Petrobras caindo – ainda faz sentido investir?

12 de dezembro de 2022, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 3 min, 18 seg


Muita gente está tentando entender o que está acontecendo com a Petrobras (PETR4). Desde a eleição do ex-presidente Lula, as ações da Petrobras caíram mais de 20%, o que tem deixado alguns investidores preocupados quanto ao futuro da empresa. Afinal, ainda faz sentido investir em PETR4? Será que, neste momento, ainda vale a pena investir na estatal?

A verdade é que o presidente eleito tem uma visão sobre a intervenção do estado e a finalidade das empresas estatais completamente diferente do atual presidente. Prova disso é o anúncio de que os rumos da Petrobras vão ser revistos assim que o novo governo assumir.

A notícia veio depois da Petrobras divulgar o Plano Estratégico de 2023-2027, com projeção de investimentos de US$ 78 bilhões: 15% a mais que o total do plano anterior (2022-2026). A estatal reforçou seu foco na área de Exploração e Produção de petróleo, com 67% dos investimentos direcionados ao pré-sal, e a continuidade dos projetos de privatização das refinarias. A partir de janeiro, no entanto, os planos devem ser repaginados.

Petrobras caindo: é hora de vender as ações?

As incertezas quanto ao futuro da Petrobras fizeram a empresa perder bilhões de reais em valor de mercado nas últimas semanas. Mas, isso não significa que a Petrobras vai quebrar. Isso sequer significa que a Petrobras perdeu dinheiro, de fato. Apenas o valor de mercado caiu por causa das negociações na Bolsa de Valores!

Então, para os investidores de Petrobras – dentre os quais não me incluo porque eu NÃO INVISTO EM ESTATAIS – não faz sentido vender as ações agora. Até porque quem comprou ações da Petrobras tinha total consciência de que a empresa é ESTATAL e, portanto, muito mais exposta à volatilidade em função do cenário político.

Se você é um investidor de longo prazo, este é, na verdade, um péssimo momento para vender as ações. Pelo contrário! Quem sabe onde está se metendo ao comprar ações de estatais tende a aproveitar momentos como este para comprar, e não para vender.

Isso porque, pelos múltiplos atuais, o preço das ações está muito mais interessante que antes. Hoje, a relação preço/lucro (P/L) da Petrobras está em 1,82 e a preço/valor patrimonial (P/VP) em apenas 0,87.

Vale a pena investir em Petrobras?

O que acontece, de fato, é que a grande maioria dos investidores costuma tomar as piores decisões de investimento, comprando na alta e vendendo na baixa. Como já mencionado, eu não invisto em estatais, de forma alguma! É uma escolha pessoal.

Apesar disso, eu não condeno quem escolhe os momentos mais críticos para investir nas estatais da Bolsa. Afinal, para estas pessoas, o momento certo de comprar é exatamente quando as estatais estão desacreditadas.

Isso só faz sentido, no entanto, se o investidor entende totalmente os riscos e sabe que a empresa vai estar exposta às ingerências do governo e a possíveis políticas populistas que podem prejudicar sua operação e seu caixa.

Assim, se este for o seu caso, faz muito mais sentido comprar Petrobras, agora, do que vender as ações de PETR4, no “pior” momento dos últimos meses. Este artigo, contudo, jamais deve ser visto como uma recomendação de investimento!

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho por que as ações da Petrobras estão caindo e se ainda faz sentido investir na estatal.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Qual é o melhor momento para vender ações?