Terceira fase do Open Banking é adiada para 29 de outubro

30 de agosto de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 1 min, 56 seg


A terceira fase do Open Banking estava prevista para ser disponibilizada hoje (30). No entanto, deve acontecer somente no dia 29 de outubro de 2021. A decisão foi tomada pelo Banco Central (BC).

O motivo de adiar o Open Banking foi após um pedido das instituições envolvidas para realizarem reparos nas bases técnicas e encerrar os testes e, com isso, conseguir a autenticação que permite o funcionamento do sistema. Contudo, os ajustes ainda não foram feitos dentro do prazo inicial. Por isso, a data foi adiada.

Além de prorrogar o dia, essa é a terceira vez que um prazo é adiado. Na primeira fase, por exemplo, a data era para 30 de novembro de 2020, mas sofreu atraso e foi terminada em fevereiro deste ano. Já a segunda fase, hoje escalonada em quatro ciclos, era esperado que fosse entregue em 15 de julho. No entanto, entrou em vigor no dia 15 deste mês.

O que a terceira fase do Open Banking irá trazer?

Nessa fase, terá a inclusão do Pix com o Open Banking. Além disso, a inserção de centenas de novas empresas participantes no sistema.

Pisp/ITP

Open Banking tem terceira fase adiada para 29 de outubro pela terceira vez

Mobile Transaction

O ITP é uma espécie de instituição de pagamentos (IP), que estará na terceira fase do Open Banking. As siglas significam Iniciador de Transação de Pagamentos (ITP). Essa empresa proporciona serviços de pagamento, recebimento, compra, venda e a movimentação de recursos sem a chance de permitir empréstimos e financiamentos para os clientes.

O Pisp é diferente de várias IPs presentes. O BC a criou em outubro do ano passado, com a ideia de facilitar ainda mais a efetuação de pagamentos como, por exemplo, fazer um Pix pelo WhatsApp.

Agenda

TecnoSpeed

Abaixo é possível ver as datas já definidos para cada lançamento:

  • 29 de Outubro de 2021: Pagamento com Pix
  • 15 de Fevereiro de 2022: Pagamentos com TED e transferência entre contas na mesma instituição
  • 30 de Março de 2022: Encaminhamento de proposta de crédito
  • 03 de Junho de 2022: Pagamento de boletos
  • 30 de Setembro de 2022: Pagamentos com débito em conta

Leia também sobre a B3 ter lançado com outras 6 empresas um portal sobre ETFs!

Fonte: InfoMoney

Imagens: TecnoSpeed, Mobile Transaction, InfoMoney, TecMundo