Greve no setor de aviação e a inflação nos EUA que reduz a confiança do consumidor americano

25 de novembro de 2021, por Evelyn

Tempo de leitura médio: 5 min, 33 seg


Bom dia, Investidor Sardinha. Vamos ao nosso morning call:

Em primeiro lugar, no pregão de quarta-feira, (24/11/2021) o IBOVESPA (índice da nossa bolsa de valores) subiu 0,83%, fechando em 104.514 pontos.

Seguindo com nosso morning call, do lado das maiores altas, tivemos empresas como:

Contudo, dentro do índice as maiores quedas foram registradas pelas empresas:

Agora, saindo um pouco do mercado nacional, vamos falar sobre as bolsas mundiais e os índices de mercado internacional.

Morning call: Índices Internacionais

Business Standart

No cenário internacional, as bolsas mundiais fecharam positivas e o dólar está cotado a R$ 5,60:

Na bolsa de valores dos Estados Unidos, ontem os índices se comportaram da seguinte forma:

  • Dow Jones: -0,03%
  • S&P 500: +0,23%
  • Nasdaq: +0,44%

Bem como, nas bolsas europeias os resultados foram os seguintes:

  • DAX (Alemanha): +0,23%
  • FTSE 100 (Inglaterra): +0,12%
  • CAC 40 (França): +0,20%
  • FTSE MIB (Itália): +0,10%

Ao contrário, nas bolsas asiáticas:

  • Nikkei (Japão): +0,67%
  • Shangai (China): -0,24%
  • IDX Composite (Indonésia): +0,24%

Além disso, nas commodities:

  • Ouro: +0,38%
  • Petróleo Brent: -0,52%
  • Gás Natural: -0,18%
  • Minério de Ferro: -0,58%

Nesse ínterim, os destaques do mercado brasileiro e americano hoje:

paper Export

Morning call de ações no Brasil e EUA

Suzano x Klabin

De olho nas embalagens, a Suzano quer escalar rapidamente e se tornar “player”. A empresa que é maior produtora de celulose de eucalipto na América Latina, tem planos para as embalagens e papéis para embalagens. Entretanto, a rival da Klabin, que é a maior exportadora de papéis para embalagens do país, conta com larga margem de vantagem.

Apesar disso, a estratégia da Suzano não deixa de indicar que o papel de escrever e imprimir está cada vez diminuindo sua demanda em um mundo cada vez mais virtual. Assim também, a empresa pretende ocupar a capacidade produtiva com kraftliner obtido exclusivamente a partir da celulose de eucalipto, usado principalmente para capa externa do papelão ondulado, ou o testliner feito com fibra reciclada, ainda em desenvolvimento, que é aplicado principalmente para miolo das caixas de papelão. Como resultado, a Suzano pretende fazer uma substituição até 2030 de plástico por papel, trocando materiais de origem fóssil por produtos de origem renovável.

Amazon x Walmart

Do mesmo modo, a briga entre a Amazon que deve superar o Walmart na classificação de varejista em 2022, de acordo com a JPMorgan. Em síntese, dentre outras previsões, a Amazon deve ser responsável por 40% dos gastos com e-commerce nos EUA. De olho na temporada de férias, a empresa já começou a ofertar descontos em 4 de outubro, com estoque para suportar a demanda elevada e com a apresentação da Black Friday, Cyber Monday Weekend entre outras estratégias. Desde o começo da pandemia a Amazon dobrou a capacidade de atendimento e espera um aumento de 14,5% nas vendas do feriado de Thanksgiving.

Agora vamos às notícias do mercado interno e mundial:

Resumo de notícias do Brasil e exterior

Infomoney

Brasil

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2023 caiu de 12,27% no ajuste anterior para 12,115%; a do DI para janeiro de 2024 recuou de 12,06% para 11,95%; a do DI para janeiro de 2025 anotou queda de 11,94% para 11,81% e a do DI para janeiro de 2027 foi de 11,76% para 11,71%. Essa é a parte longa da curva de juros que está demonstrando uma leve queda de acordo com os últimos acontecimento, como a discussão da PEC dos Precatórios, por exemplo. o IPCA 15 anual é de +10,73% e em novembro +1,17%.

De outro lado, o Brasil enfrenta agora uma paralisação parcial de pilotos e comissários na próxima segunda-feira, dia 29 de novembro. O pedido dos trabalhadores é que seja feita uma reposição da inflação dos últimos 24 meses. Sem prazo para acabar, foi decidido que em respeito à sociedade 50% dos trabalhadores continuarão o trabalho no dia a dia. É importante ressaltar que o setor da aviação tem importante papel no combate à pandemia, pois é o responsável pelo transporte de insumos e vacinas contra a COVID-19.

Por fim, o HSBC anunciou que os investidores estão menos otimistas com países emergentes e que de 40% a proporção de otimistas hoje é de 27%. Essa mudança vem da expectativa de aceleração da redução de estímulos que impacta mais os mercados emergentes que os mercados desenvolvidos.

Exterior

EUA

A confiança do consumidor americano diminuiu devido à inflação de novembro, mas ainda ficou acima da expectativa de 66,8 pontos com o registro de 67,4 pontos. Em outubro era de 71,7 pontos, mas os americanos não estão confiantes com a economia de um modo geral, nem mesmo com as suas finanças pessoais. Por outro lado, mesmo depois da oferta aumentar, a inflação que havia sido gerada pela escassez continuou a aumentar. A contrário da previsão dos economistas, as encomendas de bens duráveis diminuíram 0,5% no mês anterior.

Rússia

A BRF, JBS, Pamplona e Mercúrio voltam a ser aceitas no país para a exportação que havia sido suspensa em 2017. O motivo foi o aditivo ractopamina verificado nas cargas. A Rússia é um dos maiores consumidores de carne suína e agora o Brasil possui 32 frigoríficos habilitados para exportação.

Agora, as notícias sobre Fundos Imobiliários:

Morning Call de Fundos Imobiliários

Fiis

O IFIX fechou ‌a última‌ quarta-feira‌ ‌(24)‌ ‌em queda de -0,65%,‌ terminando ‌o‌ ‌dia‌ ‌em 2.546 pontos.‌ ‌No‌ ‌acumulado‌ ‌do‌ ‌mês‌ ‌de‌ novembro a variação do índice é de -4,8%‌ ‌e‌ ‌do‌ ‌ano‌ ‌de‌ ‌2021,‌ ‌a‌ ‌variação‌ ‌do‌ ‌índice‌ ‌é‌ ‌de‌ -11,26%.

O fundo RCRB11 informou que foi realizado o pagamento de R$ 24.057.500,00 referentes ao sinal da operação de aquisição de 4.863,7 m² de área BOMA do Edifício JK Financial Center na Cidade e Estado de São Paulo, correspondente aos andares 8º, 9º, 10º, 11º e 12º e respectivas vagas de garagem.

Morning call de Criptoativos

Cointimes

Mastercard x Visa

O Brasil é o maior mercado de Bitcoin da América Latina e com isso as empresas Mastercard e Visa querem aproveitar o movimento para processar o criptoativo nas vendas através de sua rede global de processamento no comércio em geral. As duas empresas pretendem intermediar compra de bens com negociação em criptomoeda e classifica os criptoativos em três categorias para negociações diferenciadas: CBDCs – moedas digitais dos bancos centrais, Stablecoins e Criptomoedas. Para cada categoria as empresas pretendem fazer uma estratégia diferente, assim como parcerias.

Assim termina este morning call. Bons investimentos e boa quinta-feira.