Monique Evelle: conheça a carreira da empreendedora

9 de agosto de 2023, por Cesar Fontenele

Tempo de leitura médio: 5 min, 34 seg


Monique Evelle, a nova estrela do Shark Tank, é uma jovem empresária que, há anos, cria iniciativas de relevância nos negócios de tecnologia e inovação no Brasil, além de formar novos empreendedores.

Nascida em Salvador, Monique tem apenas 29 anos de idade e empreende desde os 16, quando ainda estava na escola. Em 2021, ela foi reconhecida pela Forbes americana como uma das maiores empreendedoras do Brasil e, em 2017, foi incluída na lista “30 under 30”.

Neste texto, você terá mais detalhes da carreira brilhante dessa empreendedora, que quer um empreendedorismo com menos apresentações de PowerPoint e mais mão na massa.

Quer saber mais de Monique Evelle? Então, mergulhe na leitura de sua bio.

Quem é Monique Evelle?

Monique Evelle Nascimento Costa nasceu em Salvador, Bahia, no dia 15 de setembro de 1994.  Filha de um segurança e de uma empregada doméstica, e vindo de um bairro da periferia, Monique teve que lidar, desde muito cedo, com a discriminação. Mas ela construiu sonhos e lutou para realizá-los.

Já durante o ensino médio, Monique estudou no Colégio Estadual Thales de Azevedo, em um bairro de classe média de Salvador. Lá, ela concluir o ensino básico.

Inclusive, o seu primeiro empreendimento, o Desabafo Social, surgiu justamente neste colégio como chapa do grêmio estudantil. Depois, tornou-se um projeto que ganharia as ruas do bairro em que morava para informar à comunidade sobre direitos humanos.

Carreira de Monique Evelle

Formação

Após concluir o ensino básico no colégio Thales de Azevedo, Monique graduou-se em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, com ênfase em Política e Gestão da Cultura, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Depois da graduação, ela fez pós-graduação em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e outra em UX Design & Strategy, pelo Senai Cimatec – BA. Em 2023, a empreendedora especializou-se em Strategic Marketing Management, na Ohio University, nos Estados Unidos.

Primeiros empreendimentos

O primeiro empreendimento sempre é muito importante. O da Monique não poderia ser diferente. Em 2011, ela havia criado o Desabafo Social quando ainda estava no ensino médio. Um ano depois, o Desabafa se tornou uma organização social com foco em Educação e Comunicação em Direitos Humanos.

Mais tarde, o projeto saiu de Salvador e foi para todo o Brasil, tendo ganhado inúmeros prêmios. Em 2019, o Desabafo se tornou um projeto editorial com imersão em temas que impactam o comportamento e as relações humanas. Nessa fase, todo mês, a iniciativa escolhia um tema relevante para se aprofundar e criar melhores conteúdos.

Em entrevista concedida à revista Glamurama, Monique contou que sempre buscou respostas de como poderia fazer do Desabafo Social uma fonte de renda, porque não queria militar de barriga vazia. “Só conseguiria fazer com que a mensagem que eu estava compartilhando chegasse mais longe se eu não estivesse na luta pela sobrevivência. Porque esse lugar de sobrevivência nos fragiliza pessoalmente e profissionalmente”, ela completou.

Nesses mais de 10 anos, o Desabafa decodificou e explicou diversos assuntos para o público, tais como: gênero, raça, saúde mental, empreendedorismo e outros. Atualmente, o projeto está focado em estimular a criação de soluções.

Em 2016, Monique criou a Kumasi, um marketplace voltado para afroempreendedores. Três anos depois, ela lançou o livro “Empreendedorismo Feminino – Olhar Estratégico sem Romantismo”.

Neste livro, ela apresenta os seus aprendizados a partir de relatos pessoais, que levam os leitores à reflexão sobre o que é gerir um negócio e como ele pode ser positivo para todos no entorno. Ainda nele, Monique trata de todas as etapas, das análises de contexto, estratégia e precificação ao relacionamento e comunicação, com dicas de ferramentas e, principalmente, um olhar atento para o que se passa no mundo.

Em 2020, Monique fundou um dos seus principais empreendimentos, a Inventivos, uma plataforma de formação de empreendedores. Além de contribuir com o surgimento de novos empreendedores, a Inventivos ajuda empresas com desenvolvimento de programas de inovação e empreendedorismo para colaboradores e stakeholders.

Monique Evelle na televisão

Muito provavelmente você já viu a Monique Evelle na televisão. Em 2017, ela fez parte da equipe do programa Profissão Repórter, da Rede Globo, como repórter. Por conta desse trabalho, ela foi finalista do Troféu Mulher Imprensa 2018, com uma reportagem que tratava de feminicídio.

“Oi! Você já pensou em trabalhar na TV?” Foi com essa pergunta que o renomado jornalista Caco Barcellos convidou Monique para fazer parte do seu programa, enquanto ela tomava café com um amigo na emissora.

Sua participação no programa chegou ao fim em 2018, por um bom motivo. Depois dessa experiência rica como repórter, ela foi para uma imersão no Vale do Silício, famoso polo tecnológico na Califórnia, nos Estados Unidos.

Hoje, Monique é a mais nova investidora, ou Shark, do reality Shark Tank Brasil, da Sony Channel. Mas não pense que só por ter 29 anos ela não está pronta pata ser investidora-anjo. Muito pelo contrário! Ela já faz investimentos-anjo há quatro anos, quando começou com cheques no valor de R$ 500 mil.

Reconhecimento

Ao longo de todos esses anos, Monique já coleciona muito reconhecimento em forma de prêmios, convites e respeito por seus pares. Em 2017, ela foi um dos destaques brasileiros abaixo dos 30 anos pela revista Forbes Brasil e reconhecida como uma das maiores empreendedoras do Brasil, em 2021, pela Forbes americana.

Ainda em 2021, ela foi citada entre os 100 empreendedores do ano na América Latina pela Bloomberg Línea, já em 2022, entre as 500 personalidades mais influentes da América Latina, também pela Bloomberg.

Confira outros reconhecimentos a seguir:

  • 2019: Top Voice LinkedIn
  • 2020: Revista Wired: 50 profissionais mais criativos do Brasil;
  • 2022: Meio & Mensagem: 30 under 30 da comunicação e publicidade;
  • 2022: Conselho Consultivo do Consulado dos Estados Unidos;
  • 2022: Conselho de Jovens do Pacto Global da ONU;
  • 2022: Líderes do Amanhã do St. Gallen Symposium;
  • 2022: Sony Channel: jurada e mentora no Self Made Brasil;
  • 2023: Revista Época: 100 mulheres inovadoras;
  • 2023: Capa da Revista Raça, edição de março;
  • 2023: Women to Watch , Meio & Mensagem.

Leia mais: E aí, gostou de conhecer a vida e carreira da Monique Evelle? Então, aproveite e leia também o perfil da Jaqueline Guerreiro: a youtuber criadora do Quinta Misteriosa.