Cartão de crédito: aula obrigatória pra classe média

Neste artigo, eu vou te mostrar como usar o cartão de crédito do jeito certo para fugir das armadilhas e não se afundar nas dívidas.

23 de junho de 2023 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


O cartão de crédito pode ser um grande aliado nas suas finanças pessoais ou se tornar o seu pior inimigo. Neste artigo, eu vou te mostrar como usar o cartão de crédito do jeito certo para fugir das armadilhas e não se afundar nas dívidas “impagáveis” do crédito rotativo.

Sabe qual é o melhor cartão de crédito? Você vai descobrir a resposta e entender por que, em alguns casos, o melhor a fazer é cancelar seu cartão e voltar a fazer suas compras à vista.

Quais as vantagens do cartão de crédito?

A principal vantagem do cartão é a possibilidade de adiantar o dinheiro que você vai receber lá na frente e conseguir pagar ou comprar, hoje, algumas coisas que você considera importantes.

Além disso, existe a conveniência de poder parcelar suas compras, muitas vezes sem juros. Mas, cuidado: tem uma cilada aí e vamos falar disso mais à frente.

Benefícios e pontos do cartão

Outro fator positivo dos cartões de crédito são os “clubes” de vantagens e benefícios. E, claro, os sistemas de pontos que podem ser trocados por produtos ou passagens aéreas.

De fato, muita gente sabe usar os pontos do cartão de crédito com consciência e consegue ótimos descontos para viajar ou fazer compras online. E isso é realmente interessante.

Desvantagens do cartão de crédito

Os problemas começam, no entanto, pelo próprio modelo adotado pelos emissores dos cartões de crédito. Funciona assim: você é sempre incentivado a parcelar suas compras. Dessa forma, a cada pagamento seu limite de crédito vai gradativamente subindo.

Com um limite cada vez mais alto, chega num ponto em que a fatura do cartão passa a ficar muito próxima ao valor do seu salário. E é aí que começam os desastres.

Juros do cartão de crédito

Quando você não consegue mais pagar o cartão, tem início um jogo perigoso e financeiramente devastador. O banco te oferece o pagamento mínimo da fatura e você começa a se endividar demais devido aos juros abusivos do crédito rotativo.

Com uma taxa muitas vezes acima de 10% ao mês e 400% ao ano, rapidamente você está todo enrolado e sem condições de quitar a dívida. Aí, neste momento, o banco te concede um empréstimo, com mais juros, e tudo se torna uma grande bola de neve.

Afinal de contas, o objetivo do banco é sempre te ferrar. Não tenha dúvidas disso.

Como escapar dos juros do cartão?

Para escapar das ciladas do cartão de crédito, a primeira dica é: não compre nada que você não possa pagar. Parece óbvio, mas é o melhor conselho financeiro que você pode ouvir. Não tem mais espaço no seu orçamento mensal? Simplesmente não compre mais.

Caso contrário, você vai entrar no jogo dos bancos e emissores de cartões. Ou seja, você vai se endividar, ficar com o nome sujo por muito tempo e, com isso, vai ter ainda mais problemas financeiros. Assim, mesmo se a dívida “caducar”, você nunca mais vai ter o mesmo acesso ao crédito que tinha antes – para comprar um imóvel, por exemplo.

Cancele seu cartão de crédito

Diante de tudo isso, a gente chega a uma boa conclusão: quem não tem controle financeiro não pode ter cartão de crédito, em hipótese alguma.

E isso vale para todo mundo que fecha o mês sem conseguir pagar todas as contas. Se este é o seu caso, cancele imediatamente seu cartão de crédito antes que ele destrua sua vida financeira.

Qual é o melhor cartão de crédito?

Outra conclusão importante é que não existe um cartão de crédito “melhor”. Tudo depende do que você quer com o cartão e, claro, do seu nível de autocontrole. Para alguns, o melhor cartão de crédito é aquele que tem o programa de pontos e milhas aéreas mais vantajoso. Para outros, o melhor cartão de crédito é o cartão quebrado e jogado no lixo. Reflita.

E então, gostou do conteúdo? Não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho como gerar renda mensal com os investimentos.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Cartões de Crédito Inter – principais características e como solicitar

Monopsônio: o que é, como funciona e exemplos

GDR: o que são e como funcionam os Global Depositary Receipts?

Sociedade de Crédito Direto (SCD): o que é e como funciona?

IPI: o que é, como funciona e quando este imposto é cobrado?