15 vantagens de usar cartão de débito

31 de março de 2024, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 8 min, 47 seg


As vantagens do cartão de débito incluem o controle financeiro, a disponibilidade global e taxas mais baixas. Com facilidade de obtenção, todas as transações feitas são registradas, facilitando o controle e acompanhamento dos gastos.

Um cartão de débito é um método de pagamento eletrônico à vista, onde o valor da transação é deduzido diretamente da conta corrente ou poupança do titular do cartão. Essa forma de pagamento é amplamente utilizada para compras presenciais e online.

Nesta matéria, listamos várias vantagens do cartão de débito. Acompanhe!

15 vantagens de usar cartão de débito

1) Conveniência

O cartão de débito é uma alternativa prática ao dinheiro físico. Você pode usá-lo para fazer compras em lojas, restaurantes e online sem precisar carregar notas e moedas.

Além disso, esse tipo de cartão é amplamente considerado conveniente por várias razões:

A primeira é pela facilidade de uso. O cartão de débito é simples de usar. Basta inseri-lo em uma máquina de cartão ou digitar os números para fazer uma transação. Não é necessário carregar dinheiro em espécie, o que é especialmente útil para compras do dia a dia.

Ele também tem ampla aceitação. Os cartões de débito são aceitos em muitos lugares, incluindo lojas, restaurantes, supermercados e caixas eletrônicos. Você não precisa se preocupar em encontrar um local que aceite seu cartão.

2) Controle de Gastos

Com um cartão de débito, você gasta apenas o dinheiro disponível em sua conta bancária. Isso ajuda a evitar dívidas e a manter suas finanças sob controle. O uso do cartão de débito permite um controle mais eficaz dos gastos, pois as compras são concluídas apenas se houver fundos disponíveis na conta corrente vinculada ao cartão.

Dessa forma, evita-se o endividamento, já que as transações são rejeitadas se não houver saldo suficiente, proporcionando uma maneira mais simples de poupar e evitar dívidas.

Além disso, o cartão de débito oferece agilidade no recebimento para empresas que aceitam esse método de pagamento, contribuindo para um controle financeiro mais preciso e evitando gastos desnecessários.

3) Segurança

Ao contrário do dinheiro, um cartão de débito pode ser bloqueado ou cancelado se for perdido ou roubado. Além disso, muitos cartões oferecem proteção contra fraudes.

O código de segurança do cartão (CSC), também conhecido como código de verificação (CVC) ou código de verificação do cartão (CVV), é uma medida de segurança importante encontrado na parte de trás do cartão, que ajuda a proteger as transações contra fraudes.

4) Acesso a Caixas Eletrônicos

O acesso a caixas eletrônicos é uma vantagem do cartão de débito. Com o cartão de débito, é possível realizar saques em caixas eletrônicos, tanto no país de origem quanto no exterior, desde que o cartão seja internacional e habilitado para saques fora do país de emissão.

Isso proporciona conveniência e facilidade para acessar dinheiro em diferentes locais, como aeroportos, hotéis, postos de combustível e centros comerciais, contribuindo para a praticidade e agilidade nas transações financeiras.

5) Aceitação Global

O cartão de débito internacional tem aceitação global. Com um cartão de débito internacional, é possível realizar compras e saques em estabelecimentos e caixas eletrônicos ao redor do mundo, desde que o cartão seja aceito pela bandeira correspondente e pela rede de pagamentos do local visitado.

Essa aceitação global proporciona conveniência e praticidade para os usuários, permitindo o uso do cartão em diferentes países e regiões sem a necessidade de trocar moeda física, tornando as transações financeiras mais simples e seguras em âmbito internacional.

6) Sem Juros

Diferentemente dos cartões de crédito, os cartões de débito não acumulam juros. Você gasta apenas o que tem na conta.

O cartão de débito é geralmente sem juros, pois as transações realizadas com ele são feitas à vista, ou seja, o valor da compra é debitado diretamente da conta corrente do usuário, não havendo a necessidade de pagamento de juros como ocorre com o cartão de crédito.

Portanto, ao utilizar o cartão de débito, não há a incidência de taxas de juros sobre as compras realizadas, tornando-o uma opção financeira mais direta e sem custos adicionais nesse sentido.

7) Facilidade de Pagamento Online

Com o cartão de débito, você pode fazer compras online de forma rápida e segura. Basta inserir os detalhes do cartão e concluir a transação.

O cartão de débito oferece facilidade de pagamento online. Atualmente, existem tecnologias que permitem realizar pagamentos digitais com cartão de débito de forma simples e sem complicações, proporcionando uma experiência de compra online mais fluida e sem fricções para o cliente.

Além disso, com o Débito Flash, os usuários dos mais de 160 milhões de cartões de débito ativos no Brasil podem realizar pagamentos de forma fácil e intuitiva, contribuindo para uma melhor experiência de pagamento online. Assim, o cartão de débito se tornou uma opção viável e conveniente para realizar transações online de maneira segura e eficiente.

8) Benefícios do Banco

Alguns bancos oferecem recompensas, descontos ou cashback para clientes que usam seus cartões de débito regularmente.

Adicionalmente, os cartões de débito já proporcionam benefícios como a possibilidade de realizar saques em caixas eletrônicos e consultas de saldo e extrato, agindo como uma forma direta de pagamento debitado da conta corrente do usuário no momento da compra.

9) Cartões adicionais

Um cartão adicional é uma extensão do cartão de débito principal. Ele permite que mais de uma pessoa, geralmente um membro da família, acesse e utilize a mesma conta bancária.

Os titulares do cartão adicional podem ser cônjuges, filhos ou outros membros autorizados.

Cada cartão adicional está vinculado à mesma conta e compartilha o limite de gastos do titular principal. O titular principal é sempre o responsável por todos os pagamentos e recebe a fatura.

10) Ecológico

O uso de cartão de débito pode ser ecológico devido a várias iniciativas sustentáveis adotadas por empresas do setor. Por exemplo, a Mastercard está acelerando seus esforços na área de cartões sustentáveis, exigindo que todos os cartões de pagamento tenham a Certificação Card Eco até 2028.

Além disso, a Wise lançou um modelo de cartão com impacto ambiental positivo, feito de um substituto sustentável do plástico e utilizando uma quantidade menor de tinta, contribuindo para práticas mais ecológicas no setor de pagamentos.

Essas ações demonstram como as empresas estão buscando reduzir o impacto ambiental associado ao uso de cartões, promovendo uma abordagem mais sustentável e responsável em suas operações.

11) Não ultrapassar o limite financeiro

O uso do cartão de débito está diretamente vinculado ao saldo disponível na conta corrente do usuário, o que impede que as compras sejam realizadas caso não haja fundos suficientes, evitando assim o endividamento e garantindo um controle mais eficaz dos gastos.

Portanto, essa característica do cartão de débito contribui para que os usuários não excedam seus limites financeiros, promovendo uma gestão mais responsável e equilibrada das finanças pessoais ou empresariais.

12) Agilidade no recebimento

A agilidade no recebimento é uma vantagem do cartão de débito. Empresas que aceitam pagamentos com cartão de débito podem se beneficiar da rapidez no recebimento dos valores, o que contribui para uma gestão financeira mais eficiente e ágil.

Essa característica do cartão de débito permite que os estabelecimentos recebam os pagamentos de forma rápida e segura, otimizando o fluxo de caixa e facilitando a conciliação das vendas realizadas por meio desse método de pagamento.

13) Segmentação das finanças

A segmentação das finanças é uma vantagem do cartão de débito. O uso do cartão de débito permite separar claramente os gastos realizados por meio desse método de pagamento, facilitando a categorização e o controle das despesas de forma mais organizada e eficaz.

Essa segmentação das finanças contribui para uma melhor visualização dos gastos, auxiliando na identificação de padrões de consumo e na elaboração de orçamentos mais precisos, o que é fundamental para uma gestão financeira mais consciente e equilibrada.

14) Registro dos gastos e taxas competitivas

O uso do cartão de débito permite um registro detalhado e automático das despesas realizadas, uma vez que cada transação é debitada diretamente da conta corrente do usuário, facilitando o acompanhamento e controle dos gastos de forma mais precisa.

Além disso, outra vantagem são as taxas competitivas. Tanto para consumidores quanto para empresas que recebem pagamentos, o cartão de débito oferece taxas competitivas em comparação com o cartão de crédito, o que contribui para uma gestão financeira mais eficiente e econômica.

15) Evitar dívidas

O cartão de débito é uma opção vantajosa para evitar dívidas. Ao contrário do cartão de crédito, o cartão de débito permite que as compras sejam realizadas somente se houver fundos disponíveis na conta corrente vinculada, o que evita o endividamento e o acúmulo de dívidas.

Dessa forma, o uso do cartão de débito promove um controle financeiro mais eficaz, pois as transações são debitadas imediatamente da conta, ajudando a manter as finanças em ordem e a evitar gastos além das possibilidades financeiras do usuário.

Fontes: Stone, PicPay, Banco Pan, Finanzero, Efetividade