Carteiras para ADA Cardano – Como escolher e 7 opções de carteiras

27 de maio de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 8 min, 40 seg


Se você tiver comprado ADA, é essencial que você procure por carteiras para ADA Cardano e não deixe os criptoativos na sua conta na exchange.

Usar uma carteira que seja de fácil utilização e tenha mecanismos de segurança é uma forma de manter seus ativos seguros e evitar ataques de hackers. 

Portanto, ao escolher entre os tipos de carteiras disponíveis (web, móvel, desktop, hardware ou papel), considere critérios como nível de segurança, facilidade de uso e atualização da carteira.

O que é ADA Cardano?

O Cardano é um projeto de blockchain descentralizado criado para que as transações de ponto a ponto sejam facilitadas.

Ele funciona por meio de uma arquitetura de camadas e possui suporte para contratos inteligentes, o que facilita a criação de uma plataforma que é, ao mesmo tempo, escalável, sem deixar de lado a segurança.

Carteiras para ADA Cardano - Como escolher e 7 opções de carteiras

Zephyrnet

Já a ADA é a moeda digital do Cardano. Como trata-se de uma criptomoeda, é essencial que ela seja armazenada em uma carteira segura, ao invés de ficar guardada na sua conta na exchange, que pode ser hackeada.

Tipos de carteiras para ADA Cardano

Existem alguns tipos diferentes de carteiras que devem ser consideradas ao procurar por uma carteira para criptomoedas:

1- Web

As carteiras web são vantajosas porque podem ser facilmente acessadas pela internet. Em contrapartida, elas possuem a desvantagem de serem mais vulneráveis, já que os criptoativos ficam expostos na web e podem ser hackeados.

Dessa forma, esse tipo de carteira é interessante somente para day traders, já que eles realizam operações diárias e precisam de fácil acesso. Porém, as pessoas que possuem uma grande quantidade de ADA Cardano, devem manter os ativos em uma carteira mais segura.

Carteiras para ADA Cardano - Como escolher e 7 opções de carteiras

Investificar

2- Carteiras móveis

As carteiras móveis são parecidas com as carteiras web, já que elas costumam ser conectadas na internet quando o dispositivo está ligado.

A vantagem dessas carteiras é que elas facilitam e agilizam as transações por telefone. Em relação à segurança, elas são protegidas por senha e frase de recuperação.

A desvantagem é que se o celular for roubado, a pessoa que roubou terá acesso aos criptoativos. É claro que você pode tentar usar a frase para recuperá-los, mas não é garantia que você irá conseguir.

3- Carteira desktop para criptomoedas

As carteiras desktop são mais seguras do que as carteiras web e móveis. Isso porque as carteiras desktop não deixam os ativos sempre conectados à internet, já que, quando o computador está desligado, ele não pode ser acessado por hackers. No entanto, elas não são tão seguras quanto as carteiras de hardware. 

Carteiras para ADA Cardano - Como escolher e 7 opções de carteiras

Cripto fácil

4- Hardware

Essas carteiras para ADA Cardano são dispositivos externos que armazenam as moedas digitais de maneira offline. Normalmente, quando a carteira não está em uso, as pessoas armazenam o hardware em um cofre para aumentar ainda mais a segurança do criptoativos.

5- Carteira de papel para criptomoedas

As carteiras de papel são a opção mais segura, já que normalmente são impressas em um computador offline e armazenadas em algum lugar seguro por anos.

Sendo que, para acessar os ativos, basta digitalizar o papel. Entretanto, para que os ativos não sejam perdidos, é essencial que o papel não seja danificado ou que você tenha uma chave de recuperação.

Como escolher uma carteira para criptomoeda?

Ao analisar as opções de carteiras para ADA Cardano, é importante que você se atente à alguns critérios importantes que toda carteira para criptomoedas deve corresponder, tais como:

1- Fácil utilização: O primeiro critério ao analisar uma carteira para criptomoeda é a facilidade para acessar as funções da carteira. Se você não souber como a carteira funciona, vale a pena dedicar um tempo para aprender sobre o seu funcionamento.

Fórum

Para descobrir se a carteira atende ao critério de facilidade de uso, você pode se fazer as seguintes perguntas: É possível usar a carteira de forma intuitiva? Os comandos são facilmente acessados? As informações de uso são claras? Você se sente confortável com a carteira? 

2- Segurança: Além da facilidade de uso, é essencial que a carteira tenha um alto nível de segurança. Geralmente, as carteiras padrão possuem criptografia de nível AES-256 para a proteção das chaves privadas. Normalmente elas suportam autenticação de dois fatores (2FA) para segurança extra de login.

É importante que todas as carteiras tenham pelo menos essas duas medidas básicas de segurança e que de preferência possuam outras. Sendo assim, as carteiras para ADA Cardano que não suportarem 2FA não valem a pena.

Coingape

3- Está em desenvolvimento: Escolher as carteiras que têm uma equipe trabalhando ativamente para sempre mantê-la atualizada é essencial para a segurança das suas criptomoedas. Isso porque, as carteiras desatualizadas são mais vulneráveis e arriscadas. 

4- Equipes de apoio: Verifique se a carteira possui uma equipe de suporte confiável. Uma maneira de analisar isso é lendo os comentários dos outros usuários nas redes sociais. 

Alternativas de carteiras para ADA Cardano

Agora que você conhece os tipos de carteiras para ADA Cardano e os critérios a serem considerados, veja algumas opções de carteiras:

1- Carteira Daedalus

A carteira Daedalus é uma das carteiras para criptomoedas mais indicadas para o armazenamento da ADA. Ela é a mais recomendada, pois é a carteira “oficial” de código aberto da plataforma Cardano. Essa carteira é considerada como uma carteira Full Node. Isso significa que ela faz o download de todo o blockchain Cardano para uso.

Desse modo, ele valida cada uma das transações no histórico da blockchain. Além disso, por meio da carteira Daedalus o usuário pode gerenciar quantas carteiras externas desejar. Logo, é possível ter uma carteira para cada objetivo, como, por exemplo, uma carteira para holding e outra para day trade.

Carteiras para ADA Cardano - Como escolher e 7 opções de carteiras

Publish0x

Uma curiosidade é que a carteira possui um feed de notícias, o que significa que o usuário pode se manter atualizado sobre as mudanças e atualizações do Cardano. Enfim, a carteira Daedalus está disponível para Windows, Linux e MacOS.

2- Carteira Yoroi

A carteira Yoroi é menos completa do que a carteira Daedalus. Dessa maneira, não é preciso baixar toda a rede para usar a carteira. Na verdade, é possível iniciar a transação assim que a carteira for aberta.

Ou seja, essa carteira tem a vantagem de ser de fácil acesso o que possibilita que todos os usuários façam utilização dela, até mesmo as pessoas que não possuem muito conhecimento sobre tecnologia.

Apesar da facilidade, essa carteira para criptomoedas mantêm sua segurança, já que todas as chaves privadas são completamente criptografadas e não são armazenadas nem nos servidores da plataforma, nem nos de terceiros. Isso significa que a plataforma não tem acesso à maneira com que o usuário escolhe gerenciar seus criptoativos.

3- Ledger Nano S

A Ledger Nano S é uma carteira do tipo hardware. Sendo assim, os criptoativos são mantidos em um nível de segurança maior do que as carteiras web.

A Ledger possui dois botões e precisa de um PIN para ser inserido. Como essa carteira só pode ser acessada pessoalmente, os hackers não conseguem acessá-la online.

Boxmining

Sendo que quando a carteira está desconectada do computador, as chaves privadas são mantidas inacessíveis e criptografadas. Existe ainda a segurança das 24 palavras de recuperação, caso o usuário perca o acesso à carteira.

Para aumentar ainda mais a segurança, o usuário pode manter a Ledger em um local seguro, como um cofre. A desvantagem dessa carteira é que existem muitas etapas para acessar os ativos, o que faz com que ela seja recomendada para as pessoas mais experientes.

4- Guarda Wallet

A Guarda Wallet é uma carteira interessante para as pessoas que desejam armazenar não apenas a ADA, mas também outros tipos de criptomoedas. Isso porque, ela tem suporte para as maiores moedas digitais do mercado, como, por exemplo, o Bitcoin, XRP e Ethereum.

5- Atomic Wallet

A carteira para criptomoedas Atomic Wallet conquistou milhares de usuários no mundo todo, ao ser uma das primeiras carteiras e possibilitar o armazenamento de vários tipos de criptomoedas.

Portanto, além da ADA, essa carteira também possibilita a armazenagem de outras moedas digitais de destaque no mercado como Ethereum, Bitcoin e XRP.

Atomic wallet

Inclusive, a Atomic tem um token próprio o AWC e possibilita a troca de criptoativos dentro da própria carteira. O acesso à Atomic é realizado por meio de impressões digitais e ela está disponível para os computadores Windows, Linux e Mac e ainda para os celulares Android e iOS.

6- Trezor

Essa alternativa de carteira para criptomoeda, foi uma das primeiras carteiras de hardware a ser lançada e é uma concorrente direta da Ledger. Ao conectar a Trezor, a carteira pede que o usuário coloque um número PIN complexo com o intuito de evitar roubos pessoais.

Além disso, se o usuário perder o acesso ao criptoativos, a carteira oferece uma frase de recuperação com 24 palavras. Por fim, essa carteira também pode ser usada para guardar outras moedas digitais e não apenas a ADA Cardano.

7- AdaLite

A AdaLine é uma carteira web. Ou seja, os ativos permanecem sempre conectados à internet e, por isso, estão mais sujeitos às invasões. É possível acessar a carteira através de uma frase mnemônica, do arquivo oficial armazenado no computador ou ainda através de uma carteira de hardware.

AdaLite

Enfim, essa carteira não é diretamente recomendada pelo site oficial da Cardano, mas ela é considerada uma boa opção de carteira, já que seus desenvolvedores são parceiros do projeto Cardano.

Agora que você conhece as opções de carteiras para ADA Cardano, aprenda mais sobre o funcionamento dessa criptomoeda: ADA Cardano, o que é? Como funciona, segurança e recompensas

Fontes: Bein Crypto, Cripto intercâmbio e Portal do bitcoin

Imagens: Investificar, Zephyrnet, Criptonizando, Publish0x, Cripto fácil, Fórum, Coingape, Boxmining, Atomic wallet e AdaLite