Quais são 20 maiores bancos do mundo?

25 de julho de 2021, por Bárbara Ackerman

Tempo de leitura médio: 10 min, 46 seg


Os 20 maiores bancos do mundo foram ranqueados levando em conta o valor de bens que eles possuem. Sendo assim, o maior banco do mundo é o Banco Industrial e Comercial da China, cujo patrimônio é de 239.5 bilhões de dólares.

Alguns dos bancos listados possuem mais de um século de história, como é o caso do HSBC Holdings, que tem mais de 150 anos. Mas nessa lista aparecem, também, bancos jovens como é o caso do Postal Savings Bank of China, fundado em 2007.

E aí, ficou curioso para saber quem são esses gigante? Então vamos lá conhecê-los!

Estes são os maiores bancos do mundo de 2022

Confira os maiores bancos do mundo listados a seguir:

1- Banco Industrial e Comercial da China (ICBC)

maiores bancos do mundo: ICBC

No 1º lugar da nossa lista, está o ICBC, o maior banco do mundo em ativos financeiros.

Existem outros bancos com mais clientes ou agências do que o ICBC, mas em relação aos ativos financeiros, o ICBC é o maior do mundo, com um patrimônio de 239.5 bilhões de dólares.

Além dos ativos, o banco tem um grande número de clientes, oferece uma gama diversificada de produtos e tem uma boa competitividade no mercado.

No total, o banco atende 6,27 milhões de clientes corporativos e 567 milhões de clientes pessoas físicas e conta com uma rede de serviços financeiros que cobre 421 instituições em 46 países.

2- Banco Agrícola da China (ACGBY) é um dos maiores bancos do mundo

maiores bancos do mundo: agricultural bank of china

Em segundo lugar, está o Banco Agrícola da China, que tem mais de 70 anos de história e é uma instituição forte e bem estabelecida, com um patrimônio líquido anual de 360,28 bilhões de dólares.

Ele investe, sobretudo, na China, sendo um dos principais provedores de serviços financeiros integrados no país. No entanto, o banco conta com algumas filiais em outras partes do mundo.

Além de ser o segundo maior banco do mundo, o Banco Agrícola da China é também um dos mais lucrativos.

3- CCB – China Construction Bank

maiores bancos do mundo: ccb

O China Construction Bank, terceiro maior banco do mundo, atua, também, sobretudo na China, com o intuito principal de apoiar o desenvolvimento e crescimento da China.

Apesar disso, ele está presente em todos os continentes, por meio de suas 251 subsidiárias.

Vale destacar que o banco foi fundado, originalmente, para trocas governamentais, em 1954. Posteriormente, ele foi reconstruído para ser comercial.

Atualmente, o banco conta com um patrimônio de 389,19 bilhões de dólares e atende a uma carteira de 314 milhões de clientes. 

Além disso, o banco possui cerca de 15 mil agências bancárias, na China e no exterior, o que totaliza uma equipe de cerca de 362,5 mil funcionários.

4- Bank of China é um dos maiores bancos do mundo

maiores bancos do mundo: bank of china

Em quarto lugar está o Bank of China, fundado em 1912 e, por isso, tido como o banco mais antigo da China que ainda está na ativa.

A título de curiosidade, até 1949, o Bank of China atuou como banco central do país asiático. Aliás, por ser um banco controlado pelo estado, ele tem acesso a milhões de pessoas.

Por fim, o Banco está presente não apenas em toda a China, mas também em 57 países e regiões, além de contar com um patrimônio de mais de 338 bilhões de dólares.

5- MUFJ Bank – Mitsubishi UFK Financial Group

maiores bancos do mundo: mufg

O banco Mitsubishi se tornou o maior do Japão, e o 5º maior do mundo, quando se uniu ao United Financial of Japan (UFJ), em 2004.

Com sede na cidade de Osaka no Japão, o banco atua em 40 países pelo mundo.

Dessa forma, presidida por Hironori Kamezawa, a instituição tem uma grande participação em vários países. Atualmente, o patrimônio do banco é de mais de 166,56 bilhões de dólares.

6- JP Morgan Chase Bank National Association, maior banco dos EUA

maiores bancos do mundo: jp morgan

O JP Morgan Chase é o maior banco dos Estados Unidos. Ele tem sede no centro de Nova Iorque, e conta com investimentos no mundo inteiro. Além disso, financia vários políticos norte-americanos.

Atualmente, o banco conta com um patrimônio de quase 300 bilhões de dólares.

Uma curiosidade é que, ao longo dos anos, mais de 1.200 instituições se uniram para formar o atual JP Morgan.

Além disso, a instituição já ganhou vários prêmios como, por exemplo, o prêmio de igualdade de gênero de 2020, por causa do seu esforço em promover, veja que coisa boa, mulheres no ambiente de trabalho.

7- HSBC Holdings, o banco global

maiores bancos do mundo: hsbc

O HSBC é um banco do Reino Unido com atuação global, de modo que ele está presente em todos os continentes do planeta.

Além disso, ele é o maior banco britânico que existe atualmente. Ele também é classificado como o maior banco de Hong Kong, onde foi fundado quando o território ainda era pertencente ao Reino Unido.

O Banco tem mais de 150 anos de atuação e conta com um patrimônio de mais de 196 bilhões de dólares.

No total, são cerca de 40 milhões de clientes pessoais, patrimoniais e corporativos atendidos por suas unidades em todo o mundo.

8- BNP Paribas S.A., maior banco da França

maiores bancos do mundo: jp morgan: bnp

Fundado em 1999, o BNP Paribas é o maior banco da França e conta com um patrimônio de quase 126 bilhões de dólares. Suas sedes estão em Genebra, Paris e Londres, mas ele está presente em 65 países.

O banco tem plataformas e negócios líderes na Europa e tem uma forte presença nas Américas. No total, ele tem cerca de 190.000 funcionários.

Por fim, vale destacar que este banco é o resultado da união de duas grandes instituições financeiras: o Banque Nationale de Paris (BNP) e o Banque de Paris et des Pay-Bas (Paribas).

9- Bank of America

maiores bancos do mundo: bank of america

O Banco da América é o segundo dos 4 grandes bancos dos Estados Unidos.

Ele foi iniciado por imigrantes italianos no início do século XX. Sendo assim, desde a sua criação, a instituição expandiu progressivamente e, atualmente, conta com um patrimônio de mais de 266 bilhões de dólares.

Um dos focos da empresa está no fornecimento de capital financeiro e intelectual para desenvolver soluções para as mudanças climáticas e os desafios ambientais. Desse modo, ele foca muito as aplicações de energia de baixo carbono, transporte sustentável, conservação de água e afins.

10- Crédit Agricole S.A.

maiores bancos do mundo: credit agricole

O Crédit Agricole S.A. é a maior cooperativa de bancos da França e do mundo. Tendo tradicionalmente apoiado a agricultura francesa, este banco é, hoje em dia, o segundo maior banco da França e conta com um patrimônio de quase 440 milhões de dólares.

A criação do Crédit Agricole S.A. ocorreu no século XIX, quando dois visionários se uniram com o objetivo em comum de tornar o mundo mais justo para os agricultores. Sendo assim, inicialmente, ele foi concebido para ser uma ferramenta de apoio e desenvolvimento da agricultura francesa.

No entanto, ao longo de sua história, ele passou por vários desafios e ampliou a sua gama de produtos e serviços. Atualmente, o banco oferece soluções customizadas para o mercado local e uma vasta gama de serviços e produtos para empresas internacionais.

11- Citigroup é um dos maiores bancos do mundo

Citigroup

O Citigroup é um dos 4 maiores bancos dos EUA. Sua história recente é conturbada, pois, na crise financeira de 2008, ele quase entrou em falência.

Dessa forma, ele precisou de muita ajuda do governo para que pudesse sobreviver. Mas, atualmente, o Citigroup já está recuperado dessa grande crise e já está fazendo um alto lucro.

Com presença em 95 países, o banco possui cerca de 200 milhões de contas de clientes e emprega mais de 200 mil pessoas.

12- Japan Post Bank

Japan Post Bank

O Banco Postal do Japão se concentra, principalmente, em contas-poupança, o que o difere dos demais. Boa parte dos maiores bancos do mundo fazem dinheiro por meio de empréstimos e opções de investimento.

Acontece que o Japan Post Bank começou suas atividades em 1875, justamente como um sistema de poupança postal, portanto, ele continua a operar em agências dos correios e com contas-poupança.

Enfim, atualmente, ele administra mais de ¥205 trilhões de ativos e oferece serviços em quase 24.000 filiais em todo o Japão.

13- Sumitomo Mitsui Financial Group

Sumitomo Mitsui

O Sumitomo Mitsui Financial Group é mais um grande banco japonês.

Em síntese, ele foi fundado em 2002, a partir de outra instituição financeira e, atualmente, ele é um dos maiores do Japão.

14-

Sumitomo Mitsui

Mizuho Financial Group

O banco Mizuho é um dos grandes bancos do Japão, criado por meio da união de 3 grandes bancos japoneses. Dessa maneira, ele se tornou o primeiro banco com mais de $1 trilhão em bens.

O banco foi estabelecido, originalmente, como Mizuho Holdings, Inc. pela fusão do Dai-Ichi Kangyo Bank , do Fuji Bank e do Industrial Bank of Japan em 2000.

Enfim, a instituição oferece uma ampla gama de serviços financeiros como, por exemplo, serviços bancários, fiduciários e gestão de ativos.

15- Wells Fargo

Wells Fargo

O Wells Fargo é um dos 4 maiores dos Estados Unidos, criado da aquisição da Wells, Fargo & Co. pela Norwest Corporation lá no ano de 1998.

O banco foca em investimentos no país, financiando empréstimos e outros tipos de negócios financeiros.

16- Banco Santander

Santander é um dos maiores bancos do mundo

O Banco Santander é sediado na Espanha e tem uma forte presença na Europa e na América Latina.

Por meio da compra de bancos menores, o Santander está se tornado cada vez mais internacional. Dessa forma, ele já marca presença em países como Estados Unidos e na China.

O banco foi criado em 1857, e o nome Santander foi escolhido, pois as primeiras operações da instituição ocorreram na província chamada Santander, no país da Espanha, província que hoje se chama Cantábria.

Contudo, como bem sabemos, com o passar do tempo, o banco expandiu suas operações para todo o país e para vários outros países do mundo, incluindo o Brasil.

17- Postal Savings Bank of China

Postal Savings Bank of China

O Postal Savings Bank of China, também conhecido como PSBC, é um banco de varejo com sede em Pequim. Apesar de ter sido fundado apenas em 2007, a instituição financeira já está na lista dos maiores bancos do mundo.

Além disso, em relação ao número de agências, o Postal Savings Bank of China é o segundo maior da China, ficando atrás apenas do Banco Agrícola da China.

Por fim, a instituição oferece serviços financeiros básicos, sobretudo, para pequenas e médias empresas e, também, para clientes de baixa renda.

18- Societé Générale

Societé Générale

A Societé Générale é um dos bancos mais antigos da França e um dos bancos mais poderosos.

A instituição foi fundada em 1864 e hoje ela faz parte do grupo seleto de bancos globais com mais de $1 trilhão em valor de bens.

No ano de 2008, foi revelado que o banco foi vítima de um esquema de fraude por um dos seus funcionários. Além dos prejuízos por causa do esquema, o banco foi condenado a pagar uma multa de 4 milhões de euros pela autoridade do setor bancário da França.

19- Deutsche Bank é um dos maiores bancos do mundo

Deutsche Bank

O Deutsche Bank é o maior banco da Alemanha e um dos maiores da Europa.

No entanto, ele teve vários anos de dificuldades em decorrência da crise de 2007. Ainda assim, é uma força globalmente importante.

No Brasil, o Deutsche Bank atua desde agosto de 1911, por meio de uma filial no Rio de Janeiro e outra em São Paulo.

20- Groupe BPCE

01-Groupe BPCE_1 ligne.png

O Groupe BPCE é um dos 4 grandes bancos franceses que fazem parte desta lista de maiores do mundo.

Em síntese, ele foi criado em 2009, após a união de outros dois grandes bancos. Inclusive, pouco depois de sua criação, o BPCE se tornou uma potência gigante no mundo financeiro.

Ufa! Assim, terminamos esta lista dos 20 maiores bancos do planeta Terra, meu caro leitor.

Enfim, gostou de conhecer os maiores bancos do mundo? Esperamos que sim! Então, já que você está por aqui mesmo, que tal conferir também quais são as maiores bolsas de valores do mundo. Boa leitura e até a próxima!

Fontes: Maiores e Melhores, Citibank, Suno, Origem das coisas, FXSSI, Statista, Companies Market Cap.