Oceano vermelho: conheça essa estratégia de mercado

24 de abril de 2024 - por Sidemar Castro


A estratégia do oceano vermelho se baseia na ideia de competir em mercados já existentes, que são chamados, numa metáfora, de “oceanos vermelhos”. Essa abordagem leva a uma competição acirrada, na qual concorrentes diretos brigam por uma fatia de um mercado já existente.

Quer saber mais sobre as estratégias para navegar nesse mar vermelho?

O que é a estratégia oceano vermelho?

A estratégia do oceano vermelho é um conceito desenvolvido pelos professores W. Chan Kim e Renée Mauborgne. Ela se baseia na ideia de que as empresas devem buscar a criação de novos mercados, ao invés de competir em mares já navegados pela concorrência, que são chamados de “oceanos vermelhos”.

Em um oceano vermelho, as empresas operam em uma mentalidade de competição, tentando captar clientes de seus competidores e ganhar mais participação de mercado. Nesse cenário, as possibilidades são limitadas, e a pressão por preços é muito grande. É como um “banho de sangue” entre os peixões, cada um tentando pegar um pedaço da presa do outro.

Por outro lado, o oceano azul surge quando as empresas encontram mercados incontestados e oportunidades não exploradas nas quais podem crescer sem se preocuparem com os concorrentes. Nesse território de águas limpas, tudo ainda está por ser feito, e o potencial de lucros é muito maior.

No oceano azul, o preço não é o fator mais importante. A empresa será a única, oferecendo um determinado produto ou serviço (até que os concorrentes comecem a surgir, mas ela sempre contará com a vantagem do pioneirismo).

Em síntese, a estratégia do oceano azul é uma abordagem inovadora que busca a criação de novos mercados, enquanto a estratégia do oceano vermelho se concentra na competição dentro de mercados já existentes.

Quais são as características da estratégia oceano vermelho?

Uma das característica da estratégia do mar vermelho é a competição intensa. Nela, as empresas competem ferozmente entre si. Elas buscam atrair os mesmos clientes e lutam por fatias de mercado já existentes.

Os mercados saturados são outra caracterísitca. Os mercados nos oceanos vermelhos estão bem explorados, e as possibilidades de crescimento são limitadas, e a pressão por preços é alta.

Foco no Benchmarking é mais uma característica, em que as empresas se concentram em superar seus concorrentes existentes. Elas olham para o que os outros estão fazendo e tentam fazer melhor.

A inovação no mar vermelho é geralmente incremental. As empresas fazem pequenas melhorias nos produtos ou serviços existentes.

O preço é geralmente o fator mais importante para os clientes. As empresas competem por oferecer preços mais baixos. Além disso, a competição acirrada leva a uma rivalidade intensa entre as empresas. Isso pode resultar em margens de lucro apertadas.

Enfatizando, o oceano vermelho é um ambiente de competição acirrada em mercados já existentes, onde as empresas brigam por clientes e participação de mercado .

Diferenças entre o oceano azul e o oceano vermelho

As expressões “oceano azul” e “oceano vermelho” são metáforas usadas para descrever duas estratégias de negócios diferentes.

A estratégia do oceano azul propõe a exploração de novos mercados e oportunidades, criando valor de maneira diferenciada e conquistando novos territórios com soluções que surpreendam o público-alvo. Essa estratégia evita a concorrência intensa e encontra novas fontes de lucro em áreas inexploradas.

Por outro lado, a estratégia do mar vermelho descreve o cenário tradicional de disputa entre empresas, onde há um mercado saturado com várias empresas na mesma área de atuação e oferecendo as mesmas soluções. Nesse cenário, a concorrência é feroz, os lucros são reduzidos para se manter competitivo e muitas empresas são afetadas ao lutar pela mesma demanda.

A estratégia do oceano azul visa criar um novo espaço de mercado, tornando a concorrência irrelevante. Para isso, é necessário entender a dinâmica do oceano vermelho, a concorrência atual e o tamanho, volume e valor do mercado. O canvas estratégico é uma ferramenta para compreender a essência da estratégia de quem compete no oceano vermelho e descrever as propostas do oceano azul.

Portanto, visa explorar novos mercados e oportunidades, criando valor de maneira diferenciada e conquistando novos territórios com soluções que surpreendam. A estratégia do oceano vermelho, por outro lado, descreve o cenário tradicional de disputa entre empresas, onde há um mercado saturado com várias empresas na mesma área de atuação e oferecendo as mesmas soluções.

Nesse cenário, a concorrência é feroz, os lucros são reduzidos para se manter competitivo e muitas empresas são afetadas ao lutar pela mesma demanda.

  • Leia mais: Agora que você já sabe o que é a estratégia do oceano vermelho, saiba também sobre sua contrapartida, a estratégia do oceano azul.

Fontes: Sebrae, G4 Educação, Linkedin

Guidance: o que é, para que serve e qual a importância?

Mukesh Ambani: conheça a vida e carreira do bilionário indiano

Waiver: o que é e como funciona no âmbito financeiro?

Truste: o que é, como funciona e quais são os tipos?