Conheça Paulo Cuenca, maior autoridade no Brasil em conteúdo para redes sociais


Paulo Cuenca é um criador de conteúdo. Formado em cinema, ele ficou famoso com o canal no YouTube Danielle Noce. Para saber mais sobre a vida e a carreira de Paulo Cuenca, confira a biografia completa:

Quem é Paulo Cuenca?

Paulo Henrique Sequeira Cuenca Gomes nasceu no dia 03 de agosto de 1985, em Jundiaí. Filho da portuguesa Maria João Cuenca Gomes e do brasileiro José Roberto Cuenca Gomes.

Como a sua mãe é portuguesa, Paulo passou parte da sua infância em Portugal. Em resumo, ele morou em Portugal dos 6 meses até um 1 ano de idade. Depois ele morou novamente em Portugal dos 4 aos 8 anos de idade.

Na juventude, Paulo pensava em ser diplomata. Sendo assim, ele entrou no curso de direito na PUC-SP. Contudo, dois anos depois ele trancou a faculdade e, posteriormente, decidiu fazer cinema na FAAP.

Enquanto fazia faculdade de direito, Paulo era vizinho de porta de Danielle Noce. Depois de 4 anos de amizade, os dois começaram a namorar. Depois de um tempo foram morar juntos e hoje são casados.

Em relação aos seus gostos pessoais, Paulo tem hobbies como jogar tênis, não fazer nada e ler. Inclusive, alguns dos livros que ele mais gosta são Memórias Póstumas de Brás Cubas e As Flores do Mal.

Além disso, Paulo gosta de assistir filmes e dentre os seus favoritos temos: Laranja mecânica, O sétimo continente, Acossado.

Por outro lado, dentre as coisas que ele não gosta estão: resmungo, ervilha e pessoas que falam que não vai dar certo. 

Carreira de Paulo Cuenca

Paulo Cuenca já atuou em diversas áreas:

1- Havaianáticos

Antes de começar a trabalhar na internet, o Paulo e a Danielle empreenderam juntos. Os dois sabiam que precisavam encontrar uma forma de empreender, mas não sabiam o que fazer.

Até que surgiu a ideia de abrir uma loja para vender Havaianas. Eles tentaram abrir a loja em grandes shoppings, mas não conseguiram.

Contudo, eles não desistiram e continuaram procurando por bons pontos comerciais. Por fim, eles conseguiram um ponto no Shopping Miramar e abriram a Havaianáticos.

O ponto que eles conseguiram era muito bom, ficava perto no comecinho da praça de alimentação, bem em frente ao Mac Donald. Ou seja, era um local com grande visibilidade.

Vale destacar que eles abriram a Havaianáticos bem antes dessas lojas se tornarem franquias da Havaianas. A empresa fez muito sucesso e com o passar do tempo eles chegaram a ter 4 lojas.

No entanto, Alpargatas acabou adotando o modelo de franquias das Havaianas. O problema era que o modelo era divergente do que o Paulo e a Danielle faziam.

Além disso, os preços repassados eram outros e o faturamento da Havaianáticos foi prejudicado.

No final das contas, eles perderam a paixão pelo negócio e decidiram vender. Até porque, eles já estavam começando a fazer vídeos para o YouTube.

2- YouTube

Paulo Cuenca e sua esposa, Danielle Noce, criaram em 2011 o canal I Could Kill for Dessert, que depois passou a se chamar Danielle Noce.

Inclusive, o casal morou em Paris durante 2 anos para que a Danielle pudesse fazer o curso Master Chef na Lenôtre em confeitaria e panificação. Sendo que a Lenôtre, é uma das escolas mais conceituadas da área. 

No começo, o Paulo era o responsável por produzir e editar os vídeos do canal. Contudo, com o passar do tempo, ele passou a fazer algumas receitas.

Inscreva-se na Pior Newsletter Possível!

Receba os melhores conteúdos (ou não) gratuitamente!

Usamos a Sendinblue como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Sendinblue para processamento, de acordo com o termos de uso deles

O sucesso foi tanto que ele passou a ter o seu próprio quadro, o Bigode na Cozinha. Além disso, nos vídeos da Danielle ele sempre interagia e fazia comentários.

Além do foco em confeitaria, o canal também tinha conteúdos sobre viagens. Sendo assim, o Paulo aparecia em vlogs de viagens em vários países junto com a Danielle Noce.

Um dos motivos pelos quais o canal fez tanto sucesso, é porque eles faziam vídeos de um jeito original.

Isso envolvia criar novas expressões (chocolatudo, não conxegue e deliçudo, por exemplo) e incorporar erros nos vídeos para deixar o conteúdo mais humano e conversar melhor com o público.

Além disso, eles vendiam um lifestyle mais despojado do que os dos chefs famosos.

Ao mesmo tempo, Paulo garantia sempre que a filmagem, edição e trilha sonora fossem muito mais modernas do que os programas gastronômicos da TV.

Por fim, existia ainda uma boa dinâmica do casal nos vídeos. Tudo isso ajudou a conquistar uma grande audiência e o canal teve um crescimento gradativo e sólido.

3- WTFmaison

Em 2019, Paulo Cuenca e Danielle Noce decidiram criar a WTFmaison, com foco na produção de conteúdos para várias marcas e profissionais autônomos.

Além disso, o WTFmaison também tem cursos sobre Mídias Sociais e Marketing de Conteúdo. Ainda em 2019, o casal lançou O Podcast, um podcast semanal sobre marketing e mídias sociais.

4- O Superpoder

O Superpoder é um curso com foco na criação de conteúdos para o Instagram.

Dessa forma, por meio dele o aluno tem acesso a conteúdos e ferramentas que irão ajudá-lo a transformar o seu perfil no Instagram em um verdadeiro negócio.

Os conteúdos abordados no curso são os mais diversos como, por exemplo:

  • Branding;
  • Limitação criativa;
  • Autenticidade;
  • Dados e métricas;
  • Frequência.

5- O Portal

O Portal é um guia prático onde as pessoas têm acesso a ideias de conteúdo e como transformar algo que já existe em um formato só seu.

O foco do Portal são as pessoas que enxergam o Instagram como uma ferramenta poderosa para captar clientes e aumentar as vendas, mas que não conseguem ter ideias para criar conteúdo.

Sendo assim, ao assinar O Portal, a pessoa recebe um relatório com 3 ideias de diferentes conteúdos por semana, para que ela possa usar no seu perfil.

Além dos negócios listados acima, Paulo Cuenca possui participação em vários outros.

Por fim, para saber mais sobre a vida, carreira e empreendedorismo, assista ao Investidor Sardinha Podcast onde ele participou como convidado de Raul Sena:

E aí, gostou de conhecer a biografia de Paulo Cuenca? Então não deixe de conferir algumas outras biografias aqui no site, tais como: Breno PerruchoCristiana Arcangeli; Lara Brenner e Marcela Fernandes.

Além disso, você pode gostar de conhecer também: André Esteves; 1% investidor; Alexandre AssisRamiro Gomes Ferreira: conheça a história do sócio-fundador do Clube do Valor

Conte-nos a sua opinião...