Cardano (ADA): o que é e como funciona essa criptomoeda?

4 de abril de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 47 seg


A Cardano é uma plataforma descentralizada e peer-to-peer. Ela usa a tecnologia blockchain para realizar transações financeiras seguras e transparentes. 

A cripto da Cardano é a ADA, que pode ser usada como forma de pagamento na plataforma. Ela pode ser usada ainda pelos detentores para votar em propostas de mudanças na plataforma.

A equipe da Cardano adotou uma abordagem científica para desenvolver sua tecnologia. Isso difere a Cardano de outras criptos, cujas criações ocorreram por meio da tentativa e erro.

Assim como outras criptos, você pode comprar ADA em exchanges, as corretoras de criptomoedas. Para isso, é preciso comprar primeiro Bitcoin ou Ethereum para então, fazer a troca por ADA.

O que é a criptomoeda Cardano (ADA)?

A Cardano é uma plataforma de blockchain descentralizada que tem como intuito ser uma plataforma blockchain mais eficiente e escalável do que outras criptomoedas. Além disso, ela é capaz de suportar aplicativos descentralizados (dApps) e contratos inteligentes complexos.

Uma das principais características da Cardano é sua arquitetura em camadas, que separa o protocolo em duas camadas distintas: a camada de liquidação e a camada de competição.

Em resumo, a camada de liquidação é responsável por processar as transações e manter o registro da contabilidade. Por outro lado, a camada de computação é responsável por executar os contratos inteligentes.

Vale destacar que a plataforma é mais amigável ao meio ambiente do que a de outras criptos. Já que ela usa menos energia.

A criptomoeda da Cardano é a ADA, cujos detentores podem votar em propostas de mudança para a rede. Isso significa que a comunidade pode tomar decisões democráticas sobre como a plataforma deve ser desenvolvida e atualizada.

Como funciona?

A ADA funciona como a criptomoeda da Cardano. Ela usa um algoritmo de consenso chamado de Proof-of-Stake (PoS), que possibilita que os usuários participem da validação das transações e recebam recompensas em ADA.

Uma das vantagens da Cardano é a velocidade das transações. Para você ter uma ideia, o limite de processamento do Bitcoin é de até sete transações por segundo. Por outro lado, a Cardano é capaz de processar entre 50 e 250 transações, isso significa um aumento de cerca de 700% na capacidade.

No total, existe uma provisão de 45 bilhões de ADA, com mais de 30 bilhões em circulação.

Desse total, cerca de 2,5 bilhões de ADA foram distribuídas à IOHK quando a rede foi lançada. Além disso, 2,1 bilhões de ADA adicionais foram entregues ao Emurgo, uma empresa global de tecnologia de blockchain que foi a entidade fundadora do protocolo Cardano.

Um total de 648 milhões de ADA foram distribuídas à Fundação sem fins lucrativos da Cardano, que tem como intuito promover a plataforma e aumentar a sua adoção. No fim das contas, cerca de 16% do total de ADA foram para os fundadores do projeto e 84% foram divididos entre os investidores.

Como a Cardano surgiu?

A Cardano surgiu em 2015 como um projeto de pesquisa liderado por Charles Hoskinson, um dos fundadores da Ethereum.

Hoskinson e sua equipe buscavam criar uma plataforma de blockchain mais eficiente e escalável, que fosse capaz de suportar aplicativos descentralizados (dApps) e contratos inteligentes complexos.

Em seu desenvolvimento, a equipe da Cardano adotou uma abordagem científica. Em síntese, foi reunida uma equipe de especialistas em ciência da computação, matemática, criptografia e engenharia de software para pesquisar e desenvolver a plataforma.

A equipe da Cardano se concentrou em vários desafios que as plataformas de blockchain existentes enfrentam como, por exemplo, escalabilidade, segurança, governança e sustentabilidade.

Com base nisso, eles criaram uma plataforma em camadas, separando a camada de liquidação da camada de computação. Além disso, eles introduziram um algoritmo de consenso baseado em Proof-of-Stake (PoS) para tornar a validação das transações mais eficiente.

Por fim, a equipe da Cardano desenvolveu uma linguagem de programação funcional chamada Plutus para permitir que os desenvolvedores escrevam contratos inteligentes mais seguros e robustos.

Como ganhar/comprar a criptomoeda Cardano?

Você pode comprar ADA por meio de exchanges de criptomoedas.  Para isso, escolha uma exchange que atenda às suas necessidades, não esqueça de verificar se ela negocia ADA. Depois disso, basta fazer uma transferência bancária para a sua conta na exchange.

Após fazer a transferência, é preciso comprar Bitcoin ou Ethereum para trocar por Cardano. Vale lembrar que essa é uma operação de alto risco, pois as criptos são bem voláteis. Por isso, não se esqueça de levar em conta o seu perfil de investidor.

Depois de comprar ADA, você pode participar do processo de validação e receber recompensa em ADA. Logo, essa é uma forma de conseguir aumentar a sua quantidade de criptos.

Como usar?

O Cardano serve para fazer transações financeiras de forma rápida e segura. Ela também possibilita a criação de aplicativos descentralizados e contratos inteligentes. A moeda da Cardano é a ADA, que pode ser usada como forma de pagamento na rede.

A ADA pode ser útil ainda como investimento, com o intuito de lucrar no longo prazo. Mas, assim como as outras criptos, ela passa por muitas alterações de preço. Sendo assim, esse tipo de investimento não é legal para todos os perfis de investidores. Enfim, os principais objetivos da Cardano são:

  • Serviços financeiros. Integrar pagamentos, leitura e execução de contratos inteligentes.
  • Transações com criptomoeda. Enviar e receber valores por meio de transações rápidas, seguras e transparentes. Sendo que ela conta com o token ADA.
  • Pagamento. Por fim, ela visa oferecer uma opção depagamentos para pessoas ou instituições com dificuldades de acesso a serviços bancários.

A Cardano vale a pena?

Depende. A ADA é uma cripto relativamente nova, mas que tem ganhado espaço de forma rápida por causa de sua plataforma de blockchain eficiente e escalável. Além disso, ela conta com uma equipe de desenvolvimento ativa e uma comunidade crescente de usuários e desenvolvedores. Tudo isso sugere um futuro promissor.

No entanto, como em qualquer investimento, existem riscos. Um dos grandes riscos é a volatilidade, pois os preços podem variar muito de forma rápida. Essa variação de preços é um risco porque pode fazer com que sua aplicação passe por uma queda de preços.

Enfim, a decisão entre investir ou não em ADA deve ter como base os seus objetivos e perfil de investidor. Também é preciso levar em conta os prós e contras de aplicar em ADA.

Gostou de aprender sobre a ADA? Então não deixe de conferir também quais são os tipos de criptos e as principais do mercado.

Fontes; Coin market cap; Coin next,  Launch pad.