O que é CVV do cartão de crédito e onde fica?

3 de fevereiro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 57 seg


O CVV é o Card Verification Value, que traduzindo quer dizer: Valor de Verificação do Cartão. Portanto, o CVV serve como um código de segurança, sendo que ele é composto por 3 dígitos e fica no verso do cartão.

Em compras online, o CVV costuma ser solicitado para que a compra no cartão seja aprovada. Portanto, é essencial que você não compartilhe nenhum dado do seu cartão, sobretudo, o seu CVV.

Ao tomar alguns cuidados básicos como, por exemplo, verificar a segurança de um site antes de inserir os seus dados, você mantém o seu CVV seguro e evita golpes.

O que é CVV e onde ele fica?

CVV é a sigla de Card Verification Value, em português: Valor de Verificação do Cartão. Contudo, ele é popularmente conhecido apenas como Código de Verificação do Cartão. O CVV é composto por três dígitos e, geralmente, fica no verso do cartão, mas em alguns casos ele pode aparecer na frente.

Como na parte de trás do cartão existem outros números, cuidado para não confundir o CVV com o número do cartão e data de validade, por exemplo.

Lembre-se que ele é um código composto por somente 3 dígitos, sendo que não tem espaço entre os números, o tamanho é um pouco menor e em alguns cartões ele pode ser impresso em itálico. Já os outros números do verso do cartão, costumam ser compostos por conjuntos numéricos, com fontes maiores, barras ou espaços. 

O que é CVV do Cartão de Crédito? Para que ele serve e onde fica?

CVV é formado por esses 3 números, no verso do cartão

Sendo assim, caso você esteja se perguntando: qual é o meu CVV? Basta olhar no verso do seu cartão que você verá três números, este é o seu CVV.

Talvez você esteja se perguntando também: como saber o CVV do cartão de débito? O CVV do cartão de débito fica no mesmo local que o CVV de um cartão de crédito, ou seja, na parte de trás do cartão.

Vale destacar que, no geral, o CVV do cartão virtual é diferente do cartão físico e em cartões virtuais temporários, o código de segurança muda a cada geral virtual de cartão. Por fim, a sigla mais conhecida é CVV, mas isso pode mudar de acordo com a bandeira e o emissor do cartão, por exemplo, podem ser usadas siglas como:

  • CVC: A sigla CVC deriva de Card Validation Code / Card Verification Code. Em português, CVC é o Código de Validação do Cartão / Código de Verificação do Cartão.

  • CID. A sigla CID significa Card ID. Ou seja, é a Identificação do Cartão.

  • V-CODE É o Verification Code, isto é, Código de Verificação.

  • CCV é o Card Code Verification, em português é a Verificação de Código do Cartão.

  • CVD. A sigla CVD deriva de Card Verification Data. Ou seja, CDV são os Dados de Verificação do Cartão.

Para que serve o CVV?

O CVV serve como um código de segurança, desse modo, ele funciona como um sistema de segurança que autentica as transações online, proporcionando uma recurso adicional para que as informações do cartão fiquem seguras.

Isso é possível, pois para liberar as transações online, você precisa digitar o CVV ao invés da senha numérica do cartão. Por exemplo, ele substitui a senha que é usada em estabelecimentos físicos, nas maquininhas de cartão.

O CVV também ajuda a evitar fraudes, já que para digitar o código e liberar a compra, você precisa ter o cartão em mãos. Além disso, para aumentar a segurança do usuário, é preciso informar não apenas os dados do cartão, mas também dados pessoais como CPF.

Esse código de segurança é realmente seguro?

Sim, o código de segurança é realmente seguro, desde que o seu CVV permaneça em segredo. Ou seja, se outras pessoas não souberem qual é o seu CVV, ele irá proporcionar a segurança que ele se propõe. O que garante que o CVV é seguro é o fato de que apenas o dono do cartão sabe qual são os números, além disso:

  • O CVV não aparece em recibos, logo, o estabelecimento não sabe qual é o código;

  • No cartão o CVV não fica em relevo para não chamar a atenção;

  • Ele é registrado apenas no cartão, não estando registrado em nenhum outro local.

Apesar disso, é essencial que o dono do cartão tome atitudes para proteger o seu código e, assim, garantir que o CVV vai continuar funcionando como um código de segurança.

Como proteger o CVV?

Com o cartão, acesso ao CVV e o CPF, qualquer pessoa pode fazer compras online sem a senha. Desse modo, é por isso que você deve tomar cuidado e manter o seu código protegido.

Enfim, algumas dicas são:

  • Evite emprestar o seu cartão;

  • Não deixe o seu cartão com terceiros sem a sua supervisão

  • Não entregue o seu cartão para atendentes enquanto fica distraído com outras coisas;

  • Só use o CVV em transações online e não informe o código para outras pessoas;

  • Compre apenas em sites confiáveis e seguros;

  • Desconfie de atitudes suspeitas. Por exemplo, não deixe o vendedor sair com o seu cartão em mãos, ele pode obter os dados do seu cartão.

  • Não informe o número CVV a outra pessoa, esse código serve apenas para validar compras online, então não há necessidade de contar qual é o seu CVV para outras pessoas.

Cuidados ao fazer compras online

Assim como você deve ter cuidado com o seu CVV, é preciso ter cuidado também ao realizar compras online para evitar golpes. Antes de fazer compras em um site, verifique se ele possui algumas características como:

1- Ícone de cadeado

O ícone de cadeado indica que a página é segura. Sendo assim, se você clicar nele, você poderá verificar informações adicionais sobre o certificado de segurança.

2- Https

A sigla https é o Protocolo Seguro de Transferência de Hipertexto. Para verificar o https basta analisar o link do site.

Em síntese, o https resulta em uma comunicação web protegida, o que mantém a confiabilidade e integridade dos dados entre o site e o dispositivo do cliente.

3- Selos e verificação de segurança

De maneira geral, os selos estão localizados no final da página. Eles são uma das principais certificações do site e servem para informar que é um ambiente seguro.

4- Reputação da loja

Outro cuidado que você deve tomar, é verificar o que as pessoas estão dizendo sobre a loja, como é a sua reputação e afins. Você pode fazer esse tipo de análise por meio de locais como o Reclame Aqui, por exemplo.

Dessa forma, você consegue analisar quais são as reclamações sobre o site e se os problemas dos clientes foram resolvidos.

5- Na dúvida, não compre

Se depois de realizar os passos anteriores você ficou na dúvida se o site é confiável, é melhor não comprar nele. Ao invés disso, prefira comprar em lojas que você já conhece e confia.

Muitas vezes os sites não confiáveis oferecem um preço abaixo do mercado, para atrair clientes. Isso pode ser tentador, mas você pode acabar caindo em um golpe e perdendo muito dinheiro, então prefira comprar em locais mais seguros, mesmo que o preço não seja tão competitivo.

LEIA MAIS

Cartão sem limite, o que é? Como funciona o limite de crédito e cuidados

11 dicas valiosas para sair do vermelho e quitar suas dívidas

Crédito rotativo: o que é e como funciona

Parcelamento de fatura do cartão de crédito: regras

Fontes: Serasa, Mobills, Banco pan e Afinz.