Paper wallet: o que é, como funciona e quais são as melhores?

6 de outubro de 2020, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 7 min, 44 seg


Uma paper wallet é um tipo de carteira de criptomoedas, considerada uma das formas mais seguras de armazenar grandes quantias de criptos. Ela funciona como uma forma de proteção, principalmente, contra ataques de hackers e possíveis falhas do sistema. 

No entanto, mesmo sendo tida como uma forma segura de armazenar grandes quantias, é preciso seguir uma série de medidas de segurança para garantir a integridade das suas criptos. Apesar do Bitcoin ser a criptomoeda mais famosa, existem carteiras de moedas digitais de vários tipos diferentes, com modos de funcionamento similares. 

Se o assunto lhe interessou, então continue a leitura, que vai saber tudo em maiores detalhes.

O que é paper wallet?

Uma paper wallet, como o próprio nome sugere, é uma carteira de papel. Mais especificamente, é uma carteira física que pode estar escrita em um papel ou em qualquer outro material. Este tipo de carteira é conhecido como Cold Wallet, ou Carteira Fria, um termo dado a carteiras que não estão conectadas à internet.

As paper wallets são utilizadas geralmente para guardar com maior segurança uma grande quantidade de dinheiro que não será movimentada. O principal vetor de ataque de hackers se dá pela internet, portanto, as paper wallets surgem como uma alternativa gratuita para quem quer obter maior segurança.

As paper wallets podem ser criadas para as principais criptomoedas, desde que elas se utilizem de Blockchain ou similares.

Elas são indicadas para armazenar grandes quantidades de dinheiro que não serão movimentadas de maneira constante, já que sempre que a carteira for conectada na internet, ela se torna mais vulnerável e o usuário deve criar uma nova carteira. 

Essa é uma opção muito segura, pois a conexão com a internet é apenas durante o acesso aos criptoativos. Como os ataques hackers ocorrem sobretudo na internet, a carteira que permanece offline está segura contra esse tipo de ataque.

Quais são as características desse tipo de carteira?

Uma paper wallet, como o próprio nome sugere, é uma carteira de papel. Mais especificamente, é uma carteira física que pode estar escrita em um papel ou em qualquer outro material. Este tipo de carteira é conhecido como cold wallet, ou Carteira Fria, um termo dado a carteiras que não estão conectadas à internet.

As paper wallets são utilizadas geralmente para guardar com maior segurança uma grande quantidade de dinheiro que não será movimentada. O principal vetor de ataque de hackers se dá pela internet, portanto, as paper wallets surgem como uma alternativa gratuita para quem quer obter maior segurança.

Como funciona a paper wallet?

O funcionamento de uma paper wallet pode ser aplicado, basicamente, a qualquer  criptomoeda que utilize uma Blockchain ou tecnologia semelhante. Quase todas as principais criptomoedas oferecem ferramentas para a criação desse tipo de carteira.

Para saber como funciona, é preciso entender a utilização de uma carteira Bitcoin e seus endereços. Uma carteira Bitcoin funciona de forma semelhante a um e-mail, com funções de envio e recebimento; e também possui um endereço para cada usuário, com senha para que pessoas não autorizadas não possam acessar a conta. O usuário seria a chave pública e a senha a chave privada (Seed). Toda chave privada possui uma chave pública.

Na teoria, todas as chaves privadas possíveis já existem, elas já estão lá dentro da tecnologia da Blockchain, só precisam ser “descobertas”. A quantidade de endereços privados (Seed) é tão grande que é praticamente impossível a mesma chave privada ser gerada para dois usuários diferentes. Isso que garante a eficiência das paper wallets, pois não é necessário estar conectado à rede do Bitcoin para criar um endereço. Os endereços já estão criados, basta escolher um e utilizar. O software offline precisa apenas conhecer as regras e a criptografia que o Bitcoin utiliza.

Quais precauções tomar com a paper wallet?

As paper wallets são uma forma segura de armazenar criptomoedas, mas é importante tomar algumas precauções para garantir a segurança dos seus ativos:

  • Segurança do dispositivo: Mesmo que uma paper wallet seja um dos meios mais seguros de guardar seus ativos, algumas medidas precisam ser tomadas para que a segurança não seja comprometida.
  • Impressão: Qualquer problema na impressão da sua paper wallet pode fazer com que você tenha problemas para acessar suas criptomoedas.
  • Armazenamento físico: Lembre-se de que, por se tratar de um pedaço ou folha de papel, a paper wallet pode ter sua tinta apagada com o decorrer do tempo, ser rasgada, molhada, queimada e até consumida por animais como traças. A recomendação é que se tenha 2 cópias em lugares de diferente acesso, caso, por ventura, aconteça algo que danifique uma das cópias.
  • Uso único: Para gastar de uma paper wallet será necessário importar a chave privada em alguma carteira online para que ela crie a transação e transmita para a rede bitcoin; mas outra regra de segurança que muitas carteiras ignoram é que uma paper wallet deve ser usada somente uma vez.

É importante lembrar que a segurança da sua paper wallet depende muito de como você a gerencia. Portanto, é crucial seguir essas precauções para garantir a segurança dos seus ativos.

Exemplos de Paper Wallet

BitAddress

BitAddress é um site que permite criar uma carteira de Bitcoin. Para armazenar bitcoins e realizar transações, você precisa de uma carteira de Bitcoin, que é uma chave criptografada. Todo o processo fica registrado no Blockchain, que é um registro geral do Bitcoin, e as informações de transferência ficam armazenadas na carteira.

Cada carteira é composta por duas chaves: uma pública e uma privada. A chave pública é um código gerado por meio de uma função matemática, que será o seu “endereço” no universo Bitcoin, enquanto a chave privada é um número secreto, uma senha, que permite que os bitcoins sejam gastos. Ela está matematicamente ligada à chave pública.

O BitAddress permite que você crie sua própria carteira em poucos passos. Ele também oferece suporte a chaves privadas através do algoritmo BIP38, fornecendo autenticação de dois fatores para a sua carteira de papel. Ou seja, algo que você tem (carteira de papel) e algo que você sabe (a senha).

MyEtherWallet

MyEtherWallet (MEW) é uma interface gratuita e de código aberto que permite interagir com a blockchain Ethereum. Ela permite que você gere carteiras, interaja com contratos inteligentes e muito mais.

A MyEtherWallet não é uma carteira de criptomoedas de fato, mas uma interface. Ela permite que você armazene seus Ethereum ou outros tokens e moedas relacionadas ao Ethereum. Enquanto ela é um software, as moedas são guardadas no seu computador pessoal e não online. Ela é completamente gratuita e muito fácil de usar.

A MyEtherWallet suporta Ethereum e todos os seus tokens. Ela não suporta altcoins que não sejam da Ethereum. Ela não tem conexão direta com uma plataforma de trade.

É importante notar que a segurança da carteira depende de como ela é gerenciada. É preciso manter as chaves privadas seguras e nunca compartilhadas com ninguém.

LiteAddress

LiteAddress é uma carteira focada no armazenamento da moeda digital Litecoin. Ela funciona de maneira muito semelhante a uma paper wallet. Uma paper wallet é uma forma de guardar criptomoedas de maneira impressa ou escrita, seja num papel ou em outro material.

Quando criada, a LiteAddress gera uma chave privada, que não deve ser compartilhada com ninguém. Após isso, o usuário deve transferir suas moedas para essa chave pública criada e, caso alguma precise ser removida, a conexão com a internet se faz necessária ao inserir a chave privada em alguma carteira digital para realizar a transferência dos ativos.

Os procedimentos de segurança precisam ser adotados para que a carteira esteja sempre livre de qualquer tipo de risco. É importante lembrar que a segurança da carteira depende de como ela é gerenciada. É preciso manter as chaves privadas seguras e nunca compartilhadas com ninguém.

Como fazer o armazenamento físico da paper wallet?

Para fazer o armazenamento físico de uma paper wallet, você precisa seguir alguns passos:

  1. Criação da Paper Wallet: Primeiro, você precisa criar a paper wallet usando um programa. Geralmente, a paper wallet contém um código QR para que você possa digitalizá-la e adicionar as chaves em outra carteira para realizar uma transação.
  2. Impressão da Paper Wallet: Após a criação, você pode imprimir a paper wallet. Ela deve conter a chave privada, que não deve ser compartilhada com ninguém, e a chave pública, para a qual você transferirá suas moedas.
  3. Armazenamento Físico: Uma vez impressa, sua paper wallet precisa ser bem guardada em um local seguro. Considere um cofre, à prova de fogo ou água, ou até mesmo um cofre dentro de uma instituição financeira.

Leia também: Trust Wallet: o que é e para que serve?

Fontes: Portal do bitcoin, Cripto facil, Monnos Guia do bitcoin, Portal do bitcoin e Foxbit.