Índice Hang Seng: como funciona o principal índice da HKSE?

25 de julho de 2021, por Bárbara Ackerman

Tempo de leitura médio: 4 min, 39 seg


Muitas empresas influentes presentes na nossa realidade têm alguma relação com empresas asiáticas ou são da Ásia. Logo, dentre elas temos umas das mais relevantes no mundo, a Bolsa de Hong Kong, ou HKSE. Seu principal índice é o Hang Seng, utilizado para monitoramento do mercado na HKSE.

Em decorrência da sua importância no mercado, acompanhar essa bolsa é importante, pois sua influência se estende a outras bolsas internacionais.

Principalmente para investidores interessados no mercado internacional. Afinal, sua influência se estende até o nosso mercado nacional, pois as empresas asiáticas negociam frequentemente com outros mercados.

O que é o índice Hang Seng?

Índice Hang Seng

Job Daily Hong Kong

Também representado pela sigla HSI, o índice Hang Seng é o principal da Bolsa de Valores de Hong Kong, a HKSE, localizada na China. O seu nome, ao ser traduzido, significa algo como: sempre crescente.

Assim, a HKSE usa o HSI desde 1969 para monitorar o mercado de ações chinês em dólar de Hong Kong, ou HKD. Partindo desse princípio, pode-se afirmar que esse é um índice que pondera a capitalização de mercado reunindo as maiores e mais importantes empresas negociantes da Bolsa.

Apesar disso, mesmo representando o terceiro maior mercado asiático, muitas vezes é deixado de lado se comparado à prioridade dada para as bolsas da China, a SSE e a do Japão, a TSE. Afinal, o território de Hong Kong tem um governo autônomo, com diferenças em relação ao resto da China.

Porém, isso é o que incentiva algumas companhias a dar preferência de abrir seu capital nessa bolsa, ou que possuem ações tanto na bolsa de Hong Kong como da China, a SSE.

Além disso, ela é gerenciada pelo Hang Seng Bank. Ou seja, é pertencente à mesma empresa controladora da bolsa de Hong Kong, que mantém o índice. O índice também cobre 65% da capitalização do mercado com a intenção de manter sua liderança. Então, o índice acompanha as 50 maiores empresas da HKSE entre quatro principais setores ou sub índices:

  1. Serviços Públicos;
  2. Propriedades;
  3. Comércio e Indústria;
  4. Finanças.

Composição do HSI

Índice Hang Seng

The Standard

Entre os setores citados, o de maior representatividade é o setor financeiro com quase metade de toda participação. Logo, isso implica em um maior impacto no desempenho do HSI quando algo acontece nesse setor.

Principais Empresas negociadas na bolsa de Hong Kong:

  • HSBC Holdings;
  • Hong Kong Exchanges and Clearing;
  • Hang Seng Bank;
  • CLP Holdings;
  • AIA Group;
  • Hong Kong and China Gas;
  • CK Hutchison Holdings;
  • Cheung Kong Property Holdings;
  • Power Assets Holdings;
  • Sun Hung Kai Properties.

Empresas conhecidas no Hang Seng:

  • Xiaomi Corporation;
  • Alibaba Group Holding Limited;
  • China Petroleum & Chemical Corporation;
  • Industrial and Commercial Bank of China Limited.

Cinco empresas com maior participação no índice:

  1. HSBC Holdings: 10,29%
  2. Tencent: 9,59%
  3. AIA: 8,51%
  4. CCB: 8,24%
  5. China Mobile: 5,15%

Utilidades do Hang Seng

Shine

Primeiramente, é importante lembrar que as companhias da bolsa de Hong Kong possuem sua sede na China Continental. Assim, não tem tantas regulamentações advindas do governo.

Além disso, o índice serve como uma espécie de proxy para o mercado asiático. Ou seja, seria como um servidor que age intermediando requisições de clientes que solicitam recursos de outro servidor. Afinal, o mercado asiático é geralmente mal avaliado por conta das restrições de capital.

Importância no mercado asiático

ActivTrades

Primeiramente, por conta do alto volume em negociações, na sua maioria por investidores estrangeiros, a HKSE se mostra como uma das bolsas mais interessantes do mercado. Afinal, a bolsa possui grande parte dos capitais asiáticos. Além disso, sua alta volatilidade se torna um mercado atrativo para investidores individuais.

Atualmente, a China é o país que mais cresce em termos de economia. Assim, a HSI pode ser considerada um dos índices mais importantes do mercado financeiro internacional. Principalmente também pelo fato de fazer essa ponte entre o governo chinês e o resto do mundo.

Além disso, Hong Kong fica em uma importante região administrativa da China. Assim, as ligações são ainda mais estreitas entre essas duas economias.

Como investir no índice?

Hang Seng

Investing.com

Existem três categorias de investimentos que tornam essa negociação possível, são eles:

  • Gestão ativa: alguns fundos de investimento possibilitam a compra de ações no índice Hang Seng. Por exemplo, a JP Morgan e Wellington Management. Mas, essa categoria de investimento se restringe a investidores qualificados. Ou seja, aqueles que tenha mais de um milhão de reais em aplicações.
  • Indexados: outro fundo de investimento como a Trend Bolsa Chinesa, por exemplo, tem mais de 600 ações chinesas, gerenciada pela BlackRock e com estratégia de proteção cambial. Além disso, também tem o fundo de BDR, o BB DTVM, que é lastreado em ETF internacional BB Ações Asiáticas. Com taxa de administração de 0,85% a 1% ao ano e aporte a partir de R$ 0,01.
  • BDR de ETF: também para investidores qualificados, o iShares MSCI China da Bolsa de Valores Brasileira. Nesse caso, o investidor pode comprar o ativo na B3 e ter opções diversas de ações que espelha importantes benchmarks de outros países.

Gostou da matéria? Confira também: Bolsa de Hong Kong: como funciona e principais características

Fontes: Suno; Yubb e Mais Retorno.

Imagens: Job Daily Hong Kong; South China Morning Post; The Standard; Shine; ActivTrades e Investing.com.