7 lições que eu aprendi com Warren Buffett

10 de fevereiro de 2022, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 5 min, 35 seg


O Warren Buffett é um dos maiores investidores do mundo. Inclusive, ele tem mais de US$ 114 bilhões de patrimônio. Sendo assim, existem muitas lições do Warren Buffett que podemos aprender.

Pensando nisso, Raul Sena, o Investidor Sardinha, fez um vídeo com intitulado “as 7 coisas que aprendi com Warren Buffett”. Como você também pode aprender com essas lições, eu vim compartilhar com você esses ensinamentos.

Lembrando que este é um texto opinativo com as lições aprendidas por Raul Sena. Dessa forma, você não deve considerar esse artigo como uma indicação do que você deve ou não fazer em sua vida financeira.

As 7 lições de Warren Buffett

As 7 lições de Warren Buffett aprendidas por Raul Sena forma:

1- Diferença entre preço e valor

A primeira das lições do Warren Buffett é diferenciar preço e valor. Essa diferença pode parecer óbvia, mas muitas pessoas confundem os dois.

O preço é o quanto você paga por algo. Por outro lado, o valor está relacionado com as características do produto e a sua importância. Por exemplo, ao comprar uma ação, você paga certo preço.

Porém, ao comprar uma ação, você deve levar em conta não apenas o preço, já que ele varia constantemente. É preciso levar em conta o valor da empresa, o que está relacionado com a sua atuação e indicadores.

Em resumo: preço é o que você paga, valor é o que você leva.

Quais foram as 7 lições que eu aprendi com Warren Buffett

Essa diferença é muito importante ao investir. Isso porque, você deve analisar a fundo a empresa para conferir o seu valor. Com isso, você não investe com base em cotação.

Ao invés disso, você analisa a fundo a empresa para descobrir qual o seu valor e com isso, verificar se ela está sendo negociada acima ou abaixo.

Sendo que uma ação com alto valor, negociada abaixo do preço justo, pode ser uma boa oportunidade.

2- Seja otimista quanto todos são pessimistas e pessimista quando todos são otimistas

Essa é uma das lições mais importantes do Warren Buffett. Isso porque, isso impede que você seja levado pela maré. Desse modo, você consegue tomar as melhores decisões tanto no cenário otimista, quanto no pessimista.

Por exemplo, quando o mercado está pessimista e você fica otimista, você pode comprar boas ações com preços baixos. Em contrapartida, quando o mercado está otimista, os preços tendem a subir.

Portanto, você deve ser pessimista e evitar comprar ações. Isso é necessário, pois o mercado sempre passa por correções, logo, não é legal comprar na alta.

Se posicionar contra a maré é um jogo emocional. Por isso, nem todos conseguem. Mas se você quer ser um investidor de sucesso, é preciso aprender essa lição do Warren Buffett e saber se posicionar.

3- Lições do Warren Buffett: coloque os juros compostos a seu favor

Outra dentre as grandes lições do Warren Buffett é colocar os juros compostos a seu favor. Essa é uma lição muito importante, pois se você entende o funcionamento dos juros compostos você ganha.

Quais foram as 7 lições que eu aprendi com Warren Buffett

Contudo, se você não entende, você perde. Por exemplo, ao atrasar a fatura do cartão, uma pessoa passa a pagar os juros compostos. É por isso que esse tipo de dívida cresce tão rápido.

Por outro lado, ao colocar os juros compostos ao seu favor, você passa a ganhar. Na bolsa de valores, você usufrui dos juros compostos ao reinvestir os dividendos.

Dessa maneira, se você quer construir um patrimônio, é essencial reinvestir os dividendos ao longo dos anos. Com o tempo, isso vai virando uma bola de neve e seu patrimônio cresce.

4- Seja consistente no longo prazo

Investir no longo prazo é essencial para quem quer construir um patrimônio sólido. Inclusive, o longo prazo é preciso para que os juros compostos comecem a agir.

É por isso que o buy and hold é uma estratégia que costuma dar tantos frutos. Em síntese, essa estratégia consiste em comprar ações e mantê-las em carteira durante anos.

Além de investir para o longo prazo, não deixe de investir de forma consistente. Ou seja, mesmo que você tenha pouco dinheiro para investir, invista.

Investir todos os meses, mesmo que valores baixos, faz muita diferença no longo prazo. Portanto, invista mensalmente e com foco no longo prazo.

5- Nunca pare de aprender

A 5ª dentre as lições do Warren Buffett é nunca parar de aprender. O próprio Warren Buffett está sempre em busca de novos conhecimentos todos os dias.

Vale destacar que a maioria dos grandes empresários e investidores, são pessoas que nunca param de estudar. Dessa forma, se você quer ser um grande investidor ou empresário, nunca pare de estudar.

6- Lições do Warren Buffett: mantenha a simplicidade

A penúltima dentre as 7 lições do Warren Buffett é uma das mais difíceis de serem seguidas. O próprio Warren Buffett consegue manter a simplicidade na sua imagem, na sua vida pessoal e na empresa.

É claro que o fato de manter uma vida simples, não significa que ele não aproveite a sua fortuna.

Para você ter uma ideia, ele tem um jato que custou milhões de dólares. No entanto, ele mantém a sua imagem simples e não fica mostrando os grandes gastos.

Até porque, se ele ficasse mostrando esses gastos, ele iria atrair o tipo de atenção que ele não deseja. Sendo que a sua imagem está muito ligada à sua empresa. Logo, o que ele faz também impacta a imagem da empresa.

7- Não deixe o mercado te hipnotizar

Por fim, a última dentre as lições do Warren Buffett é não deixar o mercado te hipnotizar. De fato, acompanhar constantemente a cotação da carteira de investimentos pode se tornar um vício.

Não é atoa que Warren Buffett aconselha a não abrir a carteira de ações com frequência. O mais importante é que você acompanhe o que está acontecendo dentro do negócio e não a cotação dos papéis.

Agora que você conhece as 7 lições do Warren Buffett, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, e entenda como colocar essas lições em prática.

E aí, gostou de aprender as lições do Warren Buffett? Então aproveite para conhecer a sua biografia: Warren Buffett – Vida e ensinamentos do maior investidor e filantropo do mundo

Fonte: Roteiro de Raul Sena.