Orçamento contínuo: o que é e como usar?

9 de abril de 2024, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 5 min, 50 seg


O orçamento contínuo é uma técnica de planejamento financeiro que difere do orçamento tradicional, que é geralmente atualizado apenas uma vez por mês ou trimestre. No orçamento contínuo, o orçamento é atualizado regularmente, geralmente em intervalos semanais ou mensais, para refletir as mudanças nos gastos e nas receitas.

Essa abordagem permite que as empresas se adaptem mais rapidamente às mudanças no mercado e tomem decisões financeiras mais informadas, o que pode resultar em um melhor desempenho financeiro. Além disso, o orçamento contínuo pode ajudar a identificar e corrigir desvios do orçamento mais rapidamente do que o orçamento tradicional, o que pode ser vantajoso para empresas de todos os tamanhos e setores.

Entenda melhor o orçamento contínuo lendo a matéria a seguir:

O que é orçamento contínuo?

Orçamento contínuo, também conhecido como rolling forecast, é uma metodologia de gestão orçamentária que consiste em revisões constantes do orçamento empresarial, normalmente a cada 12 meses, mas podendo ser revisado mensalmente, trimestralmente ou semestralmente.

Essa abordagem permite que a empresa tenha uma visão atualizada e realista de suas receitas, despesas, lucros e metas para os próximos meses, sendo adaptável às mudanças no ambiente de negócios. Além disso, o orçamento contínuo é flexível e exige mais trabalho e dedicação dos gestores e colaboradores, bem como uma mudança de cultura e de mindset na empresa.

O orçamento contínuo é uma metodologia utilizada para cobrir orçamentos por um período de 12 meses, onde quando um mês se encerra, há uma revisão e é adicionado um novo mês no fim do período que está sendo analisado. Essa prática busca obtenção de resultados contábeis como o lucro líquido, possuindo um planejamento direcionado para um período determinado de tempo, de acordo com a empresa e suas estratégias de gestão.

O orçamento contínuo proporciona um nível muito maior de precisão da versão final do orçamento, dado que os planos estão sempre sendo atualizados, conforme a empresa vai evoluindo e o cenário econômico vai se alterando. Assim, as chances de ter planos desatualizados ou que não façam mais sentido, diminuem consideravelmente.

No entanto, essa metodologia exige que a cada período (mês) fechado, o orçamento seja incrementado, necessitando de um maior engajamento dos envolvidos no processo. Além disso, o rolling forecast exige uma cultura organizacional direcionada à gestão de mudanças e que se adapte rapidamente a com uma equipe de Planejamento de Controladoria bastante atuante na elaboração e manutenção do orçamento, bem como no suporte aos gestores de departamento e demais envolvidos no processo de Planejamento e Orçamento.

Para a implementação do orçamento contínuo, é necessário considerar alguns fatores críticos de sucesso, como a criação de Processos e um dos pilares da Gestão Empresarial, além de trabalhar a criação de hábitos corporativos. A criação de hábitos corporativos é fundamental para a implementação do orçamento contínuo, pois de nada adianta a criação de processos, se estes processos não forem colocados em prática.

Como fazer o orçamento contínuo?

O orçamento contínuo é uma metodologia dinâmica que mantém o orçamento de uma empresa sempre atualizado. Vamos explorar como criar um orçamento contínuo de forma eficiente:

Defina o Período e Frequência:

  • Escolha se o seu orçamento cobrirá 12 meses, 18 meses ou outro período.
  • Determine se ele será revisado mensalmente, trimestralmente ou semestralmente.

Estabeleça Premissas e Cenários:

  • Liste os dados essenciais, incluindo:
    • Custos fixos e variáveis.
    • Despesas fixas e variáveis.
    • Fontes de renda.
    • Vendas de produtos e serviços.
    • Entradas e saídas de caixa.
  • Faça estimativas considerando possíveis situações de emergência.

Utilize Ferramentas de Gestão:

  • Explore softwares específicos para criação de orçamentos empresariais.
  • Acesse previsões e acompanhe a execução dos planos.

Planejamento Orçamentário:

  • Após definir a estratégia da empresa, estabeleça um filtro para as previsões contínuas.
  • Relatórios mensais devem ser distribuídos para gestores e funcionários.
  • Analise os relatórios, identificando o que deu certo e o que precisa ser ajustado.

Monitore e Atualize:

  • Mantenha o orçamento sempre atualizado.
  • Revise e ajuste conforme as mudanças nas previsões e no ambiente de negócios.

Quais são as vantagens do orçamento contínuo?

  • Maior precisão: Ao atualizar seu orçamento regularmente, você pode ter uma visão mais precisa de suas finanças em tempo real, o que pode ajudar a tomar melhores decisões financeiras.
  • Adaptabilidade: O orçamento contínuo permite que você adapte seu orçamento às mudanças em suas finanças, como aumentos ou reduções de renda, despesas imprevistas ou novas metas financeiras.
  • Flexibilidade: Com o orçamento contínuo, você pode mudar de opinião sobre como gastar seu dinheiro a qualquer momento, sem ter que esperar até o próximo mês.
  • Melhor consciência financeira: Ao atualizar seu orçamento regularmente, você estará mais atento às suas finanças e será capaz de identificar tendências e padrões de gastos, o que pode ajudar a tomar melhores decisões financeiras no futuro.
  • Menor estresse financeiro: O orçamento contínuo pode ajudar a reduzir o estresse financeiro, pois você terá uma visão mais clara de suas finanças em tempo real e poderá tomar medidas imediatas para corrigir quaisquer desvios do orçamento.

Em resumo, o orçamento contínuo pode ajudar a manter suas finanças em cheque, a tomar melhores decisões financeiras e a reduzir o estresse financeiro.

E as desvantagens?

As desvantagens do orçamento contínuo incluem a necessidade de um grande engajamento da controladoria e dos gestores para gerenciar o orçamento, o que demanda tempo e dedicação.

Além disso, o modelo pode não ser adequado para empresas com produtos de ciclo de vida longo ou em mercados mais consolidados, como commodities ou concessões, devido à menor variação nesses setores.

Outro desafio é a exigência de uma cultura organizacional voltada para a gestão de mudanças e a rápida adaptação, bem como a necessidade de uma equipe atuante na elaboração e manutenção do orçamento, o que pode ser um obstáculo para algumas empresas.

Fontes: Allstrategy, Omie, Empreender Dinheiro, Treasy, Suno, XR Orçamentos