Energias do Brasil

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4,4 de 5
Gestão:
  4,5 de 5
Ticker ENBR3
Fundador Energias de Portugal
Presidente da empresa Miguel Nuno Simões Nunes Ferreira Setas
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Energias do Brasil distribui dividendos constantes aos seus acionistas desde 2005. Acesse para conferir histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Ranking geral melhores empresas do País, Época Negócios 360 / Valor Inovação Brasil 2019 / Ethisphere / Brand Finance 15 marcas de companhias de utilidades públicas mais valiosas do mundo / Empresa Que Mais Respeita o Consumidor, Energia Elétrica
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2000
Ano do IPO 2005
Setor de atuação Utilidade Pública
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Energias do Brasil
Principais produtos

Por ser uma empresa do setor elétrico a companhia trabalha em cima dos segmentos inerentes a este setor. De modo geral a Energias do Brasil S.A atua no ramo de energia elétrica, com a :

  • Geração
  • Transmissão
  • Distribuição

Além disso, a companhia atua na comercialização de energia elétrica através de contratos fechados, de fornecimento de energia elétrica.

O que a empresa faz?

A EDP Energias do Brasil é uma holding que atua nos segmentos de geração, distribuição, comercialização, transmissão e serviços de energia elétrica, sendo controlada pela EDP em Portugal – uma das principais operadoras da Europa no setor energético. 

Energias do Brasil - ENBR3

Ao todo, a empresa está presente em 11 estados brasileiros, sendo eles: São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amapá, Pará, Maranhão, Ceará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A capacidade instalada da EDP é de 2,9 GW e 24,7 TWh de energia distribuída. 

No segmento de Geração de energia, a empresa atua por meio do controle de operações de empreendimentos de fontes convencionais, como Usinas Hidrelétricas e uma Usina Termelétrica, operando em 6 estados brasileiros: Mato Grosso, Tocantins, Ceará, Pará, Amapá e Espírito Santo. Na geração de energia, a EDP possui GW de capacidade instalada. 

Já no segmento de Distribuição, a companhia possui atuação em duas distribuidoras, localizadas nos estados de São Paulo e Espírito Santo. Além disso, possui participação de 29,9% no capital social da empresa catarinense Celesc.

No segmento de Comercialização, a empresa faz negociações de compra e venda de energia com clientes que atuam em todo o território nacional. Por outro lado, no segmento de Transmissão, a EDP possui 6 projetos, que juntos totalizam 1.441 km de extensão. 

Energias do Brasil - ENBR3

Na parte de Serviços, a companhia possui presença na prestação de serviços técnicos e comerciais, incluindo sistemas de transmissão, distribuição e manutenção para clientes corporativos, projetos de eficiência energética e geração distribuída fotovoltaica, tudo por meio da EDP Grid.

Em 2005, a EDP abriu capital na Bolsa de Valores Brasileira, no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3. Além disso, há quatro anos a empresa faz parte do Índice de Sustentabilidade da B3 (ISE). 


Breve história da empresa

A história da EDP Energias do Brasil teve início em 1996, após aquisição da CERJ por parte do grupo EDP de Portugal. No ano seguinte, a empresa realizou a primeira aplicação no segmento de produção de energia, após comprar 25% da Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães. 

Ainda na década de 90, a empresa realizou a compra do domínio da Bandeirante Energia e participação na Even S.A, companhia responsável pelas empresas Escelsa e Enersul. A empresa, com atual nome EDP Brasil S.A, foi fundada no ano 2000 e, no mesmo ano, a companhia realizou a compra da termelétrica Fafen, em parceria com a Petrobras. 

Energias do Brasil - ENBR3

Em 2002, a construção da Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães foi finalizada e, no ano seguinte, a empresa se tornou a única administradora da Iven, após passar por mudanças internas. Ainda como parte dos processos de reestruturação, em 2005, a empresa trocou de nome e passou a se chamar EDP Energias do Brasil, mesmo ano em que deu entrada na Bolsa de Valores brasileira. 

Já em 2008, a companhia começou a atuar no setor de energia eólica, desenvolvendo projetos executados por meio da subsidiária EDP Renováveis. No mesmo ano, a empresa foi reconhecida por fazer parte de diferentes rankings relacionados à sustentabilidade.

Já em 2018, a empresa se tornou a primeira companhia de energia elétrica do país a usar a tecnologia blockchain para medição e registro do consumo de energia e produção comercializada. No ano seguinte, o lucro líquido atingido pela empresa foi de R$ 1,4 bilhão. 


Diretoria

Miguel Nuno Simões Nunes Ferreira Setas (Diretor Presidente e de Relações com Investidores)
Carlos Emanuel Baptista Andrade (Diretor Vice-Presidente de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios)
Luiz Otávio Assis Henriques (Diretor Vice-Presidente de Geração e Comercialização)
Henrique Manuel Marques Faria Lima Freire (Diretor Vice-Presidente de Finanças)
Michel Nunes Itkes (Diretor Vice-Presidente de Redes )

Conselho administrativo

Miguel Stilwell de Andrade
João Manuel Veríssimo Marques da Cruz
Pedro Sampaio Malan
Francisco Carlos Coutinho Pitella

Principais concorrentes

AES Tietê (TIET11)

Afluente Transmissão de Energia (AFLT3)

Alupar (ALUP11)

Cemig (CMIG4)

CPFL Energia (CPFL3)

Eletrobras (ELET6)

Equatorial (EQTL3)

Eneva (ENEV3)

Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE4)

Elektro (EKTR4)

Energisa (ENGI11)

Engie (EGIE3)

Light (LIGT3)

Neoenergia (NEOE3)

Renova Energia (RNEW11)

Taesa (TAEE11)

Transmissão Paulista (TRPL4)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a EDP Energias do Brasil é uma holding que atua nos segmentos de geração, distribuição, comercialização, transmissão e serviços de energia elétrica, sendo controlada pela EDP em Portugal – uma das principais operadoras da Europa no setor energético. 

Energias do Brasil - ENBR3

Um dos diferenciais que a empresa possui é o pagamento de dividendos, que chega a ser 10% do valor das ações. Ou seja, para quem investe no setor de energia elétrica, tem a EDP como uma boa empresa para investir a longo prazo. 

Sendo assim, sua projeção futura deve incluir investimentos na geração e distribuição de energia renovável, com foco em se manter entre as empresas que fazem parte do Índice de Sustentabilidade da B3 (ISE). 


Composição acionária

ENBR3 Acionista Percentual
1 Administradores 0,01%
2 EDP International Investments And Services. S.l. 27,71%
3 EDP Is - Investimentos E Serviços. Sociedade Unipessoal. Lda 23,49%
4 Ações em Tesouraria 0,11%
5 Free Float 48,67%