7 erros bobos que todo investidor JÁ COMETEU ou VAI COMETER!

Conheça os principais erros que todo investidor já cometeu ou ainda vai cometer durante a sua jornada de investimentos. Leia mais!

18 de maio de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Eu recebi algumas perguntas sobre erros que os investidores iniciantes devem evitar cometer na hora de aplicarem seu dinheiro.

Pensando nelas, eu resolvi criar este artigo, apontando alguns dos erros que a maioria de quem investe ou quer investir já cometeu ou vai cometer inevitavelmente.

Para ajudar você a se manter no caminho certo, vou compartilhar 7 erros que todo investidor já cometeu ou ainda vai cometer. Vamos lá!

1. Cuidado com os assessores de investimento

Se tem um erro que se tornou muito comum hoje em dia é o de seguir cegamente as dicas de assessores de investimento.

Esses profissionais, muitas vezes, podem ter interesses que vão contra os seus, te levando a tomar decisões financeiras mal informadas e que não te favorecem em nada.

Apesar de existirem muitos assessores sérios, o mercado também está cheio de oportunistas, então a melhor forma de evitar ser fisgado por esse tipo de gente é estar preparado.

Pesquisar, se informar e estudar antes de investir é a melhor coisa que você pode fazer, porque é o seu dinheiro ali, e depois do tempo que você gastou para juntar o seu montante, não é em 5 minutos que você deve tomar suas decisões.

Aprenda sobre a corretora e sobre as taxas que ela executa sobre os seus investimentos.

2. Conheça as taxas que está pagando

O segundo erro bobo que as pessoas mais cometem é não entenderem as taxas.

Tudo bem que o primeiro erro não depende só de você, normalmente acontece por indicação de assessores mal-intencionados, mas esse segundo é culpa sua.

Ignorar as taxas que você não vê é o maior tiro que você pode dar no seu pé.

Mesmo as corretoras que afirmam ter “taxa zero” ganham a parte delas de alguma forma. E essa forma é justamente uma taxa que você desconhece.

Afinal de contas, não existe investimento que não cobra taxas.

O ideal é você pesquisar para entender exatamente como essa taxação funciona para não ter nenhuma surpresa.

Alguns nomes aos quais você pode se atentar são: taxa de administração, taxa de custódia, taxa de performance, percentual de cobrança na carteira automatizada, taxa de gestão etc.

Nada é mais frustrante do que descobrir, muitas vezes tarde demais, que o seu dinheiro não está rendendo tanto quanto poderia por você ter se informado mal sobre as taxas e estar pagando até quando perde.

3. Por que o investidor iniciante não gosta da renda fixa?

Existe um senso comum bastante errado aqui no Brasil entre investidores novatos de que renda fixa não vale a pena porque não é atraente.

Seja em uma conversa, ou para mostrar experiência no assunto, novos investidores frequentemente cometem o erro de, mesmo sem conhecimento, considerar ativos mais arriscados no lugar da renda fixa.

É como se tivessem orgulho de declarar quão arrojado é o perfil deles. E enquanto fazem isso, o patrimônio vai derretendo em aplicações equivocadas.

Seus investimentos em renda variável jamais devem ser a maioria da sua carteira, não importa o grau da sua vaidade.

Ao investir em renda variável, sempre aporte um valor que você não se importa em perder até 90% dele. Jamais seu patrimônio principal.

Vê esse meu vídeo para entender os detalhes da minha afirmação:

4. Não invista com base em notícias

Quando começamos a nos aventurar nesse mundo de investimentos, é normal que vire uma chavinha na nossa cabeça e nosso olhar para as notícias acabe mudando.

Ficamos mais atentos para o que sai nos jornais para saber o quanto aquela notícia pode influenciar no mercado financeiro.

Mas esse é um dos erros mais bobos que podemos cometer.

O que acontece é que quando sai uma notícia de economia citando grandes mudanças em alguma empresa, independente do que a gente pense, o mercado já estava preparado.

Quem está nesse jogo faz tempo já estava sabendo das movimentações, e basicamente quem espera as notícias para tomar uma decisão, é literalmente a última pessoa a saber o que está acontecendo.

Entenda: se manter informado, estudar e aprender a investir é a única forma de evitar a surpresa quando uma notícia sair e o mercado não reagir de acordo.

5. Comprar na baixa

Um dos maiores objetivos de um investidor é comprar na baixa e vender na alta. Mas esse tipo de pensamento pode prejudicar e muito a sua carteira, e você pode acabar com uma bomba em mãos.

Afinal de contas, não é só porque uma ação está com valor baixo que ela esteja impedida de cair mais.

É a ideia de nunca pegar “uma faca caindo”, você não sabe o que ela vai cortar.

O ideal é não se deixar levar pelas emoções do mercado e tomar decisões bem informadas antes de adquirir ou vender um ativo que você possui.

6. Não siga dica de Youtubers

Outro erro que dá para evitar é o de seguir conselhos de youtubers e influenciadores de finanças.

Por mais que seja um erro mais recente, é muito comum as pessoas cometerem ele quando estão começando.

Você pode estar confiando na palavra de uma pessoa que nem sempre é responsável pelos próprios roteiros, ou que sequer tem experiência com a ação que ela está te sugerindo comprar.

Não importa o quão eloquente seja a pessoa que você segue, ela pode ter um perfil de investimentos diferente do seu, viver outra realidade e ter outros interesses no mundo das finanças que nem sempre combinarão com os seus.

Então evite seguir às cegas qualquer sugestão de investimento e faça uma análise bem fundamentada sobre o mercado para saber o que vai funcionar para você.

7. Vender uma ação porque subiu

Último erro muito comum, o mais absurdo de todos, é comprar uma ação, esperar ela subir e vender.

Se você vender sem sequer se informar direito, a empresa da qual você vendeu a ação pode multiplicar seu capital em 10 ou até 20 vezes, e como você já vendeu, vai ficar a ver navios.

Vender suas ações com base na cotação é um dos principais erros que os investidores cometem.

Ao contrário do que se pensa, o objetivo de comprar ações na bolsa de valores não é para brincar de trader, e quem pensa assim ainda não está pronto para operar nela.

Nesses casos, o melhor é permanecer investindo em renda fixa enquanto estuda e aprende mais sobre como o mercado funciona.

Quer aprender mais sobre investimentos e começar a construir seu patrimônio? Acompanhe as nossas redes pelo canal @investidorsardinha e pelo Instagram @oraulsena.

Para conteúdos personalizados e um treinamento avançado, faça a sua análise de perfil na AUVP, a nossa escola de investimentos, e transforme a realidade dos seus investimentos.

Leia a seguir: 6 principais erros cometidos no buy and hold

O que vai acontecer com a bolsa? Xandão derruba X e ameaça Starlink

3 hábitos poderosos que me fizeram ganhar mais dinheiro

Vale a pena investir em um carro caro, roupas e iPhone?

Geração perdida? Não existem mais esperanças para o Brasil