ADA Cardano, o que é? Como funciona, segurança e recompensas

4 de maio de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 18 seg


A ADA é a criptomoeda da plataforma Cardano. O objetivo do sistema é reunir todas as funcionalidades e características das milhares de moedas digitais existentes no mundo, resolvendo e oferecendo soluções.

Dessa forma, a intenção é que a Cardano possa oferecer suporte para os aplicativos financeiros utilizados por consumidores, governos e empresas em todo o mundo. Em relação aos consumidores, a Cardano pretende contribuir com mais de 2 bilhões de pessoas que não têm acesso aos serviços bancários.

Apesar de falarmos sobre o funcionamento do sistema Cardano, esse texto não deve ser visto como uma recomendação para que você invista na criptomoeda ADA.

O que é Cardano?

A Cardano é uma plataforma criada pelo co-fundador da Ethereum, Charles Hoskinson, em 2015. Sendo assim, a Cardano é um projeto de blockchain com código aberto, com desenvolvimento realizado em fases. Como é composta por camadas, a rede pode ser atualizada facilmente através de soft forks, pelas equipes de programadores e engenheiros.

Um detalhe importante é que a Cardano é considerada como o projeto da terceira geração das moedas digitais. Sendo que cada geração proporcionou novas funcionalidades e foi marcada por uma criptomoeda. A primeira geração foi marcada pelo Bitcoin e a segunda pela Ethereum.

ADA Cardano, o que é? Como funciona, segurança e recompensas

Investificar

A empresa responsável por realizar a promoção das construções de aplicações descentralizadas na Cardano, é a Emurgo. Desse modo, a Emurgo auxilia as companhias que desejam implementar as estratégias e desenvolvimentos de aplicações descentralizadas no software Cardano para as indústrias. Por exemplo, os projetos Catallact, Sempo e Y2X estão sendo trabalhados em conjunto com a Emurgo.

Como a Cardano funciona?

A plataforma Cardano, cuja moeda é a ADA, foi a primeira moeda do mundo a utilizar o conceito de desenvolvimento com base em metodologia científica. Dessa maneira, ela conta com uma forte equipe de cientistas, pesquisadores, desenvolvedores e engenheiros, o que traz ainda mais força para o projeto. 

A intenção da ADA é ter uma atuação semelhante ao Bitcoin, usando o sistema blockchain. Portanto, a intenção é que a ADA sirva como uma opção para o pagamento em todo o mundo. Logo, a moeda foi projetada para ter escalabilidade e rapidez no processamento das operações.

Por exemplo, o Bitcoin processa cerca de 7 transações por segundo (TPS), o que é bastante lento em comparação com alguns outros sistemas, como os de cartões de crédito. Entretanto, o criador da Cardano já fez algumas declarações informando que o projeto Cardano está habilitado para processar de 100 – 200 TPS.

ADA Cardano, o que é? Como funciona, segurança e recompensas

Investing

Contudo, em 2021-2022, quando a plataforma entrar na fase Basho, serão realizadas alterações para que a Cardano consiga se escalar conforme a necessidade. Outro detalhe importante sobre o funcionamento da Cardano, é que ela está sendo construída de maneira modular.

Ou seja, a construção do projeto ocorreu por meio de layers, que dividem as arquiteturas em diferentes partes. Logo, o protocolo pode ser facilmente adaptado e atualizado, sem que as alterações em uma parte afetem as demais. 

A Cardano possui uma proposta de interoperabilidade, isto é, permitir que ocorra uma conexão direta entre as moedas digitais e as instituições financeiras, possibilitando o compliance e Know Your Customer (KYC). O objetivo é que seja possível transferir valores entre diferentes blockchains, em um ecossistema interligado.

Segurança da Cardano

A validação e segurança das transações do Bitcoin é realizada por meio do Proof of Work (PoW). Porém, essa tecnologia está sendo bastante questionada, já que ela resulta em bastante gasto de energia e esforço computacional. Outra alternativa para garantir a segurança, é a Proof of Stake (PoS), que não exige um gasto de energia e esforço computacional tão grande.

Apesar disso, o PoW é tido como mais seguro do que o PoS. A solução encontrada por algumas criptomoedas foi mesclar os dois sistemas e usar o que os dois possuem de melhor. Dessa maneira, o time da Cardano trabalhou para criar o primeiro sistema PoS totalmente seguro, cujo protocolo atualizado se chama Ouroboros.

Cripto fácil

Essa solução foi submetida à revisão acadêmica em várias universidades e conseguiu aprovação científica. Isso significa que as transações serão validadas com muito mais velocidade e economia, sem perder a segurança. Além disso, a Cardano permite que uma verificação formal de software seja feita.

Dessa forma, é possível realizar uma revisão detalhada do código para garantir que não exista nenhuma falha crítica no sistema. Essa possibilidade é um verdadeiro diferencial da Cardano, já que esse tipo de sistema é utilizado somente em projetos muito críticos que não permitem falhas, como, por exemplo, em aviões.

Recompensas

Os projetos que utilizam o protocolo PoS, fazem a remuneração dos usuários que mantêm uma quantia considerável de moedas e que rodam um full node (nó completo). A remuneração é feita por meio de mais moedas. Ou seja, é um sistema parecido com a mineração do Bitcoin. Sendo que a wallet que roda um nó completo é chamada de Daedalus.

ADA Cardano, o que é? Como funciona, segurança e recompensas

Zephyrnet

Por exemplo, na Ethereum uma pessoa precisa ter no mínimo 32 ETH para receber recompensas de staking. No entanto, na Cardano qualquer pessoa, independente da quantidade de ADAs que possuir, pode realizar o staking e receber recompensas. 

Como não existe distinção entre os usuários que podem ser remunerados, a Cardano acaba por estimular as pessoas a permanecerem com suas moedas para receberem suas recompensas, ao invés de venderem criptomoedas. O resultado é a alta dos preços, já que os usuários são desestimulados a vender.

Contratos inteligentes na Cardano

A Ethereum marcou a segunda geração de moedas digitais ao possibilitar a criação de contratos inteligentes e possibilitar que outras moedas fossem criadas dentro do seu sistema. Sendo assim, a Cardano também possui a alternativa de criar smart contracts dentro da sua plataforma.

Entretanto, a intenção é que ela tenha diversas melhorias em comparação com sistemas semelhantes. Um exemplo disso é que a Cardano se propõe a criar um sistema que supera todas as brechas de seguranças dos contratos inteligentes, criando um sistema descentralizado e validado através de criptografia.

Guia do bitcoin

Além disso, a intenção é que o sistema seja mais amigável, disponibilizando as linguagens de programação mais famosas do mercado, diferente do Ethereum que utiliza uma linguagem de programação própria.

Inclusive, os projetos criados na Ethereum podem ser transferidos para a Cardano, por meio da máquina virtual KEVM. Portanto, os projetos podem ser transferidos para Cardano sem que seja necessário reescrever todo o código.

Valorização recente da ADA

Recentemente, a ADA da Cardano passou por uma forte valorização. Entre janeiro de 2021 e abril, o seu preço saiu de R$ 0,92 centavos para mais de R$ 8,34 reais, uma alta de mais de 690% em poucos meses. Para saber o que motivou a recente valorização e para aprender como a ADA da Cardano funciona na prática, veja o vídeo de Raul Sena:

Enfim, agora que você sabe como a ADA e a Cardano funcionam, aproveite para entender como funciona a Ripple, o que é? Como funciona, criptomoeda XRP e como investir

Fontes: Infomoney, Portal do bitcoin e Confio na compra

Imagens: Investificar, Cripto inter cambio, Investing, Guia do bitcoin, Cripto fácil e Zephyrnet