Solana: o que é e como funciona essa criptomoeda?

17 de maio de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 48 seg


A Solana criptomoeda é uma plataforma blockchain descentralizada e de código aberto. Por meio dela, é possível criar aplicativos e tokens. Nesse sentido, ela funciona por meio da junção de dois mecanismos: proof-of-stake (PoS) e proof-of-history (PoH).

O token nativo da plataforma é o SOL, uma criptomoeda útil para o pagamento de taxas para transações e execuções inteligentes de contratos. O SOL serve ainda para proteger a rede através do staking com o mecanismo de proof-of-stake.

O desenvolvimento da Solana teve início em 2017, com a fundação da Solana Labs por um grupo de engenheiros chefiados por Anatoly Yakovenko. Mas o lançamento do token SOL ocorreu apenas em 2020. Enfim, para comprar a cripto, basta acessar uma exchange, isto é, uma corretora de criptomoedas.

O que é a criptomoeda Solana?

A Solana é uma plataforma blockchain descentralizada e de código aberto que possibilita a construção de aplicativos e de outros tokens. A plataforma foi criada para ser rápida, barata e sustentável, e o seu token nativo é o SOL.

De acordo com a Solana Foundation, um total de 489 milhões de tokens SOL serão liberados em circulação. Até agora, cerca de 260 milhões já estão no mercado.

A distribuição dos tokens SOL foi da seguinte forma: 16,23% foram para uma venda inicial semente, 12,92% dos tokens foram alocados para a venda da fundação, 12,79% das moedas SOL foram distribuídas entre os membros da equipe e 10,46% dos tokens foram entregues à Solana Foundation.

Os tokens que restaram foram liberados para a venda pública e privada, e alguns ainda serão liberados ao mercado.

Como funciona?

A Solana funciona por meio do proof-of-stake (PoS) em combinação com o proof-of-history (PoH). Em resumo, o PoS é um mecanismo de consenso com base onde os validadores usam suas próprias criptomoedas para validarem operações. Desse modo, os usuários ajudam na proteção da rede com staking e são recompensados por isso.

Por outro lado, o PoH não é um mecanismo de consenso, mas ajuda o mecanismo de consenso de Prova de Participação de Solana. Isso porque, com o PoH, é possível criar um registro que mostra que certo evento ocorreu em momento específico, antes ou depois de outros eventos.

No fim das contas, o PoS garante a segurança da rede ao passo em que o PoH acelera todo esse processo ao permitir transações em paralelo.

Leia também: Quais são os tipos de tokens?

Como comprar a criptomoeda Solana?

O token SOL está disponível em diversas exchanges, isto é, em corretoras de criptomoedas. Sendo assim, você pode enviar e receber Solana em inúmeras exchanges e carteiras de criptomoedas.

A dica é procurar por uma exchange que se encaixa nas suas necessidades e que ofereça essa cripto. Depois disso, verifique quais são os requisitos para criação de conta e as taxas que a plataforma cobra. Por fim, basta abrir sua conta, fazer uma transferência e investir.

Como usar?

A rede Solana serve para criar e implantar aplicativos com um ambiente rápido, escalonável e de  baixo custo. Sendo assim, se você deseja criar aplicativos ou tokens, você pode usar a rede Solana.

Por outro lado, o token nativo SOL serve para proteger a rede através do staking com o mecanismo de proof-of-stake. Ela serve ainda como meio de pagamento de taxas para transações e execuções inteligentes de contratos. Por fim, o token serve ainda para votar na governança da rede.

Quais são os riscos da criptomoeda Solana?

A rede da Solana conta com o mecanismo de consenso de proof-of-stake (PoS), o que garante a segurança da rede. Isso significa que você pode usar a plataforma da Solana tranquilamente.

Por outro lado, o token SOL  tem altos riscos, pois trata-se de uma criptomoeda. O risco principal é a volatilidade dos preços, ou seja, as mudanças abruptas de preços. O risco da volatilidade, é que a moeda pode se desvalorizar de forma repentina, fazendo com que os investidores percam parte do valor investido.

Outro risco se refere à ataques hackers na exchange que você comprar a criptomoeda ou até mesmo na sua carteira digital. Por isso, guarde sempre suas criptos em local seguro como, por exemplo, em paper wallet.

Além disso, é preciso considerar a utilidade do token, uma vez que a SOL está atrelada à popularidade e utilidade do ecossistema Solana. Isso significa que, com o crescimento da blockchain e o aumento da criação de aplicativos, a tendência é o aumento da demanda por SOL, ocasionando o aumento do seu preço.

No entanto, a comunidade costuma criticar a Solana por causa do alto risco de centralização, já que existem poucos validadores e grande parte dos tokens estão nas mãos dos fundadores.

Vale a pena?

Depende. Assim como as demais criptomoedas disponíveis no mercado, a SOL tem um alto grau de risco. É por isso que a aplicação em criptomoedas costuma ser feita por investidores mais arrojados, que gostam de correr risco.

Mas se você gosta de riscos e já investe em criptomoedas, a SOL pode ser uma boa opção para diversificar o seu portfólio. Afinal, a rede Solana tem algumas vantagens tais como o baixo custo e o fato de ser escalonável. No entanto, antes de investir não deixe de analisar a fundo a proposta da plataforma Solana e do token SOL.

Enfim, gostou de aprender sobre a Solana? Então aproveite para conhecer também a Radio Caca Token (RACA): como funciona e vale a pena?

Fontes: Coinbase, Empiricus, Kriptomat e Coinmarketcap.