Como a desvalorização do dólar afeta a Bolsa de Valores? Entenda

1 de junho de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 46 seg


A desvalorização do dólar consiste na redução do valor da moeda. Ou seja, com a desvalorização do dólar, a moeda passa a custar mais barato.

Dólar em queda

No dia 31 de maio, o dólar fechou com uma queda de 0,04%, a R$ 4,75316. Desse modo, a moeda fechou o mês acumulando baixa de 3,86% em maio. 

Por outro lado, no ano, a desvalorização está em 14,77% frente ao real. Mas não foi apenas em maio que a moeda norte americana teve desvalorização.

Na verdade, o dólar está em um movimento de queda nos último meses e isso reflete em vários aspectos na economia de diversos países e não apenas na economia dos EUA.

Por exemplo, de forma geral, quando o dólar cai, aumenta o número de investidores estrangeiros na bolsa de valores brasileira.

Isso ocorre pois a desvalorização do dólar tem um peso grande para os investidores estrangeiros maximizarem os lucros em aplicações em ações no Brasil.

De acordo com o analista de investimentos Guilherme Spina: “Ao fim da operação em Reais, ele consegue comprar mais dólares quando ele desvaloriza no período”.

Com o aumento do fluxo de capital estrangeiro na bolsa, a tendência é a valorização das ações. É a velha lei da oferta e demanda: com o aumento da demanda frente a oferta, a tendência é a valorização.

Para quem já possui ações, esse é um movimento positivo. Afinal de contas, o patrimônio irá se valorizar.

No entanto, para quem pretende começar a investir na bolsa, o movimento de alta talvez não seja tão bom. Isso porque, neste caso, você compraria na alta e não existem garantias de que os preços vão continuar subindo.

Até quando vai a desvalorização do dólar?

O mercado não prevê uma fuga em massa dos investidores estrangeiros. Apesar das eleições deste ano, acredita-se que nos próximos 2 anos o Brasil ainda será atrativo para os investidores estrangeiros.

Spina explica que: “Vale a pena para o investidor estrangeiro apostar em ativos aqui mesmo que a tendência de baixa do dólar não se mantenha por muito tempo, pois hoje na bolsa temos várias ações de boas empresas muito descontadas”.

Além disso, o analista ressalta que: “Mas também não acredito que a tendência de baixa do dólar seja tão curta, tendo em vista o cenário macroeconômico.”

No entanto, caso os investidores em massa decidam sair da bolsa brasileira, o que vai acontecer é a queda nos preços das ações.

Isso porque a saída de capital diminui o volume de negociações. Sendo que essa queda poderia não afetar todas as ações.

Isso ocorre pois, de acordo com Spina, “Há ações que, obviamente, não sofrem tanto, pois são alvos dos estrangeiros. Geralmente são small caps (ações de empresas de menor porte da bolsa de valores)”.

Cuidados que você deve tomar

O primeiro cuidado que você deve tomar com a queda do dólar e a possível valorização da bolsa é ter uma estratégia de investimento sólida com foco no longo prazo.

Isso porque, segundo Spina “Um portfólio de investimentos bem diversificado, com exposição a ativos diferentes, tende a aumentar a eficiência do processo de construção de patrimônio“.

Além disso, ele explica que: “Eventos como a entrada ou saída de capital estrangeiro acabam sendo apenas detalhes, se comparados com a estratégia que ele executa”.

Em contrapartida, a entrada de capital estrangeiro pode ajudar as empresas que o investidor tem na carteira a chegarem em um preço justo.

Já quando ocorre a saída de capital, podem surgir boas oportunidades de compra de ações.

“Portanto, trabalhar um portfólio com uma reserva de oportunidade é uma forma de não deixar que a saída de capital estrangeiro seja só um impacto negativo dentro da sua carteira”, afirma Spina.

Enfim, gostou de saber mais sobre a queda do dólar? Então não deixe de conferir também se o dólar vai acabar.

Fonte: Isto é dinheiro e G1.

Bibliografia:

Como a desvalorização do dólar afeta a bolsa de valores?. Isto é dinheiro. Acesso em 01 de junho de 2022.