajetória e gestão do grupo Globo

Rede Brasil atual

Em resumo, a Fundação Roberto Marinho, que foi criada em 1977,  trabalha por meio de parcerias com institutos e empresas para viabilizar iniciativas educacionais e voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.

Alguns dos projetos desenvolvidos pela Fundação foram os programas educativos Telecurso, Globo Ecologia e Globo Ciência. Além disso, a fundação foi a responsável pela criação do Canal Futura.

Em 1998, João Roberto Marinho, seu pai e seus irmãos deixaram os encargos executivos para focar na criação do Conselho de Gestão das Organizações Globo. O Conselho foi criado com o intuito de desempenhar as funções estratégicas do Grupo Globo.

Atualmente

Atualmente, João Roberto Marinho ocupa a vice-presidência do Conselho de Administração, vice-presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e da Associação Nacional de Jornais.

Yahoo notícias

Enfim, Marinho ocupa também o cargo de presidente do Conselho Editorial Globo e é presidente do Conselho Institucional. Além disso, Marinho é casado com Gisela Marinho e pai de três filhos.

E aí, gostou de conhecer sobre a carreira do empresário João Roberto Marinho? Então, aproveite também para conhecer sobre a trajetória de sucesso da empresária a frente da Magazine Luiza, a brasileira Luiza Helena Trajano, quem é? História da presidente da Magazine Luiza

Fontes: Suno, G., Forbes, FRM, Rádio ABC e Brazil mom

Imagens: R7, The intercept, Yahoo notícias, Rede Brasil atual, Poder 360 e Meia hora

Conte-nos a sua opinião...