Correa Ribeiro S.A

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker CORR3, CORR4
Fundador Carlos Corrêa Ribeiro e Fernando Corrêa Ribeiro
Presidente da empresa Armando de Carvalho Corrêa Ribeiro
Alavancada? Sim
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos consecutivamente desde 2007 com algumas exceções ao decorrer dos anos. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Não
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1926
Ano do IPO 1966
Setor de atuação Financeiro
Recuperação judicial? Sim
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Correa Ribeiro S.A
Principais produtos

A principal da atuação da empresa é com relação a imóveis. Os produtos da empresa são:

  • Exploração de Imóveis
  • Arrendamento de espaço de armazenamento
  • Operações de armazenagem
  • Logística de armazenamento

O que a empresa faz?

A Correa Ribeiro S.A é uma empresa que atua no setor imobiliário. Desse modo, ela se dedica à exploração de imóveis e arrendamento de espaço para armazenamento. Além disso, ela realiza operações de armazenagem e logística de armazenamento.

Fundada em 1926, a empresa realizou a sua abertura de capital na bolsa de valores em 1966. A companhia faz parte do setor de atuação Financeiro e Outros. O seu subsetor de atuação é o de Exploração de Imóveis e o segmento de atuação é a Exploração de Imóveis. 

Correa Ribeiro S.A - CORR3, CORR4

A Correa Ribeiro é negociada com o ticker CORR3 e CORR4. A diferença entre eles é que o CORR3 são ações ordinárias, caracterizadas por dar direito a voto nas assembleias da empresa.

Já as ações CORR4 são preferenciais e dão prioridade no recebimento de dividendos. Sendo que a Correa Ribeiro distribui dividendos de forma consecutiva desde 2007, exceto em alguns anos.


Breve história da empresa

A história da Correa Ribeiro teve início em 1926 com a fundação da Corrêa Ribeiro e Cia Ltda. Sendo que ela foi fundada por Carlos Corrêa Ribeiro e Fernando Corrêa Ribeiro.

Inicialmente, a empresa tinha como objetivo empresarial a exportação de produtos primários, tais como cacau em bagas e café em grãos. No entanto, com o passar do tempo os segmentos de negócios da empresa foram se diversificando e suas atividades foram ampliadas.

Basicamente, os negócios da empresa começaram a ser ampliados em 1943, quando Fernando Corrêa Ribeiro implantou o departamento de importação, que durante anos operou no ramo de produtos químicos em geral.

Posteriormente, em 1948, com o intuito de dar continuidade à política de novos investimentos e crescimentos estratégicos de atuação, foi fundada a Armazéns Gerais e Empreendimentos União S.A. uma empresa de armazenagem de mercadorias.

Correa Ribeiro S.A - CORR3, CORR4

De maneira subsidiária à expansão dos escritórios de compra de cacau pelo interior do estado da Bahia, nasceu a atividade varejista. Desse modo, com o intuito de satisfazer as necessidades dos clientes produtores de cacau, a companhia passou a instalar pequenas lojas para a venda de vários bens duráveis, insumos agrícolas e alimentos.

No começo, essas lojas funcionam nos próprios escritórios de compra de produtos primários. No entanto, ao longo dos anos este segmento adquiriu uma importância significativa nos negócios da empresa.

Até 1981, a estrutura organizacional da empresa era departamentalizada. Mas isso mudou quando a administração decidiu começar um programa no sentido de separar de maneira formal as atividades de comércio exterior e varejo.

Sendo assim, em 1981 as atividades passaram a ter personalidades independentes com a criação da Corrêa Ribeiro S.A. Comércio Exterior e a Lojas Corrêa Ribeiro S.A. Sendo que as duas permaneceram como subsidiárias integrais da Corrêa Ribeiro S.A. Comércio e Indústria, que se tornou uma empresa de participações.

No mês de janeiro de 1990, a Corrêa Ribeiro S.A. Comércio Exterior desativou a atividade de comercialização de cacau, por causa da crise que se alastrou no setor desde 1985.

Posteriormente, no dia 21 de dezembro de 1990, a empresa Armazéns Gerais e Empreendimentos União S.A. foi incorporada pela holding que voltou a ter atividade operacional, apesar de em uma escala bem pequena em relação ao faturamento consolidado.

Correa Ribeiro S.A - CORR3, CORR4

No dia 07 de abril de 1992, as controladas Corrêa Ribeiro S.A. Comércio Exterior, Corrêa Ribeiro Participações S.A. e Lojas Corrêa Ribeiro S.A. passaram a ser limitadas, com o objetivo principal de reduzir custos e simplificar a operação do grupo de empresas.

Na década de 2000, a controladora Corrêa Ribeiro Comércio e Indústria começou a locar seus imóveis e hoje em dia mantém essa atividade operacional como principal.

Sendo que das outras controladas, somente Villanorte Incorporações Ltda vem realizando o estoque remanescente de um loteamento lançado na década de 1980 e que restam poucas unidades a serem comercializadas.


Diretoria

José Carlos da Costa Gomes – Diretor Vice-Presidente

Rodrigo Portugal da Costa Gomes – Diretor de Relações com Investidores


Conselho administrativo

João Baptista da Costa Gomes – Presidente do Conselho de Administração

Gabriel Rolston Corrêia Ribeiro – Membro do Conselho


Principais concorrentes

Jereissati – JPSA3

BR Malls – BRML3

Log Comercial Properties – LOGG3

JHSF – JHSF3


Perspectiva para o futuro

Fundada em 1926, a Correa Ribeiro S.A tem quase 100 anos de história. Esse é um ponto positivo, se considerarmos o Efeito Lindy. Em resumo, o Efeito Lindy diz que algo tende a durar, pelo menos, metade do tempo que ela já durou.

Sendo assim, se a Correa Ribeiro S.A tem quase 100 anos, ela deve viver no mínimo mais 50 e assim sucessivamente.

Correa Ribeiro S.A - CORR3, CORR4

Além disso, é preciso considerar que no decorrer da sua história, a empresa buscou expandir suas atividades ao oferecer soluções para as demandas percebidas. Com isso, a empresa conseguiu expandir bastante a sua atuação desde que foi criada.


Composição acionária

CORR3 Acionista Percentual
1 Correa Ribeiro Empreendimentos Sc Ltda 49,43%
2 Correa Ribeiro Investimentos S/a 3,15%
3 Jose Carlos Da Costa Gomes 0,01%
4 Gabriel Ralston Correa Ribeiro 0,15%
5 Tomás Ralston Correa Ribeiro 0,15%
6 Luzia Ralston Correa Ribeiro Ferreira 0,15%
7 Fundação Carlos Correa Ribeiro 19,93%
8 Ações Tesouraria 0,08%
9 Free Float 26,95%
CORR4 Acionista Percentual
1 Correa Ribeiro Investimentos S/a 1,44%
2 Armando de Carvalho Correa Ribeiro 1,81%
3 Jose Carlos Da Costa Gomes 0,16%
4 Fundação Carlos Correa Ribeiro 0,64%
5 Free Float 95,94%