7 coisas que você precisa comprar se for da CLASSE MÉDIA

Conheça 7 compras que você PRECISA FAZER se for da classe média para mudar a sua vida de uma vez por todas! Leia mais.

27 de maio de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Se tem uma coisa que já se tornou senso comum na hora de falar de finanças é sobre o conceito de economizar e se organizar financeiramente.

Como se apenas não gastar fizesse parte de uma boa saúde financeira. Mas a verdade é que nem sempre é preciso parar de gastar totalmente, e sim aprender a fazer gastos inteligentes.

Por isso este artigo se propõe a trazer 7 melhores compras que você pode fazer se for da classe média.

1. Alugar ou comprar um imóvel?

Quando o assunto é adquirir um imóvel, seja entre as pessoas ou mesmo os influenciadores do universo financeiro, existe um eterno debate. Comprar ou alugar? Eis a questão.

Acontece que, se você é uma pessoa solteira, sem pretensão de constituir família em breve, o aluguel quase sempre será uma melhor opção. Isso porque a mentalidade de uma pessoa solteira raramente vai escolher o imóvel adequado para as necessidades da vida adulta.

Mas para quem já é casado ou está planejando formar família em breve, comprar um imóvel se torna um investimento inteligente. Adquirir a casa própria oferece estabilidade e segurança, principalmente em tempos difíceis.

2. Andar de Uber ou comprar um carro?

Segunda compra que eu recomendo é de um carro acessível, não desses financiados, mas um barato, que possa te levar para qualquer lugar.

Recentemente eu fiz uma matéria só sobre esse assunto, sobre quando o Uber passa a valer a pena, mas considerando as variáveis, investir em um carro de baixo custo pode ser uma coisa boa.

Você pode ter um gasto ligeiramente maior, mas ganha com a mobilidade, além da liberdade. Imagine que você quer visitar uma tia na cidade vizinha, ou descer para a praia com a família ou amigos?

De Uber poderia sair uma fortuna, e de ônibus ainda deixaria de ser prático e confortável. Nesse caso, o carro próprio será uma ótima escolha.

3. Gastar com academia é bom?

Outro gasto que vai fazer diferença na vida de quem é da classe média é um pacote anual de academia.

Mas não basta investir na compra do pacote, e sim comparecer. Pode parecer bobagem, mas cuidar da sua saúde indo para a academia vai te fazer economizar bastante com remédios e hospitais.

Além de evitar que você adoeça com frequência, se exercitar em uma academia vai te impedir de estragar seu corpo. Afinal, uma das ferramentas mais importantes de quem é da classe média é a própria saúde. Imagine adoecer e ficar três meses afastado do trabalho? É prejuízo certo.

Aliás, outro gasto que na verdade é uma compra inteligente é a aquisição de um plano de saúde, principalmente se você não pode esperar pelo SUS e quer manter sua saúde em dia.

4. Compre móveis de qualidade

Pode parecer uma sugestão absurda, mas outro gasto inteligente para a classe média é investir em móveis de qualidade.

Nem todo mundo concorda com essa afirmação, mas a verdade é que vale mais a pena esperar para juntar dinheiro e comprar um móvel de qualidade, mesmo custando um pouco mais, do que se contentar com um móvel de baixa qualidade.

Afinal de contas, ninguém merece ficar trocando de mobília todo ano, sem contar que acaba gastando até mais, porque móveis de má qualidade não duram e ainda empobrecem seu ambiente, principalmente aqueles que você compra para montar sozinho em casa.

5. Durma num bom colchão

Quinto investimento inteligente é a compra de um bom colchão. Não adianta nada economizar na compra de um colchão barato se ele não vai atender às necessidades do seu corpo.

Uma noite de sono mal dormida interfere no resto do seu dia. É dor no corpo, cansaço, e tudo isso interfere na sua produtividade, na sua disposição para fazer as coisas.

Um colchão de boa qualidade vai garantir para você uma bela noite de descanso, e só de ter um sono restaurador, até a vida da pessoa melhora, pode observar.

6. Computador como ferramenta de trabalho

Uma coisa curiosa que eu percebi foi o quanto uma ferramenta como o computador pode fazer toda a diferença no nosso trabalho.

Se assim como eu, você trabalha pelo computador, investir em uma boa máquina que atenda às necessidades das suas atividades muda completamente o jogo.

Eu falo por experiência própria. Recentemente eu troquei de computador e percebi um aumento significativo do meu desempenho. Eu costumo utilizar uma ferramenta para monitorar meu desempenho, e eu percebi que comecei a ganhar mais tempo, e produzir mais também.

De início até pensei que, depois de tantos anos trabalhando no que faço, estava finalmente me superando, até que percebi o verdadeiro motivo: a nova máquina.

Ao investir em um computador que atende as minhas demandas, analisando bem antes de comprar, me dei conta do porquê meu desempenho não era o mesmo na antiga máquina.

Por conta de diversos fatores, minha antiga ferramenta sofria com pequenos travamentos, que podiam parecer imperceptíveis num primeiro momento, mas que roubavam preciosos minutos do meu dia, um tempo que custava bastante ao fim de uma semana.

7. Invista em conhecimento

O último, mas não menos importante item dessa lista é o gasto com aquisição de conhecimento.

Investir em uma boa educação na formação profissional deveria ser o objetivo de todas as pessoas, não só na classe média.

É comum que com a correria do trabalho, as pessoas decidam abrir mão de se aprimorarem profissionalmente, já que no tempo livre elas querem descansar e curtir um pouco a vida e a família.

Porém tem uma armadilha nesse comportamento. Se você para de se educar e se aprimorar na sua área, não demora a se tornar obsoleto, e correr um grande risco de ficar atrasado em sua carreira, ou até sem emprego nenhum.

Além disso, não investir em conhecimento na sua área te impede de evoluir.

Mas não precisa ser ambicioso na hora de começar a se educar. Comece por um livro, um curso, um treinamento aqui e ali. Separar uma parte do seu orçamento hoje para melhorar as suas capacidades pode ter um retorno significativo em seu futuro.

E se você não sabe por onde começar, entre na AUVP, a nossa escola de investimentos e faça a análise do seu perfil, para ter a chance de aprender a cuidar melhor dos seus investimentos e gastos inteligentes.

Também acompanhe sem custo nenhum nossas redes no Instagram @oraulsena e no canal @investidorsardinha no Youtube.

Dá uma olhada nesse meu vídeo onde além de me aprofundar no assunto, ainda respondo algumas das principais dúvidas que vocês me trazem:

Só os burros estão comprando Bitcoin agora?

Porque acordar 5 da manhã pode te deixar mais pobre?

Se o fim da escala 6×1 for aprovado a bolsa acaba? É o fim?

Por que eu não invisto em estatais? Precisamos ser honestos