ChatGPT investe melhor que os fundos de investimento?

23 de junho de 2023, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 3 min, 52 seg


Eis que a humanidade descobre que o ChatGPT escolhe ações melhor que os fundos de investimento. E, a partir de agora, você pode usar sistemas como o OpenaAI para comprar ações e vencer o mercado. Mas, será que é isso mesmo? Chegamos num ponto em que a inteligência artificial vai fazer, por nós, o difícil trabalho de escolher as melhores ações e ser mais lucrativo nos investimentos?

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Você vai entender, de uma vez por todas, como usar o ChatGPT para ganhar dinheiro com ações.

ChatGPT supera fundos de investimento

A notícia de que o ChatGPT é capaz de vencer o mercado financeiro veio à tona no fim de abril, com base em um experimento feito pelo site “finder.com”. Entre os dias 6 de março e 28 de abril, o site comparou os resultados de 2 carteiras diferentes. Uma delas replicou os 10 fundos de investimento mais populares do Reino Unido. A outra foi gerada automaticamente pelo ChatGPT.

No fim do período, essa segunda carteira se valorizou 4,9%, enquanto os 10 fundos tiveram um desempenho médio de -0,8%. Já o principal índice das bolsas americanas, o S&P 500, teve um ganho de 3% e o seu “irmão” europeu, o Stoxx Europe 600, subiu 0,5%. Ou seja, a carteira fictícia do ChatGPT foi a mais lucrativa no comparativo.

O ChatGPT sabe investir?

A conclusão do experimento parece interessante, mas tudo não passa de uma grande ilusão. Primeiramente, não dá pra levar a sério um estudo sobre performance nos investimentos que analisa um período de apenas 8 semanas.

Os fundos de investimento – que, por sinal, eu não gosto e não recomendo para meus alunos – montam posições para investir durante anos. Logo, é normal que, em algum período específico, estes fundos não performem bem. Afinal de contas, no curto prazo tudo pode acontecer com um ativo de renda variável.

Isso não quer dizer, no entanto, que os fundos de investimento sejam lucrativos no longo prazo. A grande maioria acaba perdendo para os índices mais comuns do mercado, como o Ibovespa e o S&P 500.

Dá pra investir usando o ChatGPT?

A verdade é que o ChatGPT não é capaz de te indicar as melhores ações para investir. Trata-se, apenas, de um sistema que usa um enorme conjunto de informações públicas para processar e formular diálogos. No caso do OpenAI, ainda tem um agravante: a base de dados foi atualizada, apenas, até setembro de 2021.

Logo, você não pode montar uma carteira de investimentos com base nas indicações ou recomendações do ChatGPT. Seria uma grande burrice! E eu provei isso fazendo algumas perguntas para o OpenAI sobre as melhores ações para investir.

Como usar IA para investir?

Apesar do ChatGPT não ser confiável para prever o movimento das ações e indicar uma carteira de investimentos que supere os índices e os fundos – no longo prazo – você pode SIM usar a ferramenta de uma forma inteligente.

O ChatGPT não serve para comprar ações, mas te ajuda a fazer uma análise das empresas e do mercado. Por exemplo: a AI pode te contar quais setores estratégicos são mais lucrativos, quais empresas performaram melhor num certo período de tempo e, ainda, mostrar e comparar indicadores numa análise fundamentalista.

Como ganhar dos fundos e dos índices?

No fim das contas, tecnologias como o ChatGPT podem ser úteis, mas não conseguem criar uma carteira de investimentos vencedora. A propósito, os grandes fundos já usam, há décadas, Inteligência Artificial e outros modelos matemáticos complexos para ajudar no processo de escolha dos ativos.

Como você não tem acesso a este tipo de dados, o mais sensato é fazer o arroz com feijão: ter uma estratégia bem definida, analisar criteriosamente suas ações, com ou sem a ajuda da AI, e sempre investir pro longo prazo.

E você, gostou do conteúdo? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho como gerar renda mensal com os investimentos.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: O que são índices de rentabilidade e como calcular?