Retorno sobre o investimento, o que é? Importância, PRI e cálculos

3 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 6 seg


O retorno sobre o investimento é um parâmetro utilizado para analisar o quanto um investidor (seja pessoa física ou gestor de empresa), terá de retorno financeiro ao realizar determinado investimento. 

Portanto, essa métrica é usada tanto por gestores que desejam investir na empresa como, por exemplo, através de uma campanha de marketing, quanto por pessoas físicas que estão montando uma carteira de investimentos

Utilizar o retorno sobre o investimento é fundamental para que o empreendedor ou o investidor consiga analisar qual o potencial que a empresa possui de trazer lucros. Sendo assim, esse é um dos parâmetros mais utilizados na análise de investimentos. 

O que é retorno sobre investimento?

O retorno sobre o investimento (ROI), vem do inglês Return On Investment. Ele é uma métrica usada para analisar o quanto a empresa possui de rendimento financeiro com base nos investimentos realizados.

Dessa maneira, com o ROI, a empresa consegue identificar o quanto ela teve de ganho ou perda para cobrir os custos relativos à aplicação de recursos, e ainda conseguir retorno financeiro. 

Retorno sobre o investimento, o que é? Importância, PRI e cálculos

Ibc coaching

Para os investidores, o ROI é útil, pois permite verificar como a empresa consegue ter ganhos a partir dos investimentos por ela realizados em seus diversos canais.

Desse modo, o retorno sobre o investimento é um dos principais parâmetros estudados na análise de investimentos, para identificar os retornos financeiros em potencial ou passados. 

Enfim, o ROI é uma métrica usada em vários tipos de investimentos. Logo, ele pode ser utilizado para analisar o retorno em investimentos, em projetos, campanhas de marketing, compra de novas máquinas e até mesmo na montagem de uma carteira de investimentos. 

Importância do ROI

Para o empreendedor, o ROI é extremamente importante, pois permite averiguar o potencial que determinado investimento possui de trazer lucros. Sendo que, com a análise de desempenho, a empresa consegue estabelecer suas metas e objetivos de maneira realista e tangível. 

Retorno sobre o investimento, o que é? Importância, PRI e cálculos

Big

Além disso, o retorno sobre o investimento ajuda os empreendedores nas tomadas de decisões na companhia, como, por exemplo, ao decidir quais investimentos serão realizados com base nos retornos esperados.

Ou seja, com o ROI é possível optar pelos investimentos em iniciativas que trarão de fato retornos significativos para o negócio. 

Por outro lado, para os investidores o ROI é importante principalmente para aplicações em renda fixa, onde existe apenas uma entrada (investimento) e saída (retorno).

Também é possível usar em outros tipos de aplicações, como ações e fundos de investimento. Porém, nestes casos o cálculo é mais complexo, já que é preciso considerar todos os aportes e retornos obtidos em todo o tempo do investimento. 

Prazo do retorno sobre investimento

O Prazo de Retorno sobre Investimento (PRI), é um indicador usado para averiguar em quanto tempo o empreendedor terá recuperado o valor investido no negócio. Para empresas iniciantes, é considerado o valor do capital aplicado. 

Gestão por processos

Por exemplo, um escritório pode ter um PRI de 3 anos. O que significa que, através dos lucros, o gestor irá recuperar o capital inicialmente aplicado no prazo de 3 anos. Analisar o PRI ao abrir um negócio é essencial para determinar se ele vale a pena ou não.

Cálculos

O ROI é o ganho obtido menos o valor investido, cujo resultado precisa ser dividido pelo valor do investimento. Sendo assim, a equação é: ROI = (ganho obtido – valor do investimento) / valor do investimento. Para transformar o resultado final em porcentagem, basta multiplicar por 100. 

Galateia

Se, por exemplo, você tivesse investido R$ 40 mil em um projeto na empresa e ele tivesse rendido R$ 200 mil, temos que: (200.000 – 40.000) / 40.000 = 4. Portanto, nesse exemplo, o ROI foi de 4 vezes o valor investido, o que em porcentagem significa que o ROI foi de 400%. 

Qual o melhor ROI vai depender dos objetivos do investidor e o cenário que a empresa está inserida. Entretanto, um ROI positivo significa que o retorno é maior do que os custos, logo, este é um investimento lucrativo. Em contrapartida, um ROI negativo é considerado como uma perda líquida, já que os custos são maiores que os retornos.

Vantagens

A primeira vantagem do ROI, é a possibilidade de averiguar se determinado investimento vale a pena, com base no retorno que ele irá proporcionar. Sendo que é possível comparar os possíveis resultados de investimentos diferentes e optar por aquele que tiver um resultado melhor.

No entanto, o ROI não deve ser usado para comparar investimentos em épocas e situações diferentes. Ou seja, um ROI de um investimento de 8 anos, não deve ser comparado com um investimento de cinco anos.

Outra vantagem é que o cálculo do retorno sobre o investimento é fácil, já que ele é baseado em dados financeiros usados pela contabilidade. Sendo que esses dados podem ser acessados nas demonstrações financeiras da empresa. 

Retorno sobre o investimento, o que é? Importância, PRI e cálculos

Ibc coaching

Temos ainda a vantagem de que o ROI proporciona uma visão mais ampla do investimento. Apesar disso, é importante não usar apenas o ROI como indicador para a tomada de decisões.

O ROI deve ser utilizado em investimentos simples e de curto prazo, com apenas um investimento e um retorno, como, por exemplo, investimentos em renda fixa.

Se o investidor optar por usar o ROI em investimentos mais complexos, como ações, os dados necessários para o cálculos são a soma dos custos de investimento durante todo o período da aplicação total e a soma dos retornos por eles proporcionados. 

Desvantagens

O fato de que o ROI pode ser difícil de ser encontrado em algumas empresas, pode ser uma desvantagem. Isso porque é complicado encontrar os retornos específicos de um investimento quando a empresa está sempre investindo em diversas áreas ao mesmo tempo. 

Neste caso, o ROI perde um pouco da sua validade e não é muito recomendado para ser usado como base em tomadas de decisão.

Uma maneira de enriquecer a análise de ROI é utilizar expressões de cálculo mais expansivas que englobam situações complexas, como, por exemplo, o investimento em atividades produtivas e negócios. Uma das equações mais utilizadas para isso é: ROI = Margem Operacional x Giro do Ativo.

Celos

Outra desvantagem, é que os conceitos-chaves não são facilmente definidos. Por exemplo, ao falarmos em lucro, podemos estar nos referindo a diversos tipos de lucro: lucro operacional, bruto, financeiro ou ainda lucro antes de juros e impostos.

Da mesma maneira, quando falamos em investimento, temos vários conceitos: valor bruto, custo histórico dos ativos e valor líquido. 

Temos ainda a desvantagem de que o ROI é voltado sobretudo para investimento de curto prazo. Nesse sentido, os investimentos de longo prazo e suas respectivas rentabilidades passivas são ignoradas.

Isso porque o ROI leva em consideração somente as receitas e os custos do período corrente, não incluindo os gastos e investimentos que podem impactar os retornos de um ativo a longo prazo. 

Enfim, agora que você sabe o que é retorno sobre investimento, aproveite para aprender O que é EBITDA? Cálculo, quando usar, vantagens e desvantagens.

Fontes: André Bona, Conta azul e Dicionário financeiro

Imagens: Ibc coaching, Bleez, Big, Gestão por processos, Galateia, Celos e Ibc coaching,