Qual o melhor momento para vender ações?

1 de dezembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 13 seg


É difícil definir o melhor momento para vender ações. De fato, há quem defenda que não existe bom momento para vender ações, apenas bons momentos para comprar.

Warren Buffett, um dos maiores investidores do mundo, diz que o melhor momento para vender boas ações de ótimas empresas é nunca.

Isso porque, se você compra ações de uma ótima empresa, com foco no longo prazo, então não faz sentido vender e realizar o lucro. É melhor continuar ganhando com ela no longo prazo.

Essa premissa é seguida por vários grandes investidores. Mas boa parte dos investidores, ainda preferem vender as ações quando acreditam ser um bom momento.

De acordo com o estudo da Universidade da Califórnia, 75% dos investidores norte-americanos que gira a carteira a cada ano.

Sendo que a porcentagem dos mais agressivos é de 250%, ou seja, eles trocam mais de uma vez a cada 12 meses. Este é um estudo norte-americano, mas aqui no Brasil a situação não é muito diferente.

Por isso, se você não deseja ficar com uma ação em carteira durante muitos e muitos anos, a dica é fazer uma boa análise antes de vender uma ação.

Qual é o melhor momento para vender ações?

Como não somos capazes de adivinhar o futuro, é difícil definir qual é o melhor momento para vender ações.

Afinal de contas, você pode vender achando que é um bom momento, mas pouco depois aparecer uma oportunidade ainda melhor.

Enfim, apesar de não ser possível prever, existem alguns fatores que podem te ajudar a escolher a hora de vender suas ações:

1- A empresa perdeu os fundamentos

Se você investe por meio da análise fundamentalista de ações, é provável que você tenha comprado ações de empresas com bons fundamentos.

No entanto, com o passar do tempo a empresa pode acabar perdendo esses fundamentos. Sendo que essa perda de fundamentos pode ser causada pelos mais diversos fatores internos e externos.

Sendo assim, dependendo dos fundamentos que a empresa perdeu, pode não fazer mais sentido que ela continue na sua carteira de investimentos. Logo, você pode vender essas ações.

Ou seja, a escolha entre continuar ou não a empresa, vai depender muito dos seus objetivos e estratégias de investimentos.

2- O preço da ação está acima do valor intrínseco

Em resumo, o valor intrínseco é o valor que uma ação de fato vale.

As pessoas que investem com base no valor intrínseco, optam por comprar boas ações com preços abaixo do valor intrínseco.

Sendo assim, a intenção é esperar que o ativo se valorize, ficando acima do seu valor intrínseco.

Portanto, quando o preço da ação está acima do valor intrínseco, pode ser um bom momento para vender.

3- Melhor momento para vender ações: setor de atuação da empresa

Outro fator que você deve levar em conta antes de vender uma ação, é o setor de atuação da empresa.

Isso porque, uma empresa que está com um baixo desempenho, pode estar inserida em um setor que está passando por um momento ruim.

Em outras palavras, não basta analisar a performance da empresa, é preciso verificar também o contexto na qual ela está inserida.

4- Risco e retorno

Antes de optar por vender uma ação, analise o risco e o retorno dessa decisão. A economia é variável e passa por momentos de alta e baixa.

Por isso, não tome uma decisão com base apenas no preço da ação no momento. É essencial pensar no longo prazo e nas consequências de manter ou vender as ações.

5- Boas estratégias

Antes de vender ações, tenha em mente qual é a sua estratégia de investimentos. Isso porque, a estratégia serve como norte na hora de tomar qualquer decisão de investimentos.

Por exemplo, se a sua intenção é receber bons dividendos e lucrar com a valorização no longo prazo, então não faz sentido vender as ações só porque elas se valorizaram no curto prazo.

Do mesmo modo, não faz sentido continuar com uma ação em carteira, se ela não corresponde mais aos seus objetivos e estratégia de investimentos.

Portanto, a escolha de vender, manter ou ainda de comprar outra ação, vai depender da sua estratégia de investimentos.

6- Melhor momento para vender ações: fique de olho nos balanços

Ao comprar uma ação, fique de olhos nos resultados apresentados pela empresa.

Isso porque os resultados apresentados nos balanços são essenciais para decidir entre manter ou vender uma ação.

Por exemplo, através do balanço financeiro, você consegue verificar se as escolhas de gestores e a atuação da empresa estão acompanhando as demandas do mercado.

7- Preços das ações em queda livre

Por fim, você pode ainda vender uma ação que está em queda livre.

É claro que você não deve vender uma ação de uma boa empresa, apenas porque ela passou por uma leve desvalorização.

Isso porque o mercado de ações passa por constantes altas e baixas. Portanto, é normal que os preços das ações oscilem, mesmo as ações de boas empresas.

No entanto, existem alguns casos em que as ações entram em queda livre.

Isso pode acontecer em vários casos como, por exemplo, quando ocorre um escândalo envolvendo a empresa ou quando surge a notícia de falência.

Nesses casos, vale a pena analisar a empresa e seus fundamentos, para definir se é melhor vender ou esperar pela recuperação da companhia.

LEIA MAIS

Ações que estão extremamente baratas e o motivo para isso

Ações exponenciais: o que são e como identificar esse tipo de ação?

7 lições do livro “Ações comuns, lucros extraordinários

Como ganhar dinheiro com ações?

Ações que mais pagam dividendos (2022)

Ações PN e ON, entenda as diferenças e a rentabilidade

Fontes: Abril, Modal mais e Globo.