BR Properties S.A.

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker BRPR3
Fundador GP Investments
Presidente da empresa Martín Andrés Jaco
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A BR Properties S.A. distribui dividendos consecutivamente desde 2010, com exceção dos anos de 2016 e 2019. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2006
Ano do IPO 2010
Setor de atuação Financeiro
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos BR Properties
Principais produtos

A empresa atua por meio da:

  • Aquisição;
  • Locação;
  • Administração;
  • Incorporação;
  • Venda.

– Suas operações são focadas em imóveis comerciais, especialmente imóveis qualificados, como Escritórios, Galpões Industriais e de Varejo.

– A estratégia de negócios da Companhia inclui também a aquisição de imóveis na modalidade de Sale-Lease-Back, desenvolvimentos Built to Suit e, ainda, a incorporação de empreendimentos imobiliários comerciais, com a finalidade principal de mantê-los em carteira para renda.

O que a empresa faz?

A BR Properties é uma empresa do setor de imóveis, focada no investimento em imóveis comerciais de renda. Portanto, a principal atividade da empresa está no investimento de imóveis comerciais, onde a BR Properties possui foco na aquisição, locação, administração, incorporação e venda dos imóveis. 

BR Properties S.A. - BRPR3

Como uma companhia voltada aos imóveis comerciais, a BR Properties direciona suas atividades especialmente aos imóveis qualificados, como:

  • Escritórios; 
  • Galpões Industriais; 
  • Varejo. 

Assim, o principal objetivo da empresa é adquirir imóveis comerciais, que possuam uma boa localização e, consequentemente, tenham potencial de rentabilidade e valorização. A principal atividade da empresa consiste, então, em valorizar os imóveis a partir da busca estratégica de localização. 

Para isso, a empresa realiza algumas atividades, como investir em melhorias, reduzir os custos de ocupação e aumentar a área locável, por exemplo. 

BR Properties S.A. - BRPR3

Além disso, a BR Properties possui um modelo de negócio integrado e completo, onde as equipes de trabalho interno são direcionadas para cada fase das variadas atividades que a empresa desenvolve. 

Isso significa que a companhia está presente em todas as etapas do negócio, que engloba desde a identificação de oportunidades de aquisição até a possível venda do imóvel. A atuação da empresa é focada em dois estados brasileiros, sendo eles São Paulo e Rio de Janeiro. 

Um dos diferenciais da empresa é o monitoramento feito em relação ao mercado imobiliário comercial, para que assim a BR Properties consiga antecipar tendência, bem como ficar por dentro da oferta e demanda nas regiões onde possui atuação. 

BR Properties S.A. - BRPR3

Nesse sentido, a empresa ainda possui como estratégia de negócios, a compra de imóveis na modalidade Sale-Lease-Back e desenvolvimentos Built to Suit. Por fim, a BR Properties também realiza a incorporação de empreendimentos comerciais, com o intuito de mantê-los em carteira para renda. 

A BR Properties está listada na Bolsa de Valores brasileira (B3) com ações ordinárias, sob o código BRPR3. 


Breve história da empresa

A história da BR Properties teve início entre 2004 e 2006, quando a empresa foi criada ainda com o nome de Itarema Participações S.A. A companhia só foi criada por conta da separação parcial que ocorreu na empresa Cabinda Participações S.A. Em 2007, a empresa abriu capital e, a partir disso, começou a negociar ações ordinárias na B3. 

BR Properties S.A. - BRPR3

Dois anos mais tarde, em 2009, o capital da empresa aumentou e, com isso, novos sócios começaram a fazer parte da BR Properties. Além disso, os recursos no montante da empresa ficaram, naquele ano, em torno de R$ 220,9 milhões. No ano seguinte, a oferta pública inicial da empresa foi realizada na Bolsa de Valores brasileira. 

Já em 2013, a BR Properties passou a integrar a carteira do índice Ibovespa. Em 2014, como forma de vender 100% do portfólio industrial e logístico, a empresa fez um acordo com a GLP a partir de um Contrato de Compra e Venda de Ativos e Participações Societárias. 

No ano seguinte, em 2015, a empresa realizou a venda do Ed. Raja Hills, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, por um valor de R$ 36,0 milhões. No mesmo ano, a companhia realizou mais um Contrato de Compra e Venda de Ativos e Participações Societárias, com a Blackstone, visando a venda de 10 ativos imobiliários. 

BR Properties S.A. - BRPR3

Ainda em 2015, a BR Properties finalizou a venda de 7 ativos imobiliários para a empresa Blackstone e, além disso, vendeu 4 ativos imobiliários para a Brookfield. Já em 2016, a companhia concluiu, no Rio de Janeiro, a aquisição do Ed. Passeio Corporate. 

Por fim, em 2010, a empresa passou a integrar o Novo Mercado da B3, o mais alto nível de governança da bolsa de valores. Ainda no mesmo ano e, logo depois, em 2011, a BR Properties realizou uma nova emissão de ações e, em 2012, incorporou o One Properties.


Diretoria

Martín Andrés Jaco (Diretor Presidente / Superintendente)

Andre Bergstein (Diretor de Relações com Investidores)


Conselho administrativo

Rubens Mário Marques de Freitas (Presidente)

Antonio Carlos Augusto Ribeiro Bonchristiano (Vice Presidente)

Danilo Gamboa

Fabio de Araujo Nogueira

Charles Laganá Putz


Principais concorrentes

Iguatemi Empresa de Shopping Centers (IGTA3)

Multiplan (MULT3)

brMalls (BRML3)

Aliansce Sonae (ALSO3)

Even (EVEN3)

Cyrela Commercial Properties (CCPR3)

Brasil Brokers Participações S.A. (BBRK3)

Correa Ribeiro S.A. (CORR4)

General Shopping (HSHP3)

Habitasul (HBTS3)

Jereissati Participações S.A. (JPSA3)

LPS Brasil (LPSB3)

São Carlos Empreendimentos e Participações S.A. (SCAR3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a BR Properties é uma empresa que atua no setor de imóveis e possui foco na venda de imóveis comerciais. Por ter um modelo de negócio integrado e completo, a companhia ganha vantagem e se destaca no segmento em que atua. 

Além disso, a empresa apresenta como vantagem competitiva a agilidade em expandir o portfólio, além de acompanhar de forma rápida o crescimento do mercado e sua consequente diversificação. 

Portanto, sua projeção futura deve incluir investimentos no modelo de negócio que já existe, mas agora focado em driblar possíveis crises econômicas. Isso porque, apesar de toda a grandiosidade da empresa, esta faz parte do mercado de consumo cíclico, um setor que pode sofrer com as altas e baixas da economia.


Composição acionária

BRPR3 Acionista Percentual
1 GP Capital Partners VI. L.P 58,04%
2 Capital Research Global Investors 5,12%
3 Ações em Tesouraria 0,72%
4 Free Float 36,12%