Ações menosprezadas que podem crescer – 4 opções para ficar de olho

27 de agosto de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 36 seg


Ações menosprezadas que podem crescer são aquelas de empresas líderes em seus setores de atuação, mas que ainda não possuem grande destaque na B3. Afinal, com tantas ofertas de ações na bolsa de valores, algumas acabam ficando de lado e sendo consideradas ruins, apesar de, por vezes, serem líderes nos seus setores de atuação.

Portanto, a lista abaixo não se refere a empresas ruins, mas sim ações menosprezadas, que podem crescer. Contudo, na hora de investir, é importante levar diversos fatores em consideração e não apenas se são ações ruins que podem crescer, mas também seus objetivos e seu perfil de investidor

Por fim, essa lista não é uma indicação de investimento, nem visa desestimular algum possível investimento. Sendo assim, é apenas uma opinião de quais são as ações menosprezadas que podem crescer na bolsa de valores. 

The cap

Ações menosprezadas que podem crescer

A lista de ações a seguir, apresenta 4 investimentos ruins, porém, com potencial de crescimento. Ou seja, isso não significa que a gestão da empresa seja ruim, mas que, na verdade, as suas ações menosprezadas podem crescer e, então, alcançar a visibilidade de boas empresas para se investir.

A primeira do Ranking de ações menosprezadas que podem crescer é a SLC Agrícola (SLCE3)

A primeira da lista de ações menosprezadas que podem crescer é a SLC agrícola. Essa empresa foi fundada em 1977 por meio do grupo SLC. Já o grupo SLC teve início em 1945, em Horizontina e atendia aos agricultores da região na manutenção das ferramentas.

Porém, atualmente a empresa atua nos segmentos de comércio de máquinas agrícolas e, principalmente, no ramo do agronegócio. Desse modo, a companhia trabalha por meio das empresas SLC Máquinas e SLC Agrícola. 

ações ruins

Investidor Sardinha

Apesar de fazer parte das ações menosprezadas que podem crescer a SLC agrícola, na verdade, é uma empresa líder no seu ramo de atuação. Inclusive, a SLC foi uma das primeiras do setor mundial a possuir suas ações na bolsa.

A empresa trabalha com terras próprias, terras arrendadas e ainda terras brutas na qual seguindo uma lógica imobiliária, a SLC compra e terra e, posteriormente, vende.

Com matriz em Porto Alegre, a empresa possui ainda 16 unidades de produção espalhadas em 6 estados. A produção é centrada na plantação de milho, soja e algodão, o que totaliza 449.162 hectares no ano. Dessa forma a produção é dividida da seguinte maneira:

  • Algodão: 125.470 hectares;
  • Soja: 235.438 hectares;
  • Milho: 83.043 hectares;
  • outras culturas: 5.211 hectares.
Ações ruins que podem crescer

Informações sobre SLC Agrícola

Apesar de ter uma área de soja plantada maior do que a de algodão, a receita da empresa vem, principalmente, do algodão, que representa 50% de seu lucro. Seguido da soja com 40% e, por fim, o milho com 10%.

Indicadores das ações da SLC: PL: 13, PVP: 1,73 ,ROE: 13,1. Margem líquida: 11,2%. IPO Data : 2007. Nível de mercado: Novo mercado TAG ALONG: 100% Free Float de 35,7%.

Em segundo lugar temos a Equatorial Energia S.A (EQTL3)

A Equatorial Energia é a segunda das ações menosprezadas que podem crescer. A empresa é uma holding do setor elétrico com atuação nos estados da Bahia, Pará, Minas Gerais e Maranhão.

Foi criada, em 1999, através da PPL Global LLC, com o intuito de participar do leilão de privatização da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR). Como uma empresa de grande potencial, se desenvolveu e, atualmente, controla as Centrais Elétricas do Pará (CELPA). 

ações ruins

Logos PNG

Apesar de estar em uma lista de ações menosprezadas que podem crescer, a empresa é bem abrangente, e atua nos segmentos de:

  • Distribuição: através da Equatorial Maranhão, Equatorial Maranhão, Pará, Piauí e Alagoas;
  • Transmissão: com 8 projetos ainda em estágio pré-operacional e a Intesa, linha operacional que cruza os Estados do Tocantins e Goiás;
  • Geração: através da Termelétrica Geramar;
  • Comercialização: através da Sol Energias;
  • Serviços no ramo de energia: através da empresa chamada 55 Soluções.

Receita por seguimento:

Ações ruins que podem crescer

Indicadores das ações da Equatorial: PL: 9,18, PVP: 2,83, ROE: 30,8%. Margem líquida 15,1%. IPO Data : 2006. Nível de mercado: Novo mercado. TAG ALONG: 100% Free Float de 69,8%.

Em terceiro lugar, temos as ações da Petro Rio (PRIO3)

Em penúltimo lugar de ações menosprezadas que podem crescer, a PetroRio é uma empresa nova, fundada em 2015 com o objetivo de revitalizar campos maduros.

Apesar de pouco tempo de atuação, a empresa mostra resultados animadores e é conhecida por ser extremamente eficientes. Como resultado, se tornou a maior companhia independente de óleo e gás do Brasil.

O lifting cost (preço dos custos fixos sobre a produção do barril do barril) em águas rasas atingiu 17,3 dólares, enquanto empresas, como Petrobrás, no mesmo período tiveram um número próximo da 30 dólares por barril.

PetroRio

Inicialmente, a PetroRio adquiriu o campo de Polvo. Já em 2017 a empresa passou a ser detentora de 10% do campo de gás de Manati, na Bahia.

Posteriormente, em 2018, a PetroRio adquiriu o Campo de Frade, na Bacia de Campos. No mesmo ano, a empresa entrou no índice de Small Caps e passou a vender suas ações. Dessa maneira, a empresa tem participação em 4 fontes de extração, sendo elas: 

  1. Frade (100% da PetroRio);
  2. Polvo (100% da PetroRio);
  3. Tubarão martelo (80% da PetroRio);
  4. Manati (10% da PetroRio).

A empresa busca crescer com consciência e preocupação com o meio ambiente, e mantém o monitoramento de alterações ambientais através do Projeto de Monitoramento Ambiental no Campo de Polvo. O monitoramento é realizado através de amostras de sedimentos e água na plataforma fixa e FPSO. 

Indicadores das ações da PetroRio: PL: 7,22, PVP: 2,25, ROE: 31,2%. Margem líquida: 42,5%, IPO Data : 2010. Nível de mercado: Novo mercado TAG ALONG: 100% Free Float de 48,6%.

Para finalizar a lista de empresas com potencial, a Iochpe Maxion (MYPK3)

A empresa foi fundada em 1974 em Contagem, Minas Gerais, com o nome inicial de Eluma Autopeças. Posteriormente, em 1994, foi adquirida pelo grupo Iochpe-Maxion, e se transformou em Divisão de Componentes Automotivos da Iochpe-Maxion.

Iochpe Maxion

Com o passar dos anos, a Iochpe-Maxion aumentou o potencial de crescimento e adquiriu outras empresas. Por fim, a empresa alcançou a liderança no seu setor de atuação. Em 2004, houve uma reestruturação e a empresa passou a se chamar Maxion Sistemas Automotivos S/A – Divisão de Componentes Automotivos.

Apesar de estar em uma lista de ações menosprezadas que podem crescer, a empresa tem potencial e é uma das principais no seu setor de atuação e está em crescimento constante.

Atualmente a empresa conta com 31 unidades fabris, localizadas em 14 países e cerca de 15 mil funcionários. Por fim, a Iochpe Maxion conta com três segmentos de atuação:

  • Rodas;
  • Partes estruturais;
  • Amsted-Maxion (empresa de produção de vagões, rodas e fundidos ferroviários.

Informações sobre a Iochpe Maxion.

Indicadores das ações da Iochpe Maxion: PL: 7,65, PVP: 0,55, ROE: 7,2%. Margem líquida: 3,8% IPO Data : 1984 Nível de mercado: Novo mercado. TAG ALONG: 100% Free Float de 51,9%.

Por fim, agora que você leu um pouco sobre o histórico dessas quatro empresas com potencial e suas ações que podem crescer, veja o vídeo de Matheus Rau e entenda um pouco mais sobre essas empresas menosprezadas, mas com potencial:

E aí, gostou de conhecer essas ações pouco valorizadas que podem crescer? Então conheça também Ações pouco visadas que podem explodir na bolsa de valores

Fontes: Passei direto, PetroRio, Maxions e SLC

Imagens: Suno Research, Logos PNG, Investidor sardinha, PetroRioInvestidor sardinha e The cap