11 anos de conselhos brutalmente sinceros da sobre negócios

Reuni alguns conselhos valiosos que me ajudaram aqui onde estou depois de anos investindo e empreendendo. Leia mais sobre!

28 de julho de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Esse conteúdo é muito valioso pra pra quem empreende ou pra quem quer começar a empreender. Reuni aqui alguns conselhos sinceros sobre como conseguir ter sucesso no mundo dos negócios.

O que está aqui é baseado na minha experiência pessoal e profissional. É um conteúdo diferente e que pode ajudar algumas pessoas.

1. Venda para os ricos

O primeiro pensamento de quem vai criar a uma empresa é pensar na grande massa, em negócios que tem um grande volume de mercado. No entanto, esse é o pior jeito de começar.

Isso porque é preciso muito mais esforço e dinheiro para trabalhar com as massas. E considerando um negócio voltado para esse público, 50 mil vendas ainda é pouco.

No entanto, se você foca em um público mais rico, com poucas vendas você já consegue se destacar. Se você tem uma coisa que os ricos não se interessam em ter, infelizmente, esse é o mercado errado.

Então, escolha vender para um grupo seleto de pessoas, esse é o melhor caminho. No um a um é muito mais fácil convencer as pessoas, muito mais do que convencer 50 mil. Além de mais fácil, é mais barato. Não por acaso, é um conselho sobre negócios que pouca gente fala.

2. Tenha foco e prioridade

Sempre estamos em busca de informação e por algum motivo, pensamos que os ricos tem algum conhecimento que nós não temos. Mas, na realidade, não te falta informação, apenas foco e prioridade.

Todos temos dificuldade em focar em um único projeto por muito tempo. Normalmente desistimos muito rápido, não esgotamos todas as possibilidades de negócio.

Normalmente, a diferença entre um negócio que dá certo e um que dá errado não é que um começa bem. É que conforme o tempo vai passando, você aprende a gerenciar pequenas coisas que vão fazer com que você acerte!

Tudo que existe no mundo capitalista tem preço e dá dinheiro. Por isso, o grande diferencial é o foco e a persistência. Não desista de um projeto até ter certeza de que já esgotou todas as possibilidades.

3. Construa um bom time

É muito importante que você não se baseie em si próprio no momento de construir um time. Não procure por pessoas piores que você, procure pelas melhores. É muito importante não ter um padrão baixo na hora de montar seu time.

E, se a pessoa for muito boa, que se torne um sócio. O próprio Elon Musk não tem nem 30% da empresa dele. Jeff Bezos tem 7% da própria companhia. Se nem eles conseguiram fazer sozinhos, é muito difícil que qualquer outro consiga.

Pare de achar que o que você não entende não funciona. As vezes, a pessoa só estudou mais que você e domina melhor o assunto.

4. Evite distrações

Você trabalha o dia todo e não consegue fazer nada porque deixa as coisas te distraírem. É muito importante evitar essas distrações ao máximo, porque se perde tempo com outras coisas, você deixa de focar no que é realmente importante. Esse daqui, muito provavelmente, é o conselho sobre negócios mais importante.

5. Construa sua marca

Essa dica é talvez, a mais importante daqui. Construir uma marca leva tempo e muito tempo. Não quer dizer que isso vai trazer cliente de imediato, mas no longo prazo, isso trará resultados. Sem dúvidas.

O que mais vale dinheiro é uma marca bem construída. Se você ouve falar de uma marca consistentemente, automaticamente e naturalmente, começa a confiar nela. Não é algo que se constrói em um ou dois anos, é um processo de longo prazo.

6. Tenha controle financeiro

Você precisa ter controle do seu negócio e é muito importante que você esteja atento não só ao que entra, não só o faturamento. Porque o que importa é o que sobra no fim do mês.

Se você se deslumbrar com os valores que estão entrando e não se preocupar com o que está ficando, isso não será sustentável no longo prazo.

7. Não tem atalho

Essa é a grande verdade que as pessoas precisam compreender. Não tem atalho e não adianta tentar criar um, não dá certo. Ou seja, não existe atalho, você vai ter que passar por todas as etapas para construir algo. Não é algo rápido e fácil.

8. Bons profissionais custam mais caro

Não tem como, os melhores profissionais custam mais caro. E se você escolher o mais barato, é provável que não tenha o melhor resultado, porque esse profissional não vai se dedicar com tanto empenho ao trabalho.

E é isso, espero que esses conselhos te ajudem. Eles foram baseados na minha trajetória até aqui e em tudo que aprendi. Quer ouvir mais algumas histórias sobre a minha trajetória e sobre esses conselhos? Então, assista ao vídeo completo!

Conheça também a AUVP, a nossa escola de investimentos, faça a sua análise de perfil. Se receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro e escapar da crise.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.

E você, tem algum conselho sobre negócios?

Investir em ações é burrice da classe média?

Americanas SUBINDO 300%, ainda dá tempo de COMPRAR? Análise

O que aconteceu com os NFTs? A bolha de bilhões de dólares

Ray Dalio: Um experimento que pode mudar de VEZ a sua rentabilidade