Tipos de investimentos – Alternativas em renda fixa e renda variável


Existem diversos tipos de investimentos diferentes. Alguns prometem um retorno melhor, em troca de um risco maior. Outros são voltados para a proteção de capital e, por isso, são menos arriscados. Logo, a rentabilidade também é menor. 

A relação entre risco e retorno existe em todos os tipos de investimentos. Sendo assim, dentre todas as opções de investimentos existentes, é importante considerar o seu grau de tolerância ao risco. 

Este nível de tolerância ao risco é percebido através do perfil de investidor. Geralmente, os investidores mais conservadores preferem investimentos mais seguros. Os arrojados priorizam a rentabilidade e os moderados gostam de uma certa dose de risco, mas mantêm um lado conservador. 

Tipos de investimentos disponíveis

Podemos dividir as opções de investimentos em duas vertentes, a renda fixa e a renda variável. A renda fixa engloba tipos de aplicações mais conservadoras e menos arriscadas. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Tipos de investimentos - Alternativas em renda fixa e renda variável

Sicredi união

Já a renda variável possui uma parcela maior de risco, porém a possibilidade de altas rentabilidades é maior. Em outras palavras, as possibilidades de ganhos são infinitas, mas, para isto, o investidor precisa estar disposto a arriscar seu capital.

Opções de investimentos em renda fixa

Os investimentos em renda fixa são caracterizados por já deixaram claro para o investidor como será a forma de remuneração pelo investimento. No entanto, é importante não confundir renda fixa com renda garantida nem periódica. 

Mesmo com baixo risco, as aplicações em renda fixa ainda possuem uma parcela de risco. Esta é uma característica de todos os investimentos: o risco. Mesmo que ele seja pequeno, ainda existe. 

1- Poupança

convite
Aprenda a investir gratuitamente com Raul Sena

A poupança está nesta lista de opções de investimentos, porém, muitas pessoas não a consideram como investimento de fato. Ao deixar o seu dinheiro na poupança ele rende uma certa porcentagem.

Tipos de investimentos - Alternativas em renda fixa e renda variável

Hl investimento

Entretanto, o rendimento é tão baixo que não supera a alta na inflação. Isso significa que a poupança não possui ganho real, somente nominal. 

2- Tesouro direto

A maioria das pessoas que decide sair da poupança para começar a investir de verdade, começa pelo tesouro direto. Isso acontece porque o tesouro é um dos investimentos mais seguros disponíveis.

Isso porque os títulos do tesouro são emitidos pelo governo, portanto, somente se o país quebrar é que as pessoas não terão seu dinheiro de volta. Existem algumas opções de tesouro direto, sendo elas:

Tesouro Selic: Normalmente utilizado em investimentos de curto prazo, ele rende somente o valor que estiver a taxa Selic.

Tipos de investimentos - Alternativas em renda fixa e renda variável

Coach financeiro

Tesouro IPCA+: O tesouro IPCA+ rende a inflação do período, mais uma porcentagem fixa. Ou seja, este tipo de investimento garante uma rentabilidade real, já que rende a inflação do período mais uma porcentagem.

Tesouro prefixado: Por fim, no tesouro prefixado, o investidor já sabe a porcentagem que aquele investimento irá render até o momento do resgate, sem sofrer variações.

3- CDB

Os Certificados de Depósito Bancário (CDB), são títulos emitidos por bancos. Basicamente, ao investir em CDBs, o investidor está emprestando dinheiro para os bancos que, posteriormente, lhe devolvem com juros

Tipos de investimentos - Alternativas em renda fixa e renda variável

Guia bolsa

Um detalhe importante é que os CDBs possuem a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), o mesmo que garante a proteção da poupança e alguns outros tipos de investimentos. Dessa maneira, o FGC garante a devolução de até R$ 250 mil por CPF e instituição, em caso de falência. 

4- LCA e LCI

As Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e Imobiliário (LCI), são títulos emitidos por bancos com o objetivo de direcionar recursos para o setor do agronegócio e imobiliário. A vantagem deste tipo de investimento é a isenção do imposto de renda e a proteção do FGC.

5- Debêntures

As debêntures são papéis emitidos por empresas, como uma forma de arrecadar dinheiro para investir em suas atividades. Assim como os demais tipos de investimentos em renda fixa, as debêntures funcionam como um empréstimo em troca de uma taxa de juros.

Solaron

Apesar da possibilidade de bons rendimentos com debêntures, é importante levar em consideração que elas não são protegidas pelo FGC.

6- LC

As Letras de Câmbio (LC), são similares aos CDBs, com a diferença de que são emitidas por financeiras e não por bancos. Justamente por isso, elas são consideradas como mais arriscadas e podem proporcionar uma rentabilidade mais interessante do que os CDBs. Apesar de serem tidas como mais arriscadas, elas também contam com a proteção do FGC.

Tipos de investimentos em renda variável

A característica principal da renda variável, é a imprevisibilidade. Dessa forma, pode ser que o investidor consiga ganhos extraordinários ou amargue enormes perdas. Algumas opções são:

1- Ações

As ações são a opção de investimento em renda variável mais popular. Em resumo, as ações são como pequenas partes de uma empresa que os investidores podem comprar.

Ao adquirir essas ações, os investidores se tornam sócios minoritários da empresa e possuem alguns direitos, de acordo com o tipo de ação comprada:

Topinvest

Ações ordinárias: A grande vantagem das ações ordinárias é o poder de voto. Isso significa que estes acionistas podem influenciar o futuro da companhia através de seu voto. 

Ações preferenciais: Diferentes das ações ordinárias, as preferenciais não trazem o poder de voto. Portanto, o investidor não pode influenciar de maneira nenhuma no futuro da empresa. Como recompensa, eles possuem prioridade no recebimento de dividendos

2- Fundos de investimentos

Os fundos de investimentos de maneira geral funcionam como uma reunião de investidores. Estes são chamados de cotistas e o seu capital contribui para a formação do patrimônio do fundo. O responsável por realizar as aplicações é o gestor do fundo, que deve seguir as políticas do fundo. 

3A investimentos

O nível de risco dos fundos irá variar de acordo com o tipo de fundo. Por exemplo, os fundos multimercados são extremamente livres em seus investimentos.

Desse modo, eles podem investir em ações, títulos públicos ou até mesmo em outros fundos. Enfim, por possuir uma liberdade maior, este tipo também costuma ser mais arriscado. 

3- Mercado futuro

O mercado futuro é um ambiente dentro da bolsa de valores, onde são negociados os contratos futuros. Ou seja, no mercado futuro não são negociados ativos, apenas os contratos que garantem o direito de compra ou venda de ativos em uma data estipulada para o futuro. 

O petróleo

Este tipo de investimento é considerado de alto risco, já que passa por variações constantes. Além disso, ele ainda está sujeito ao ajuste diário, onde o investidor pode ganhar ou perder todos os dias. 

Como escolher os melhores tipos de investimentos

O melhor tipo de investimento vai depender do seu perfil de investidor. O recomendado é que os investidores conservadores possuam uma carteira com ativos majoritariamente de renda fixa. Já os moderados podem aplicar em renda fixa e optar por alguns ativos mais arriscados da renda variável.

Por outro lado, os investidores arrojados geralmente estão dispostos a correr grandes riscos em troca de altas rentabilidades. Contudo, mesmo quem possui perfil arrojado, deve manter uma parcela da carteira em ativos menos arriscados, como uma proteção de capital. 

Independente do perfil, é importante analisar detidamente o ativo antes de aplicá-lo, averiguando o seu risco, rentabilidade, liquidez, custos, prazos e os impostos.

Por fim, é importante também montar uma carteira de investimento diversificada. Aprenda como diversificar com Raul Sena:

Enfim, agora que você conhece os tipos de investimentos disponíveis, aproveite e descubra quais são os Impostos sobre investimentos – Principais tipos e como são cobrados

Fontes: Monetus, Magnetis e Dicionário financeiro

Imagens: Hl investimento, Sicredi união, Coach financeiro, Solaron, Guia bolsa, 3A investimentos, Topinvest, O petróleo e Trademap

Procurando uma boa oportunidade de compra? Nos dias 19 e 20 de julho vamos mostrar as ações mais baratas do mercado. Cadastre-se grátis!


Conte-nos a sua opinião...