3 erros que te deixam pobre – aprenda a evitá-los

8 de fevereiro de 2024, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 4 min, 26 seg


A maioria das pessoas não sabe lidar com o dinheiro e, lamentavelmente, isso tem feito aumentar a quantidade de brasileiros endividados. Acontece que existem alguns erros que te deixam pobre e estagnado na vida, sem nunca conseguir prosperar.

Para mudar essa realidade, eu vou te contar quais são estes erros e te ajudar a sair da pobreza. Você vai aprender a controlar o seu dinheiro e melhorar, de uma vez por todas, a sua vida financeira.

Erros que te deixam pobre

A grande verdade é que a gente tende a se acostumar com hábitos financeiros ruins, que aprendemos com nossos pais ou que fazem parte do senso comum.

Assim, a gente passa uma vida inteira sem se dar conta do quanto estes pequenos hábitos são destrutivos para o nosso dinheiro e o nosso patrimônio.

Por isso, eu vou abrir seus olhos para os 3 erros que estão mantendo você pobre e que podem continuar a te “aprisionar” nesta condição até o fim da vida. Então, se você quer saber como deixar de ser pobre, vamos juntos descobrir o que você precisa fazer, o quanto antes, para deixar de perder dinheiro em 2024.

1º erro: comprar consórcio

O consórcio é, sem nenhuma dúvida, um dos piores produtos financeiros que já inventaram. Não por acaso, a gente tentou, sem nenhum sucesso, internacionalizar essa verdadeira aberração “made in Brazil”.

Num primeiro momento, o consórcio até parece bom. Você compra uma cota, não paga juros e tem a opção de dar o lance ou ser sorteado para pegar a carta de crédito e comprar o bem.

O problema, que escondem de você, é que a taxa de administração do consórcio é sempre muito alta. Além disso, o valor das parcelas vai sendo reajustado ano a ano e, no fim, você acaba pagando muito mais caro do que quando começou.

Fuja de consórcios

A triste conclusão a que chegamos é que o consórcio não é muito diferente de um financiamento comum. Mas, ainda tem a desvantagem de você esperar meses ou até anos para comprar o carro ou o imóvel desejado.

No fim, você está sempre perdendo dinheiro e ficando mais pobre, pagando caríssimo por um bem que começa a depreciar já no momento da compra.

Por tudo isso, fique longe de consórcios e, também, de planos de capitalização. Estes produtos são ótimos para os bancos e os vendedores. Mas, para você, são erros que te deixam pobre e lascado por muito mais tempo.

2º erro: investir depois de gastar

O segundo erro da nossa lista tem a ver com os seus investimentos. Se você nunca investe, já está fadado a levar uma vida inteira de restrições ou pobreza.

Mas, mesmo quem investe corre o risco de cair nessa armadilha de deixar o investimento para depois. Assim, a pessoa gasta quase todo o dinheiro do mês. E, no fim, manda para a corretora a merreca que sobrou.

Entenda uma coisa: você só vai começar a deixar de ser pobre quando pegar o hábito de investir antes de gastar. Esta é a única forma que realmente funciona. Primeiro você se paga; depois paga as contas.

Afinal, se deixar para investir depois, quase nunca vai sobrar dinheiro.

3º erro: ignorar os custos fixos

O terceiro e último erro fatal da nossa lista está diretamente relacionado ao seu controle financeiro. Infelizmente, pouca gente sabe mas os custos fixos são os maiores vilões das finanças pessoais.

Esqueça a ideia de cortar o cafezinho ou alguma outra conta pequena. Ao invés disso, pense em reduzir as contas maiores – como o aluguel e a parcela do carro – que você não pode deixar de pagar.

No vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) eu te mostro que o ideal é ter um custo fixo sempre inferior a 30% do seu salário.

Assim, vai “sobrar” dinheiro para pagar as outras contas, investir, se divertir e fazer seus planos de curto e médio prazos. Então, comece a dar mais atenção às contas maiores porque são elas as que mais te deixam pobre.

Evite os erros que te deixam pobre

De nada adianta você saber o que está errado em sua vida financeira se você não fizer nada a respeito. Para deixar de ser pobre, você precisa corrigir estes pequenos (ou grandes) hábitos que estão te fazendo perder dinheiro e te impedindo de enriquecer.

Por isso, não deixe para depois. Comece a mudar agora mesmo e veja como sua vida vai, aos poucos, melhorar.

E se você gostou deste conteúdo, comente no vídeo do canal e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena). Lá, você fica sempre por dentro do mundo dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Vale a pena financiar um veículo?