Bolsa de Hong Kong: como funciona e principais características

13 de julho de 2021, por Bárbara Ackerman

Tempo de leitura médio: 4 min, 21 seg


A Bolsa de Valores de Hong Kong tem como sigla HKEX. Também conhecida como Hong Kong Stock Exchange, SEHK ou HKSE. Se caracteriza por ser uma bolsa unificada por consequência da fusão de quatro bolsas separadas. Sua criação data do ano 1980, porém, no mercado de ações formal data desde 1891.

Além disso, a Bolsa de Valores de Hong Kong trabalha através de um sistema automático de correspondência e execução de ordens, o AMS. Dessa forma, desde 1993, ela trabalha assim e sua sede fica na cidade de Hong Kong. Esse é um território autônomo na China e um dos maiores centros financeiros internacionais.

Afinal, a economia asiática, principalmente a chinesa, cresce a cada ano. Por esta razão, seu mercado financeiro também chama a atenção dos investidores do mundo todo, o que movimenta bastante as bolsas de valores da região. Principalmente, a Bolsa de Hong Kong que possui muita relevância no mercado de capitais.

Em conclusão, a diversificação da carteira por meio de investimentos no exterior se mostra uma ótima saída para investidores que querem mais opções de rentabilidade. Além disso, pode ser uma estratégia para os investidores que buscam minimizar os riscos de uma aplicação isolada.

História da bolsa de valores de Hong Kong

Bolsa de Hong Kong: entenda como funciona e principais características

Caixin

O começo da sua história se inicia no ano de 1891, onde era conhecida na época como Associação de Corretores de Valores de Hong Kong. Apesar disso, já haviam relatórios extraoficiais de negociações de títulos no território chinês desde o século XIX. No ano de 1914, essa associação se tornou a Bolsa de Valores de Hong Kong.

Assim, o crescimento acelerado do mercado de capitais fez com que a acontecesse a constituição de mais de 3 bolsas de valores do território. São elas a Far East Exchange, a Kam Ngan Stock Exchange e a Bolsa de Valores de Kowloon. Porém, com a pressão para o fortalecimento da regulamentação do mercado, essas quatro bolsas foram unificadas em 1980, mas as operações só começaram em 1986.

Desde então, a bolsa vem se desenvolvendo e se consolidando como  a terceira maior bolsa de valores asiática. Além de ser o quarto maior mercado de ações único no mundo. Além disso, também é uma das bolsas de maior crescimento de mercado na Ásia e tem mais de 2,4 mil empresas listadas.

Histórico da Companhia

Bolsa de Hong Kong: entenda como funciona e principais características

Regulation Asian

A companhia por trás da bolsa de valores de Hong Kong é a Hong Kong Exchanges and Clearing Limited. Logo após ser inaugurada, a empresa já aumentou seu valor de mercado mais de 40 vezes no período de 20 anos. Além disso, essa holding também controla a London Metal Exchange, a maior no mercado de metais industriais do mundo.

Nos últimos 20 anos, a HKSE triplicou o seu número de empresas que estão listadas nela. Assim, nos últimos onze anos, a bolsa liderou a liga global de IPO em sete. Além disso, ela também é o maior mercado de produtos estruturados e o segundo maior centro de captação em prol da biotecnologia no planeta inteiro.

Principais ações negociadas

China Daily

Nesse ínterim, há uma grande variedade de empresas listadas no HKSE. Dessa forma, muito se deve a industrialização pautada para exportação. Do mesmo modo, o auxílio do governo que proporcionou incentivos fiscais e capacitação de trabalhadores e pesquisadores também foi de grande ajuda.

Dessa forma, caso queira investir, é importante saber que investimento no exterior estão sujeitos à tributação no Brasil. Logo, é essencial saber como declarar tais investimentos no exterior no IR.

Assim, as principais empresas que possuem suas ações na Bolsa de Hong Kong são:

  • HSBC;
  • Tencent;
  • PetroChina;
  • China Mobile;
  • Hang Seng Bank;
  • AIA Group Ltd.

Índices da HKSE

The Standard

Em síntese, o Hang Seng, ou HSI, é o principal índice da bolsa de Hong Kong. Então, esse índice replica a capitalização das 50 maiores empresas listadas na bolsa, elas se enquadram em 4 setores do mercado. São eles:

  • Comércio e Indústria;
  • Finanças;
  • Serviços públicos;
  • e Propriedade.

Assim, pode-se afirmar que esse índice consiste em uma estratégia para analisar a rentabilidade das ações. Dessa forma, é uma maneira válida da HKSE de verificar a situação atual do mercado e suas possíveis tendências. Além disso, esse fato fundamenta a decisão de diversos investidores. As principais empresas negociadas no índice são:

  • HSBC Holdings;
  • Hang Seng Bank;
  • AIA Group;
  • CK Hutchison Holdings;
  • Hong Kong Exchanges and Clearing;
  • Sun Hung Kai Properties;
  • Cheung Kong Property Holdings;
  • CLP Holdings;
  • Hong Kong and China Gas;
  • e Power Assets Holdings.

Então, gostou da matéria? Saiba também quais são os Maiores erros na Bolsa de Valores – Quais são e dicas para investir melhor

Fonte: Trading Views; Yubb e Suno.

Imagens: Ledger Insights; Caixin; Regulation Asia; China Daily e The Standard.