Como ficar rico? Dicas e hábitos para alcançar a riqueza


A pergunta sobre como ficar rico é recorrente. Para ficar rico, você precisa mudar seus hábitos e forma de ver o mundo. Ou seja, não depende de sorte. Na realidade, o que você precisa é de dedicação e mudar alguns hábitos de pobre.

Em resumo, a principal diferença de mentalidade entre uma pessoa rica e a pobre é a forma de ver os investimentos. As pessoas pobres pensam que gastando com carro, casa e coisas do gênero estão investindo. Em contrapartida, os ricos sabem que o investimento é aquele que te traz retorno financeiro.

Desse modo, a mudança de pensamento e a forma de aplicar o seu dinheiro é que irá determinar se você vai alcançar a riqueza ou vai continuar a ser pobre. Mas não se preocupe, preparamos uma lista completinha para te ajudar no processo de ficar rico.

Como ficar rico

Os hábitos são aquelas ações que você realiza no dia a dia, sem precisar pensar a respeito. Por exemplo, escovar os dentes é um hábito. Você não pensa em cada etapa: pegar a escova e o creme dental, retirar a tampa do creme dental, colocar o creme dental na escova, levar a escova até a boca e passar as cerdas em cada um dos dentes.

Basicamente os hábitos servem para economizar energia do cérebro. Isso significa que os hábitos podem ser bons ou ruins. O problema é que como simplesmente agimos na força do hábito, nem sempre notamos quais são os hábitos prejudiciais para a nossa saúde financeira.

Portanto, se você deseja ficar rico, é fundamental analisar quais são seus hábitos enriquecedores e quais são os hábitos pobres que te atrapalham a enriquecer. Alguns exemplos de hábitos ruins é reclamar, passar muito tempo na frente da televisão e comprar passivos.

Carta capital

Por outro lado, alguns hábitos enriquecedores são aprender novas habilidades, ler e comprar ativos. Abaixo listamos vários hábitos que certamente irão te ajudar a alcançar a tão sonhada riqueza:

1- Controle financeiro

Para ficar rico, você precisa ter um controle financeiro. É através dele que você vai analisar quais são seus gastos fixos, variáveis e supérfluos. Dessa maneira, conhecendo suas despesas, é possível decidir quais gastos você irá cortar. Em síntese, para ficar rico você precisa ter mais ativos do que passivos. Por isso os cortes são tão necessários.

Nessa etapa também é importante quitar todas as dívidas. Se esforce também para controlar os gastos em relação ao cartão de crédito e, se você não conseguir, talvez seja a hora de cancelar todos. Essa pode ser uma medida extrema, mas é eficaz.

Inicialmente a economia pode ser bem difícil. Entretanto, se você se manter firme na resolução de ficar rico e realizar os cortes de gastos, você irá perceber que depois de um tempo economizar e manter um controle financeiro irão virar bons hábitos que contribuirão para a sua saúde financeira. Algumas dicas para economizar são:

  • Leve uma lista de compras quando for ao supermercado e compre apenas o que estiver na lista;
  • Compare preços;
  • Não faça compras por impulso;
  • Prefira comprar à vista ou no débito;
  • Cancele as assinaturas de serviços que você não usa, como por exemplo, academia e plataformas de streaming; 
  • Coloque um limite para os seus gastos.
Como ficar rico? Dicas e hábitos para alcançar a riqueza

Suno

2- Planejamento

Paralelo ao controle financeiro você precisa fazer o planejamento. Dessa forma, estabeleça metas de cortes de gastos e de economia. Além disso, seja realista em suas metas, não adianta nada se propor a cortar todos os seus gastos, não conseguir e se sentir frustrado.

Uma boa dica é se questionar quais as coisas que você gosta de fazer e que geram gastos. Depois defina quais manter e quais cortar. No planejamento também é importante definir objetivos claros e mensuráveis. Os objetivos são extremamente importantes pois irão te manter motivado até você ficar rico.

Estabeleça também metas que ao serem alcançadas farão você se aproximar cada dia mais da riqueza. Não deixe de estabelecer também o quanto você irá poupar e investir todos os meses. Por fim, decida também em quanto tempo você vai ficar rico e o quanto de patrimônio você pretende acumular.

3- Renda extra

Para ficar rico é preciso ter mais receita do que gastos. Logo, uma boa forma de aumentar sua receita é procurando meios de ter renda extra. Dessa forma, além da renda do seu salário, você ainda consegue um dinheirinho a mais para poupar.

Existem várias alternativas de renda extra, encontre uma que seja do seu gosto e aumente sua renda. Algumas dicas são:

  • Vender produtos que você sabe fazer por hobby;
  • Revender produtos de fácil acesso e com boa demanda;
  • Fazer trabalhos de freelancer;
  • Vender itens usados que estão parados na sua casa;
  • Dar aulas sobre assuntos que você tenha domínio.

4- Reserva de emergência

A reserva de emergência é um dinheiro que deve ser utilizado somente quando surgirem imprevistos. É essencial que você tenha uma reserva antes de começar a investir. Isso porque, se surgirem imprevistos você não vai precisar resgatar seus investimentos antecipadamente.

Newtrade

Um dica que vale tanto para a construção da reserva de emergência quanto para a próxima dica que é investir, é se pagar primeiro. Ou seja, estabeleça o quando você irá destinar por mês para a reserva e quando você receber, primeiro retire o dinheiro da reserva e com o restante você cumpre com as suas demais obrigações.

É fundamental que você pague a si mesmo primeiro, pois se você deixar para reservar apenas o dinheiro que sobrar, pode ser que não sobre nada no final do mês. Se você tiver dificuldades em poupar, você pode começar a tratar a reserva como uma conta que você tem a obrigação de pagar todos os meses.

5- Invista

Investir é essencial para quem quer ficar rico. Isso porque, você coloca o dinheiro para trabalhar por você e assim o seu patrimônio vai só aumentando. Fazer um controle financeiro, se planejar e conseguir uma renda extra é importante. Porém, se seu dinheiro ficar guardado embaixo do colchão, na realidade, você vai estar perdendo dinheiro. 

A lógica é a seguinte: o dinheiro embaixo do colchão não te traz rentabilidade, ele está de férias. O mais interessante é colocar ele para trabalhar por você. Afinal, o dinheiro parado não rende e, com o aumento da inflação, ele vai perdendo o valor. 

Em síntese, a inflação é o resultado do excesso de dinheiro em circulação na economia, que faz com que a demanda seja superior a oferta e os produtos sofram um aumento generalizado de preços. Em outras palavras, a inflação corrói seu poder de compra e faz com que você precise de cada vez mais dinheiro para comprar as mesmas coisas de antes.

Como ficar rico? Dicas e hábitos para alcançar a riqueza

Valorem

Por isso, é essencial investir. Mas atenção, nada de deixar o dinheiro na poupança. Apesar da poupança ser a aplicação mais famosa do Brasil, ela é uma péssima escolha. É claro que ela proporciona um pequeno rendimento e é melhor do que deixar o dinheiro embaixo do colchão.

Contudo, o rendimento é tão baixo que é inferior à inflação. Isso significa que apesar de aparentemente você estar aumentando o seu patrimônio, na prática você ainda está perdendo parte do seu poder de compra. Existem diversas outras opções de aplicações mais rentáveis do que a poupança, como por exemplo: tesouro direto, CDB e LCA

6- Estude sobre investimentos

Como dito anteriormente, a poupança não é uma boa alternativa de investimento. No entanto, é preciso tomar cuidado para não ir para o extremo oposto e realizar aplicações extremamente arriscadas que podem fazer os investidores iniciantes perderem dinheiro.

A solução para isso, é estudar sobre investimentos. Procure por livros, sites e cursos de finanças que podem te ensinar como investir corretamente. Além disso, ser fiel ao seu perfil de investidor e a sua estratégia de investimentos é essencial para você não ter prejuízos ao investir.

The cap

7- Determinação para ficar rico

Legalmente falando, ninguém fica rico da noite para o dia. Sendo assim, você precisa ter paciência e determinação. Os investimentos vão trazer rentabilidade, mas precisam de tempo. Dessa maneira, é importante saber esperar e continuar a investir.

8- Padrão de vida

Outra dica importante é não manter um padrão de vida que não é o seu. Quando o seu patrimônio começar a render, pode ser tentador começar a esbanjar, mas a descrição é o mais indicado nessa situação. Afinal, o objetivo é se tornar rico e continuar rico. 

Portanto, ao invés de subir o seu padrão de vida de acordo com o aumento da sua renda e patrimônio, prefira manter o padrão de vida atual e investir cada vez mais. Lembre-se: para ficar rico é preciso gastar menos do que se ganha e investir mensalmente.

9- Leitura

Os livros são uma fonte inesgotável de conhecimento. Use essa ferramenta ao seu favor na busca da riqueza. Você pode ler tanto livros que te ensinam a investir, quanto pode ler biografias de pessoas bem sucedidas para se inspirar. 

Como ficar rico? Dicas e hábitos para alcançar a riqueza

Vanzolini

Alguns livros para você começar são:

  • Os Segredos da Mente Milionária de T. Harv Eker;
  • O investidor inteligente de Benjamin Graham;
  • Antifrágil de Nassim Nicholas Taleb;
  • Pai rico, pai pobre de Robert Kyosaki e Sharon L. Lechter;
  • Casais inteligentes enriquecem juntos de Gustavo Cerbasi;
  • Sonho Grande de Cristiane Correa;
  • Os axiomas de Zurique de Max Gunther;
  • Trabalhe 4 horas por semana de Timothy Ferriss;
  • Quem pensa enriquece de Napoleon Hill;
  • A nova regra do jogo de Rafael Paschoarelli;

10- Mentalidade

O ser humano é uma criatura de hábitos, sendo que alguns hábitos são positivos e outros nem tanto. No entanto, os hábitos podem ser mudados e novos podem ser criados.

Desse modo, você pode adquirir o hábito de pensar como uma pessoa rica. Isso significa que você vai passar a se preocupar mais em como seu dinheiro é gasto e como aumentar seu patrimônio.

Uma das grandes diferenças entre a forma de pensar do rico e do pobre, é que o rico primeiro compra ativos que irão trazer retornos. Em contrapartida, os pobres compram passivos primeiro, como por exemplo, casa e carro. Comprar ativos primeiro garante que no futuro você poderá adquirir passivos com tranquilidade.

10 Dicas peculiares para ficar rico

Segundo a ciência, alguns hábitos peculiares podem te ajudar a ficar rico, dentre eles temos:

1- Videogame: O videogame pode te ajudar a prestar mais atenção aos pequenos detalhes e, consequentemente, tomar decisões mais rápido. Entretanto, tome cuidado para não viciar e ignorar os outros hábitos enriquecedores, como por exemplo, a leitura.

Como ficar rico? Dicas e hábitos para alcançar a riqueza

NE10

2- Amizades: Ande com pessoas tão sucedidas quanto você ou mais. As pessoas a sua volta influenciam no que você vai se tornar, logo, andar com pessoas bem sucedidas vai te ajudar a ser bem sucedido também. 

3- Bigode: Algumas pesquisas dizem que os homens que possuem bigode tem maior probabilidade de ganhar mais no trabalho. 

4- Acordar cedo: Pessoas que acordam cedo possuem melhores resultados do que os que acordam tarde. 

5- Tire um cochilo: Cochilar pelo menos uma hora depois do almoço pode te tornar mais produtivo.

Mais 5 dicas peculiares para ficar rico

6- Sem televisão: Ricos assistem menos televisão do que os pobres. Portanto, se você quer ficar rico, pode trocar o tempo na televisão pela leitura de um bom livro. 

Como ficar rico? Dicas e hábitos para alcançar a riqueza

Mago da tecnologia

7- Chato: Os chatos ganham mais no trabalho do que os legais. Isso porque, os chatos não tem medo de pedir um aumento.

8- Não reclame: Os ricos acreditam em seu potencial e não ficam reclamando de tudo. Não reclamar, certamente irá te ajudar a enriquecer, pois ao invés de perder tempo reclamando, você passa a gastar o tempo fazendo o que deve ser feito. 

9- Compras com fome: Não faça compras com fome, isso só faz com que você gaste mais e assim fique mais longe de se tornar rico. 

10- Network: Conhecer as pessoas e manter contato pode significar grandes oportunidades no futuro. 

Agora que você sabe como ficar rico, cuidado para não cair na armadilha dos falsos ricos. Veja o vídeo de Raul Sena e entenda como isso funciona:

Enfim, agora que você já sabe como ficar rico, aproveite para aprender o que é Rentabilidade, o que é? Definição, principais tipos e como calcular

Fontes: Super interessante, Capital Research Segredos do mundo, Toro radar e Riconnect

Imagens: Uol, Carta capital, Suno, Newtrade, Valorem, Vanzolini, The cap, NE10 e Mago da tecnologia

Conte-nos a sua opinião...