Silvio Santos: confira a biografia do dono do SBT

30 de setembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 10 min, 59 seg


Silvio Santos, cujo nome de batismo é Senor Abravanel, nasceu no dia 12 de dezembro de 1930. E ele, claro, é um dos comunicadores e empresários mais famosos do Brasil.

Um dos negócios mais conhecidos de Silvio Santos é a emissora de televisão SBT, onde ele atua como apresentador de um programa de auditório há muito anos.

Além disso, Silvio Santos também é dono do Baú da felicidade e fundador da empresa de cosméticos Jequiti. 

O empresário também foi dono do Banco PanAmericano, que esteve envolvido em fraudes e acabou sendo vendido para o BTG Pactual.

Vale destacar que Silvio Santos não estava envolvido na fraude do banco. Apesar disso, ele assumiu a frente e resolveu todos os problemas envolvendo o banco.

Quem é Silvio Santos?

Silvio Santos é um dos mais conhecidos comunicadores e empresários do país. Confira detalhes sobre a sua infância e vida pessoal:

1- Infância e juventude de Silvio Santos

Senor Abravanel nasceu no bairro da Lapa, na região central da cidade do Rio de Janeiro, no dia 12 de dezembro de 1930.

Tendo como pais Rebecca Caro e Alberto Abravanel, ambos imigrantes judeus vindos para o Brasil em 1924. Sendo que Silvio Santos tem cinco irmãos: Beatriz, Perla,  Sara (Sarita), Leon (Léo) e Henrique.

Silvio e seu irmão Léo frequentaram juntos a Escola Primária Celestino da Silva. Depois de finalizarem o primário, eles estudaram na Escola Técnica de Comércio Amaro Cavalcanti.

Foi nessa escola técnica, que Silvio se formou como técnico em contabilidade.

Em 1946, durante as eleições, Silvio viu um homem nas ruas vendendo capinhas de plástico para guardar títulos de eleitor. 

Desse modo, Silvio decidiu começar a vender esse mesmo tipo de produto nas ruas.

No entanto, como a repressão da política ao comércio ambulante era muito grande, ele e seu irmão Leon vendiam as capinhas apenas 45 minutos por dia, no tempo de almoço dos guardas.

Posteriormente, em 1948 Silvio Santos serviu a Exército Brasileiro na Escola de Paraquedistas.

Enquanto servia ao exército, Silvio trabalhava como locutor em uma rádio de Niterói nos dias de folga, para ter uma renda extra.

2- Vida pessoal e família

Entre os anos de 1962 e 1977, Silvio Santos foi casado com Maria Aparecida Vieira Abravanel. Juntos, eles tiveram 2 filhas.

No entanto, sua esposa faleceu e em 1978 ele se casou com Íris Abravanel. Com a segunda esposa, Silvio Santos teve mais 4 filhas: Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata.

Inclusive, no dia 21 de agosto de 2001, Patrícia Abravanel, foi sequestrada na porta da própria casa, no Jardim Morumbi, em São Paulo.

Após alguns dias de negociação, o resgate foi pago e Patrícia foi liberada. O sequestrador foi Fernando Dutra Pinto, que foi perseguido pela polícia e matou a tiros dois policiais.

Posteriormente, no dia 30 de agosto, o sequestrador invadiu a casa de de Silvio Santos e fez toda a família de refém. Silvio convenceu o sequestrador e liberar as demais pessoas da família.

Desse modo, Silvio ficou como refém do sequestrador por sete horas. Por fim, Silvio foi liberado quando o governador Geraldo Alckmin chegou e garantiu para Fernando a sua integridade.

Sendo assim, Fernando foi preso. Após alguns meses de prisão, no dia 2 de janeiro de 2002, Fernando morreu por causa de uma infecção generalizada causada por um corte profundo nas costas.

Carreira de Silvio Santos no rádio e televisão

A carreira de Silvio Santos teve início como camelô, no Rio de Janeiro capital. Por causa da sua voz, ele foi convidado para ser locutor.

No entanto, ele ficou pouco tempo no ar, já que como camelô ele ganhava mais.

Uma curiosidade é que Silvio Santos mudou o nome ainda jovem, quando deu início a sua carreira na rádio. Na época, a sua mãe tinha dificuldades em falar “Senor” e o chamava apenas de Silvio.

Além disso, ele adotou o sobrenome “Santos” para poder participar de um programa de calouros.

Se usasse o sobrenome “Abravanel” saberiam que ele já tinha tentado antes e não lhe ouviriam. Sendo assim, ficou o nome artístico Silvio Santos.

A primeira vez que Silvio Santos apareceu na televisão foi em 1961, na TV Paulista.

Na época, ele fazia parte do game “Vamos Brincar de Forca”. Sendo que ele aproveitava o programa para divulgar o Baú da felicidade.

Durante a sua carreira, Silvio Santos foi agraciado com diversos prêmios como apresentador e como empresário.

Por exemplo, de 2000 a 2009, ele ganhou o prêmio “Melhor Líder Empresarial Setorial” da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Além disso, entre 1964 e 1971 e de 1975 a 2017, Silvio Santos ganhou o Troféu Imprensa, como “Melhor Animador”. Ele também ganhou o Troféu Internet dos anos 2002 a 2017.

Na década de 1960 ele ganhou o Troféu Roquette Pinto, como Melhor Locutor Comercial, Melhor Apresentador (1961 a 1968) e personalidade artística (1969).

1- Baú da Felicidade

Posteriormente, em 1958, Silvio Santos comprou o Baú da Felicidade, que pertencia ao radialista Manoel de Nóbrega. Este foi o começo do Grupo Silvio Santos.

Quando Silvio Santos comprou o Baú da Felicidade, ele funcionava da seguinte forma: o cliente pagava carnês mensais e, no final do ano, ele recebia uma caixa de brinquedos.

Silvio Santos manteve o sistema dos carnês do Baú, contudo ele decidiu expandir o negócio.

Para isso, ele criou lojas próprias onde o cliente podia trocar o valor pago por vários tipos de produtos como, por exemplo, eletrodomésticos.

Com o sucesso do Baú da Felicidade, a gama de produtos oferecidos se expandiu e passou a englobar, por exemplo, casas e carros.

Sendo que, para dar conta de tudo, a empresa comprou alguns empreendimentos, como uma construtora e uma concessionária.

Além disso, para aplicar o dinheiro obtido com os carnês, Silvio criou o Baú Financeira, que foi o embrião do banco PanAmericano.

Posteriormente, ele incrementou o braço financeiro do grupo por meio da Liderança da Capitalização, a responsável por comercializar a Tele Sena.

2- SBT

Como apresentador de televisão, Silvio Santos chegou a apresentar atrações na rede Globo. Contudo, ele saiu pois não conseguiu ser acionista do grupo.

Desse modo, ele foi para a TV Tupi e Record, sendo que ele chegou a ser dono de 50% das ações da emissora de São Paulo.

em 1981, Silvio Santos conseguiu a sua própria emissora: o SBT – Sistema Brasileiro de Televisão. Com o passar do tempo, o STB se tornou a 3º maior rede de televisão brasileira.

Atualmente, o SBT conta com 8 emissoras de TV próprias com sedes em São Paulo, Jaú, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Brasília, Porto Alegre e Belém. 

Além disso, Silvio tem sociedade com a Rede Massa (40%), TV Sorocaba (20%), SBT Interior (40%), TV Alterosa Leste (administrada pela Rede Alterosa) e conta com 94 emissoras afiliadas. Além desses, o SBT possui:

SBT Filmes

É um estúdio cinematográfico criado em 2005 em Nova Iorque, em parceria da Warner Bros. Pictures. Sendo que o primeiro filme de longa-metragem produzido pela produtora foi o Coisa de Mulher (2005).

O SBT Filmes lançou ainda Carrossel: O Filme (2015), Carrossel 2: O Sumiço de Maria Joaquina (2016) e Meus 15 Anos: O Filme (2017).

SBT Music

É uma gravadora fundada em agosto de 1999 pelo SBT em parceria com a EMI (atual Universal Music) e a Warner Music.

Em resumo, o SBT Music lança CDs das telenovelas do SBT como Carrossel, Chiquititas, Patrulha Salvadora e Cúmplices de um Resgate.

SBT Vídeos

É um serviço de streaming de vídeos sob demanda do SBT.

SBT Licensing

É uma licenciadora de marcas do Grupo Silvio Santos. Sendo assim, ela detém marcas como a Supernanny e Show do Milhão.

SBT Store

É uma loja virtual, com parceria com marcas como: Submarino, Lojas Americanas, Hipercard, MasterCard, Visa Electron e Ponto Frio.

SBT News

É o portal de notícias do SBT.

SBT Sports

É o site Esportivo do SBT.

3- Outras empresas

Além das empresas do grupo SBT, Silvio Santos é dono das seguintes empresas: 

Liderança capitalização

É uma empresa responsável pela emissão de títulos de capitalização.

Jequiti Cosméticos

É uma empresa de cosméticos.

TV Alphaville

É uma companhia que oferece planos de TV por assinatura somente para as pessoas que moram no Alphaville.

Hotel Jequitimar

É um hotel em Guarujá, gerido por uma das maiores redes de hotéis do mundo, a rede Accor.

SiSAN Empreendimentos Imobiliários

É a responsável por controlar todos os imóveis do grupo.

Maricultura Netuno e Frutivita

É uma exportadora de lagostas, camarões e uvas.

Simba Content

É uma empresa programadora de televisão por assinatura criada a partir de uma joint venture formada entre as redes RecordTV, RedeTV! e SBT para distribuírem os seus sinais entres as operadoras de TV paga.

Como você deve ter percebido pela quantidade de empresas que o Grupo Silvio Santos possui, o Silvio Santos é um grande empresário.

Desse modo, apesar de ter cometido erros que ocasionou a quebra de um banco, ele deu a volta por cima.

Falência do Banco PanAmericano

O Banco PanAmericano tinha como sócios a Caixa e o Grupo Silvio Santos. Sendo que o Grupo Silvio Santos era o controlador do banco.

O problema é que este banco começou a praticar diversos atos considerados crimes. A fraude do banco aconteceu devido ao chamado venda de carteira.

Em síntese, o banco fazia empréstimos diariamente, depois empacotava esses financiamentos e passava essa carteira para outro grande banco.

Depois que outro banco comprava a carteira, o correto seria o PanAmericano dar baixa no valor da carteira vendida, já que esse valor compõe a estrutura de patrimônio do banco. De forma que ele ele não pertence mais ao banco. Contudo, o PanAmericano vendia a carteira mesmo sem dar baixa do valor.

Dessa forma, o patrimônio do banco ficava inflado, o que dava a sensação de que o banco era muito maior do que ele realmente era.

Nesse cenário, o banco passou a ter uma carteira de crédito crescente e os diretores recebiam muito bem.

Enquanto isso, o banco tinha patrimônio negativo, mas contabilizava o seu patrimônio como 1.6 bilhões. No fim das contas, foi uma fraude de 2.5 bilhões de reais.

Na época, o Banco Central desconfiou que havia alguma coisa errada e começou a investigar o PanAmericano.

Além de investigar o banco em si, o próprio Silvio Santos foi alvo de investigações. Entretanto, descobriu-se que ele não tinha nenhum envolvimento com a fraude.

A recuperação do banco

Mesmo que Silvio Santos não tivesse nenhum envolvimento com a fraude do PanAmericano, ele colocou todo o seu patrimônio à disposição.

Ou seja, ele podia ter tirado o corpo fora, mas ao invés disso agiu como um verdadeiro líder.

Silvio Santos então negociou com o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que devolve para o cliente até R$ 250 mil por CPF e instituição, em caso de falência.

Além disso, ele teve que tirar do banco todas as pessoas envolvidas com a fraude e fazer a gestão da empresa. Como a imagem do banco estava muito prejudicada, eles mudaram o nome para Banco Pan.

Depois disso, o banco foi vendido para o BTG Pactual por R$ 450 milhões. O Silvio Santos não ficou com nenhuma parte desse dinheiro, uma vez que ele quis apenas se livrar do banco para que ele pudesse manter as demais empresas.

Silvio foi considerado totalmente honesto e sem nenhum envolvimento com a fraude.

Fortuna e patrimônio de Silvio Santos

O que o Silvio Santos fez para ficar rico administrar diversas empresas de sucesso.

Entretanto, com todos os problemas que Silvio Santos teve com o Banco PanAmericano, ele acabou perdendo uma parte considerável do seu patrimônio.

Para você ter uma ideia, em 2013 ele entrou na lista da Forbes das pessoas mais ricas do Brasil com um patrimônio de cerca de R$ 2,67 bilhões.

No entanto, no ano de 2020 a sua fortuna tinha sido reduzida para R$ 1,9 bilhão. Isso significa que o seu patrimônio tornou-se quase 1/3 menor em um período de 7 anos.

Enfim, para entender mais sobre a fraude que quase resultou na quebra do Silvio Santos e como ele deu a volta por cima, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

LEIA MAIS

Lara Brenner: biografia e criação do Expressando Direito

Luiza Helena Trajano: A Empresária que Transformou a Magazine Luiza

Larry Page, quem é? Biografia, carreira e fundação do Google

Daniel Goldberg: quem é e trajetória

Raul Sena, quem é? Vida, carreira e como investe o Investidor Sardinha

Jose Carlos Semenzato, quem é? Biografia do presidente da SMZTO

Fonte: Roteiro de Raul Sena, Suno, Terra e, por fim, Segredos do Mundo.