Tipos de criptomoedas: quais são as principais no mercado

20 de julho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 11 min, 19 seg


Depois que o Bitcoin foi lançado em 2009, vários outros tipos de criptomoedas apareceram no mundo. Algumas possuem os mesmos objetivos do Bitcoin e outras visam solucionar alguns problemas dele, como por exemplo, o gasto energético.

Existem ainda as plataformas, como por exemplo, o Ethereum que propõe soluções ao mesmo tempo em que possui sua própria moeda digital.

Seja como for, atualmente existem tantas moedas digitais no mercado, que pode ser difícil identificar quais são as principais. Pensando nisso, este texto irá te ajudar a identificar as criptomoedas mais importantes e suas características.

O que são criptomoedas?

Antes de falarmos sobre os tipos de criptomoedas existentes, vale a pena relembrar o que é uma criptomoeda. Em síntese, as criptomoedas são moedas digitais que podem ter as mais diversas funcionalidades, como por exemplo, servir como meio de pagamento.

Boa parte das criptomoedas foram inspiradas no Bitcoin, já que esta foi a primeira moeda digital a ser lançada no mundo. Portanto, assim como o Bitcoin, a maioria das criptomoedas são descentralizadas. Ou seja, elas funcionam sem a necessidade de uma instituição intermediária.

Tipos de criptomoedas: quais são as principais no mercado

Investing

Tipos de criptomoeda

Existem mais de 5 mil tipos de criptomoedas diferentes com funções e tecnologias diversas. Pensando nisso, este texto contém os principais e mais conhecidos tipos de criptomoedas:

1- Bitcoin

O Bitcoin foi a primeira criptomoeda a ser lançada no mundo. Em outras palavras, o Bitcoin foi a primeira moeda digital a propor um sistema de pagamentos global totalmente descentralizado. Antes disso era preciso da intermediação das instituições financeiras.

Porém, com o Bitcoin uma porta de oportunidades foi aberta e várias outras moedas digitais surgiram. Enfim, por ser a criptomoeda mais antiga, ela é mais estabelecida no mercado, conta com um grande volume de negociações, alta liquidez e alto valor de mercado.

2- Ethereum

O Ethereum é uma plataforma que além de possuir a própria criptomoeda, também possibilita que os usuários desenvolvam aplicativos e contratos inteligentes.

Uma curiosidade é que diferente do Bitcoin, inicialmente o Ethereum não foi criado para ser uma moeda digital. Na verdade ele foi desenvolvido como um ativo que seria usado para recompensar os desenvolvedores que contribuíssem com a plataforma e projetos.

Finance magnates

3- Ripple

Criada em 2011, a Ripple é um protocolo de pagamento distribuído, onde os usuários podem fazer pagamentos em qualquer moeda. É justamente por possibilitar que outras moedas sejam usadas e não apenas a moeda da rede, que a Ripple está se tornando cada vez mais popular entre os investidores.

A Ripple é um pouco diferente de outros tipos de criptomoedas. Já que ela realiza a conexão entre provedores de pagamentos, empresas e bancos, além de não poder ser minerada.

4- Stellar lumens

Essa criptomoeda foi desenvolvida por Jed McCaleb, um dos desenvolvedores da Ripple. O objetivo é que a Stellar sirva como a ligação entre as moedas virtuais e tradicionais. Dessa forma, a intenção é que ela seja uma plataforma multi-transacional com moedas tradicionais e digitais.

A vantagem dessa moeda digital é que as transações são muito mais rápidas e baratas do que as transações com Bitcoin. Além disso, ela possui o próprio protocolo de consenso, o que significa que ela conta com uma rede de profissionais internos que podem executar o sistema de maneira independente.

Criptonizando

5- Bitcoin cash

Essa moeda digital é o resultado da cisão do Bitcoin. O seu foco principal está em possibilitar transações com blocos maiores, o que faz com que o processo seja bem mais rápido.

Em resumo, houve um debate sobre a escalabilidade do Bitcoin e algumas propostas surgiram para torná-lo mais escalável. Contudo, nem todos os usuários estavam satisfeitos com as propostas de mudanças, logo, eles criaram o Bitcoin Cash, em 2017.

6- Bitcoin SV

Assim como o Bitcoin Cash, o Bitcoin SV surgiu após uma cisão do Bitcoin, em 2018. Entretanto, enquanto o Bitcoin Cash busca aumentar a escalabilidade, o Bitcoin SV tem como objetivo resgatar o protocolo original do Bitcoin. Desse modo, a intenção é voltar para as diretrizes estabelecidas inicialmente quando o Bitcoin foi criado.

Tipos de criptomoedas: quais são as principais no mercado

The cap

7- Litecoin

O Litecoin foi criado pouco depois do Bitcoin, por Charlie Lee (ex-funcionário do Google). A intenção dessa moeda digital é ser acessível à população em geral e solucionar alguns problemas do Bitcoin.

Nesse sentido, ela proporciona transações mais rápidas do que o Bitcoin, através de um novo algoritmo de mineração. Além disso, o Litecoin possui um limite de mineração de 84 milhões de criptomoedas. Em contrapartida, o Bitcoin está limitado em 21 milhões de moedas.

8- Cardano

A Cardano tem como objetivo unir todas as melhores características e funções de todas as criptomoedas disponíveis no mundo. Ao unir todos esses elementos, a plataforma seria capaz de oferecer muitas soluções e resolver problemas relacionados às moedas digitais.

Apesar de possuir um objetivo tão ambicioso, a Cardano tem robustez em seu código, já que foi a primeira criptomoeda baseada em metodologia científica.

Tipos de criptomoedas: quais são as principais no mercado

Investificar

9- Binance coin

Lançado em 2017, o Binance Coin funciona como um intermediador entre os compradores e vendedores de moedas virtuais. Essa intermediação ocorre pois a criptomoeda foi lançada por uma das maiores exchanges do mundo, a Binance. Desse modo, ela foi desenvolvida como um token de utilidade que proporcionava descontos nas taxas de trading.

No entanto, com o passar do tempo, a moeda tornou- se o token nativo da blockchain do Binance. Sendo assim, atualmente a moeda pode ser usada para comprar vários itens, como por exemplo, presentes virtuais e para pagar despesas de viagens.

10- EOS é um tipo de moeda digital

O EOS é considerado por muitas pessoas como uma versão melhorada da blockchain do Ethereum. Isso porque o objetivo do EOS desde a criação, era funcionar como um sistema para a criação de aplicativos descentralizado e resolver os problemas que o Ethereum possui.

Uma das soluções apresentadas pelo EOS, é o aumento da velocidade no processamento das transações, possível graças ao sistema de processamento paralelo do protocolo. Ou seja, o sistema do EOS executa várias ações ao mesmo tempo, resultando no melhoramento da escalabilidade da moeda digital.

Criptonoticias

11- NEO

O NEO é um projeto de moeda digital que funciona com código aberto, por meio da tecnologia blockchain e contratos inteligentes. A intenção dessa criptomoeda é criar a economia inteligente através da autorização da gestão de ativos digitais. 

Enfim, essa moeda digital integra as operações com contratos inteligentes, ativos digitais e identidades digitais na blockchain. Sendo assim, o seu sistema pode servir como uma base de dados descentralizada e transparente, o que possibilita que as empresas possam gerir suas operações e usar as vertentes tecnológicas que vão surgindo.

12- Chainlink

Criado por Sergey Nazarov, em 2017,  o Chainlink tem como objetivo simplificar a utilização de contratos inteligentes entre as plataformas. Dessa forma, o seu sistema é composto por um protocolo que facilita o acesso ao melhor dos contratos para aplicativos no mundo real.

O Chainlink funciona por meio da infraestrutura on-chain, dentro do blockchain e da infraestrutura fora da cadeia, que é onde os dados do mundo real são utilizados nos contratos inteligentes. 

13- Thether é um tipo de moeda digital

O Thether é conhecido como uma moeda estável, já que tem como característica principal o fato de que ele se equipara ao dólar. Apesar de ser estável em relação ao dólar, ele mantém suas características como criptomoeda. Sendo que, ele está entre as moedas com maior valor de mercado.

Gazeta do povo

Outros tipos de criptomoedas

Além das moedas digitais que são mais conhecidas no mundo, existem ainda alguns outros tipos de criptomoedas. Por exemplo:

1- Namecoin: Foi uma das primeiras altcoin a fazer sucesso no mercado. Ela foi criada com o intuito de criar um serviço de Domain Name Server (DNS). 

2- Peercoin: Criada em 2012, a Peercoin funciona de pessoa para pessoa (peer to peer), sem a necessidade de intermediadores. Além disso, ela é um tipo de moeda digital híbrido que utiliza o sistema de proof-of-stake e proof-of-work.

3- Dogecoin: A Dogecoin foi inspirada em um meme da internet, que consiste na imagem de um cachorro japonês da raça Shiba Inu, com frases engraçadas que simulam os pensamentos do animal.

4- Gridcoin: Esse tipo de moeda digital usa o sistema de prova de pesquisa, que premia os usuários com criptomoedas.

5- Nano: Em síntese, a Nano foi desenvolvida para solucionar dois problemas do Bitcoin, a falta de eficiência energética e a latência.

6- CloakCoin: É um tipo de moeda digital que funciona como um sistema de pagamento global com código aberto.

Tipos de criptomoedas: quais são as principais no mercado

Olhar digital

7- Aeon: Baseada no Monere, a Aeon tem um blockchain bem rápido e as transações não podem ser rastreadas.

8- Mastercoin: Além de ser uma opção de criptomoeda, a Mastercoin também possui uma plataforma que agrega funcionalidades na estrutura de blockchain do Bitcoin. 

9- Auroracoin: Em resumo, essa que foi a primeira moeda da Islândia, funciona como uma alternativa para as negociações de criptomoedas, já que o governo impôs restrições à negociação de Bitcoin no país.

10- Dash: Inicialmente essa criptomoeda era conhecida como Darkcoin e foi desenvolvida para garantir o anonimato nas transações. Posteriormente, os objetivos da moeda foram alterados e ela foi renomeada como Dash.

Mais alguns tipos de criptomoedas

Algumas outras alternativas de criptomoedas são:

1- Verge: Voltada para a privacidade dos usuários, a Verge é um tipo de criptomoeda focada em proporcionar transações não rastreáveis e anônimas.

2- Vertcoin: Criada em 2014, a Vertcoin é uma moeda digital descentralizada, que tem a proposta de ser democrática usando a tecnologia blockchain.

3- E-Coins: O E-Coin é um projeto que tem como objetivo tornar as transações financeiras futuras melhores para os usuários.

4- Zcash: A Zcash tem como foco principal a privacidade do protocolo Bitcoin.

5- Primecoin: A Primecoin possibilita que os usuários realizem pagamentos com segurança e baixo custo, sem a necessidade de intermediários.

6- Nxt: Criada com o intuito de construir uma rede de pagamentos, a Nxt funciona com código aberto e usa o blockchain para garantir a segurança das transações.

7- Emercoin: Lançada em 2013, a Emercoin é parecida com a Namecoin, apesar de não ser idêntica. Sendo que, ela é baseada nas características do blockchain.

Investing

8- DAI: A DAI é categorizada como uma stablecoin, já que seu preço unitário não passa por fortes oscilações, como ocorre com outros tipos de criptomoedas.

9- DigitalNote: É uma plataforma e moeda digital de código aberto. Ela é baseada no blockchain e funciona de maneira descentralizada.

10- Titcoin: Criada em 2014, essa criptomoeda foi desenvolvida pelo site de entretenimento voltado para público adulto, Pornhub.

11- Lunes: A Lunes é uma moeda digital brasileira criada em 2018 que é baseada na tecnologia blockchain. Essa criptomoeda tem como objetivo a descentralização de movimentações financeiras, para que haja maior autonomia dos usuários.

12- MDToken: Por fim, temos a MDToken uma moeda digital brasileira que foi lançada oficialmente em 2019. Sendo que, o objetivo dessa criptomoeda é ter uma atuação descentralizada e acessível a todos os usuários.

Para finalizar, mais alguns outros tipos de criptomoedas

Existem ainda algumas outros tipos de criptomoedas:

1- MazaCoin: Lançada em 2014, essa criptomoeda foi criada com o objetivo de ser o câmbio oficial das tribos indígenas norte-americanas. 

Computer world

2- Monero: A principal característica da Monero é o funcionamento totalmente anônimo. Ou seja, nenhuma das transações realizadas em seu sistema pode ser rastreada.

3- NEM: Com a rede composta por nós, a NEM é não apenas uma criptomoeda, como também uma plataforma descentralizada.

4- PotCoin: Essa criptomoeda tem uma particularidade, ela foi desenvolvida para ser a intermediadora nas negociações envolvendo a cannabis legalizada. 

5- Niobio Cash: Deriva do CrytoNote, essa moeda digital tem como foco as operações anônimas diretamente entre pessoas.

6- Niobium Coin: Com atuação autônoma e baseada no blockchain da Ethereum, a Niobium Coin foi desenvolvida como ativo da Bolsa de Moedas Virtuais Empresariais de São Paulo (BOMESP).

Além dos tipos de criptomoedas listadas acima, existem ainda alguns tipos de moedas inativas, como por exemplo: Zerocoin, Coinye, OneCoin, BitConnect, KodakCoin e Petro.

Apesar de existirem tantos tipos de criptomoedas, o Bitcoin continua sendo o principal. Veja o vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, sobre a cruz da morte do Bitcoin:

Enfim, agora que você sabe quais são os tipos de criptomoedas, não deixe de aprender como Declarar Bitcoin e outras criptomoedas – Obrigatoriedade e passo a passo

Fontes: Capital research, RenovainvestGenial investimentos, Renovainvest, Investidor Sardinha, Space, Renovainvest, Investidor Sardinha, Brasil 123, Renovainvest, Btcsoul, Renovainvest, Guia do bitcoin, Renovainvest, Investidor Sardinha, Guia do bitcoin,  Investidor Sardinha, Wikipédia, CloakCoin, Renovainvest, Guia do bitcoin, Renovainvest, Analise cripto, Renovainvest, Moneytimes, Renovainvest, Livecoins, Renovainvest, Investidor Sardinha, Renovainvest, Bitdegree e Renovainvest

Imagens: Investing, Jornal de Brasília, Olhar digital, Computer world, Investing, Finance magnates, Criptonizando, The cap, Investificar, Criptonoticias e Gazeta do povo