Paulo Cuenca: vida e carreira do maior especialista em marketing de conteúdo do Brasil

22 de março de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 51 seg


Paulo Cuenca é um bem sucedido criador de conteúdo, que conta com mais de 1 milhão de seguidores. Por isso, ele é, atualmente, um crânio do Marketing de Conteúdo e expert em redes rociais, principalmente, no Instagram. 

Formado em cinema, ele ficou famoso com o canal no YouTube I could kill for dessert, criado em 2011, juntamente com sua atual esposa Dani Noce.

Ao longo dos anos, Cuenca adquiriu experiências em diferentes projetos, mas sempre empreendendo. De início, ele começou com as lojas Havaianáticos, que fez bastante sucesso. Agora, o rapaz está em outro nível, como fundador do best-seller O Portal, que é o primeiro relatório de Marketing do Brasil.

Ficou curioso para conhecer o Paulo Cuenca, né?!

Então, leia, agora mesmo, esta matéria e saiba como ele pode te inspirar!

Quem é Paulo Cuenca?

Paulo Henrique Sequeira Cuenca Gomes (38) nasceu no dia 03 de agosto de 1985, em Jundiaí, interior do estado de São Paulo. Ele é filho da portuguesa Maria João Cuenca Gomes e do brasileiro José Roberto Cuenca Gomes.

Por causa da nacionalidade da mãe, Paulo passou parte da sua infância em Portugal. Resumidamente, ele morou em Portugal dos 6 meses até 1 ano de idade. Depois ele morou novamente lá dos 4 aos 8 anos de idade.

Na juventude, Paulo pensava em ser diplomata, sendo assim, ele ingressou no curso de direito na PUC-SP. No entanto, após dois anos a sua entrada, ele trancou a faculdade e, posteriormente, decidiu fazer cinema na FAAP.

Enquanto estudante de direito, Paulo foi vizinho de porta de Danielle Noce. Depois de 4 anos de amizade, os dois começaram a namorar, até que decidiram morar juntos. Depois de 12 anos, eles se casaram em Las Vegas em 2018. Eles também se casaram no Brasil mais recentemente, em 2022.

Em seus vídeos, Paulo deixa claro os seus gostos pessoais, como a leitura, jogar tênis e, também, não fazer nada. Aliás, os livros favoritos do Paulo são “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, do grande Machado de Assis, e “As Flores do Mal”, do francês Charles Baudelaire.

Além disso, como graduado em cinema, ele, obviamente, gosta de assistir filmes e dentre os seus favoritos estão “Laranja mecânica”, “O sétimo continente” e “Acossado”.

Gosto refinado o dele, não é mesmo?!

Por outro lado, Paulo Cuenca não suporta resmungo, ervilha e pessoas que falam “não vai dar certo”.

Essa última é boa, hein?! Concorda com ele?

Carreira de Paulo Cuenca

Paulo Cuenca, ao longo desses anos, já atuou em diversas frentes como empreendedor.

Abaixo, fizemos uma lista para você dos principais empreendimentos dele. Veja só:

1- Havaianáticos

Antes de começar a trabalhar na internet, o Paulo e a Danielle empreenderam juntos. Os dois tinham a noção de que precisavam encontrar uma forma de empreender, mas não sabiam exatamente o que fazer.

Até que surgiu a ideia de abrir uma loja para vender a queridinha dos brasileiros, Havaianas. Primeiramente, eles tentaram abrir a loja em grandes shoppings, mas não deu certo.

Contudo, eles não desistiram e continuaram a busca por bons pontos comerciais. Finalmente, eles conseguiram um ponto no Miramar Shopping, em Santos, e abriram a Havaianáticos.

O espaço que eles conseguiram era excelente, porque ficava no início da praça de alimentação, bem em frente ao McDonald’s. Ou seja, era um local com grande visibilidade. Logo, não tinha como dar errado.

É importante destacar que os dois abriram a Havaianáticos bem antes dessas lojas se tornarem franquias da Havaianas. A empresa fez muito sucesso e, com o passar do tempo, eles chegaram a ter 4 lojas.

No entanto, a Alpargatas acabou adotando o modelo de franquias das Havaianas, e o modelo adotado era divergente do que o Paulo e a Danielle faziam.

Além disso, os preços repassados eram outros, e o faturamento da Havaianáticos foi, infelizmente, prejudicado.

No final das contas, eles perderam a paixão pelo negócio e decidiram, enfim, vender a marca. E assim, com mais tempo, eles puderam se dedicar com afinco ao canal no YouTube, que estava começando a surgir.

2- YouTube

Paulo Cuenca e sua esposa, Danielle Noce, criaram, em 2011, o canal I Could Kill for Dessert, que depois passou a se chamar Danielle Noce.

Inclusive, o casal morou em Paris durante 2 anos para que a Danielle pudesse fazer o curso Master Chef na conceituada escola Lenôtre em confeitaria e panificação.

No começo, o Paulo era o responsável por produzir e editar os vídeos do canal. Lembra que ele estudou cinema, né? Contudo, com o passar do tempo, ele passou para o outro lado da câmera, cozinhando algumas deliciosas receitas.

O sucesso foi tanto que ele passou a ter o seu próprio quadro, o Bigode na Cozinha. Ademais, nos vídeos da Danielle, ele sempre interagia e fazia bons comentários.

Além do foco em confeitaria, o canal também tinha conteúdos sobre viagens. Sendo assim, o Paulo aparecia em vlogs de viagens em vários países junto com sua companheira.

Um dos motivos pelos quais o canal fez tanto sucesso é que eles faziam vídeos de um jeito totalmente original.

Isso envolvia criar novas expressões, por exemplo, “chocolatudo”, “não conxegue” e “deliçudo”, além de incorporar erros nos vídeos para deixar o conteúdo mais humano e, consequentemente, se comunicar melhor com o público.

Além do mais, eles transmitiam um lifestyle mais despojado do que os dos chefs famosos.

Ao mesmo tempo, Paulo garantia sempre que a filmagem, edição e a trilha sonora fossem muito mais modernas do que os programas gastronômicos da TV.

Por fim, existia, ainda, uma dinâmica ideal do casal nos vídeos. Tudo isso, claro, ajudou a conquistar uma grande audiência, que fez o canal ter um crescimento gradativo e sólido.

3- WTFmaison

Em 2019, Paulo Cuenca e Danielle Noce, sua parceira da vida e do empreendedorismo, decidiram criar a WTFmaison, empresa com foco na produção de conteúdos para várias marcas e profissionais autônomos.

A WTFmaison, também, oferece cursos sobre Mídias Sociais e Marketing de Conteúdo.

Ainda em 2019, o casal lançou, pela WTFmaison, O Podcast, um podcast semanal sobre marketing e mídias sociais. Em cada episódio, eles trazem convidados para falar sobre criação, marcas, conteúdo e tudo que envolve o mercado digital.

Esse trabalho foi eleito o melhor podcast do ano pelo Digital Awards Brasil. Ah! ele está disponível nas plataformas de áudio. Ouça!

4- O Superpoder

O Superpoder é um curso com foco na criação de conteúdos, especificamente, para o Instagram.

Dessa forma, por meio dele, o aluno tem acesso a conteúdos e ferramentas que irão ajudá-lo a transformar o perfil no Instagram em um verdadeiro negócio.

Os conteúdos abordados no curso são os mais diversos como esses aqui:

  • Branding;
  • Limitação criativa;
  • Autenticidade;
  • Dados e métricas;
  • Frequência.

5- O Portal

Por fim, O Portal é um guia prático, no qual as pessoas têm acesso a ideias de conteúdo e como transformar algo que já existe em um formato só seu.

O foco d’O Portal são as pessoas que enxergam o Instagram como uma ferramenta poderosa para captar clientes e aumentar as vendas, mas que não conseguem ter ideias para criar conteúdo.

Sendo assim, ao assinar O Portal, a pessoa recebe um relatório com 3 ideias de diferentes conteúdos por semana, para que ela possa usar no seu perfil.

E aí, gostou de conhecer o Paulo, né?

Então, você não deve deixar de assistir a esse episódio do Investidor Sardinha Podcast, no qual Paulo Cuenca participou como convidado de Raul Sena:

Divirta-se e aprenda ainda mais com essa dupla!

Fontes: Criadores, A publicaçãoPaulo Cueca e O podcast.