Duda Vieira: biografia e carreira da criadora da Comunidade CEO Digital

21 de julho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 23 seg


Duda Vieira, a fundadora da Comunidade CEO digital, começou sua carreira no meio digital compartilhando sua rotina de estudos para a prova da OAB.

Através do compartilhamento de dicas de estudos, pedidos começaram a chegar para que ela vendesse sua planilha de organização de estudos para a OAB.

Pouco tempo depois de começar a vender sua planilha, Duda passou a se dedicar ao estudo do marketing para que pudesse ter maior relevância na área do Direito. Foi assim que o interesse por marketing cresceu e ela trocou de carreira.

Infância e estudos de Duda Vieira

Maria Eduarda Vieira Santana, nasceu no dia 31 de março de 1996, em Goiânia. Tendo como pais a gerente comercial Lucila do Carmo Santana Vieira e o empresário Luiz Gonzaga Vieira Filho. Na infância era uma menina quieta, introspectiva e tranquila.

Caroline Castro

No ensino médio, Duda teve que escolher qual faculdade iria cursar. Como ela preferia humanas, a dúvida estava entre Direito ou Psicologia. Acabou escolhendo o Direito por influência da família e por acreditar que as chances de ser bem sucedida nessa profissão eram maiores.

Desse modo, ela cursou Direito na PUC-GO e se formou no final de 2018. Porém, pouco antes de se formar, no segundo semestre de 2018, ela percebeu que depois que se formasse não teria nenhuma garantia de trabalho ou clientes. Por influência de uma colega do trabalho, começou a produzir conteúdo no Instagram para divulgar sua imagem e trabalho.

Instagram

O conteúdo produzido por Duda era sobre sua rotina de estudos para a OAB e estágio. No começo, o seu conteúdo não foi visto com bons olhos pelas pessoas da faculdade e colegas de curso. Contudo, ela continuou produzindo e a quantidade de inscritos interessados em seu conteúdo foi crescendo.

Jhienes Moreira

Nessa época ela usava uma planilha específica voltada para a leitura do Código para a prova. Logo, algumas pessoas começaram a pedir para que ela disponibilizasse a planilha. Dessa forma, ela se dedicou durante um final de semana para aprimorar a planilha e incluir todas as matérias cobradas na prova da OAB.

Essas planilhas foram colocadas à venda por R$ 20,00. A partir da venda das planilhas, Duda passou a ter uma renda extra de aproximadamente R$ 500,00 por mês. Encantada com a possibilidade de ganhar dinheiro ao compartilhar seus métodos de estudo, ela também desenvolveu um projeto chamado Aprova OAB, onde teve 30 alunas.

Mudança de carreira de Duda Vieira

No ano de 2019, Duda Vieira se dedicou a se posicionar no mercado de advocacia. Para ser reconhecida e ter autoridade nesse meio, ela começou a estudar marketing. Sendo que, após concluir o curso de Direito ela começou duas pós-graduações. Entretanto, ela não finalizou nenhuma das duas, já que o marketing chamou mais forte.

Duda Vieira: biografia e criação da Comunidade CEO Digital

Jhienes Moreira

Inicialmente, a ideia era aprender Marketing para aplicar em seu trabalho. No entanto, com o passar do tempo, Duda notou que ela estava gostando de estudar mais sobre Marketing do que sobre Direito. Dessa maneira, aos poucos ela foi fazendo a transição de carreira.

Essa transição foi bem gradual, já que em um primeiro momento Duda pretendia conciliar as duas carreiras. Logo, durante todo o ano de 2020, ela atuava como advogada em um escritório de advocacia, ao mesmo tempo em que se aprofundava no mundo do Marketing. Portanto, até dezembro de 2020, Duda ainda atuava como advogada.

Comunidade CEO Digital

Depois de passar 2020 conciliando entre Direito e Marketing, enfim, Duda decidiu se dedicar à carreira de Marketing. Sendo assim, os conteúdos produzidos no Instagram passaram a ser dedicados a essa área. Duda então criou a Comunidade CEO Digital, que possui mais de 3.500 alunas.

A Comunidade tem tudo sobre marketing de conteúdo. Ou seja, existe o curso principal o CEO Digital onde são ensinados conteúdos como posicionamento estratégico de marca, marketing de conteúdo e produção de conteúdo para redes sociais.

Caroline Castro

Sendo que a maior parte das alunas da Duda Vieira são mulheres autônomas que usam o Instagram como ferramenta para aumentar a base de clientes. No entanto, a Comunidade CEO Digital não se limita ao curso. Na verdade, dentro da Comunidade estão todos os conteúdos sobre Marketing Digital.

Dessa maneira, na Comunidade são realizados encontros mensais com as alunas, grupo no Instagram fechado, aulas adicionadas semanalmente e comunidade no Facebook. Nesta comunidade, ela ensina sobre posicionamento estratégico de marca, marketing de conteúdo e produção de conteúdo para redes sociais.

No total são mais de 50 horas de conteúdos dentro da plataforma, sem contar as dicas exclusivas para alunas e lives com convidados. Além disso, a Duda também possui uma mentoria sobre infoprodutos, onde ensina as pessoas a venderem seus infoprodutos.

Dicas de Duda Vieira

Para quem pretende começar a movimentar o Instagram da sua empresa, a Duda dá as seguintes dicas:

1- Nicho de mercado

O primeiro passo para posicionar sua marca no Instagram é definir sobre o que você irá falar e com quem você irá se comunicar. Em outras palavras, é necessário estabelecer seu nicho de mercado e público-alvo. Esse passo é muito importante, pois sem essas determinações você corre o risco de produzir um conteúdo que não trará o resultado esperado.

Duda Vieira: biografia e criação da Comunidade CEO Digital

Jhienes Moreira

2- Produção de conteúdo

A segunda dica da Duda é não tratar o Instagram como um panfleto ou outdoor. É necessário produzir conteúdos de valor que irão fazer com que as pessoas procurem comprar de você de maneira espontânea.

3- Use as ferramentas de Instagram

De acordo com seus objetivos, utilize as cinco ferramentas disponíveis no Instagram: feed, igtv, reels, stories e lives. Segundo a Duda, o feed funciona como a vitrine da loja enquanto o stories é um local onde o cliente entra para ter conteúdos mais diferenciados.

Em contrapartida, as lives e igtvs servem para que o relacionamento com o cliente seja aprofundado por meio de conteúdos mais densos. Por fim, os reels estão no auge no momento, o que significa que eles possuem maior potencial de alcance e viralização.

Caroline Castro

4- Seja intencional

Ao criar um conteúdo para o Instagram, é preciso pensar em qual a finalidade da postagem. Além disso, Duda aconselha que as pessoas analisem o desempenho dos posts (mesmo que não tenham tido muito engajamento) e verifiquem o que pode ser melhorado nos próximos conteúdos.

5- Não desista

Para ter bons resultados no Instagram é preciso não apenas seguir as dicas anteriores, mas também ter consistência e não desistir um dia antes de ter resultados. Ou seja, o Instagram não faz milagres, é fundamental que você tenha paciência no começo, já que os resultados não acontecem nos primeiros dias que você estiver postando.

Vida pessoal

Duda Vieira possui uma personalidade mais tímida e introspectiva. Portanto, quando ela começou a fazer conteúdos no Instagram, ela teve que encarar ignorar a timidez e seguir em frente.

Duda Vieira: biografia e criação da Comunidade CEO Digital

Jhienes Moreira

Inclusive, no seu Instagram estão salvos nos destaques, os seus primeiros stories para servir de inspiração para as pessoas que estão começando agora no Instagram, perceberem que é possível ignorar a timidez e produzir conteúdos.

Uma das principais características de Duda Vieira é a determinação. Quando ela nota alguém fazendo algo, ela assume para si mesmo que se outra pessoa consegue fazer aquilo, então ela também consegue. Logo, ela toma aquilo como um desafio pessoal e se dedica a conseguir o que quer.

Em relação aos hobbies, Duda adora viajar, ver filmes e assistir séries. Sendo que, ela indica duas séries que influenciaram muito em sua carreira:

  1. Mad men: Mad men mostra as antigas agências de marketing e publicidade. 
  2. This is us: Essa série retrata o dia a dia e a evolução de uma família. Segundo a Duda, essa é uma boa série para observar a construção de narrativas e storytelling.

Agora que você conhece o perfil da Duda Vieira, veja o podcast de Raul Sena, o Investidor Sardinha, em que ela foi convidada:

E aí, gostou de conhecer a biografia da Duda Vieira? Então aproveite para conferir outros perfis disponíveis aqui no Investidor Sardinha, como, por exemplo, Nathalia Arcuri, Cristiana Arcangeli, Pietro Krauss, Bruno Perini e Luiza Helena Trajano, quem é? História da presidente da Magazine Luiza

Fonte: Investidor Sardinha

Imagens de Jhienes Moreira e Caroline Castro