Lucratividade, o que é? Definição e importância na hora de investir em ações


A lucratividade é um indicador dos ganhos da empresa. Dessa maneira, a lucratividade, ou lucro da empresa, é o indicador do quanto a empresa lucrou de fato. Sendo assim, a lucratividade é uma relação entre lucro líquido e lucro bruto.

Aliado à lucratividade, é importante entender qual a rentabilidade da empresa e como a rentabilidade se difere dos ganhos reais da companhia. Esses dois indicadores representam como a empresa está e as projeções para o futuro.

Em resumo, saber como andam os lucros da empresa é importante não apenas para o gestor do negócio, mas também para os investidores, ainda mais quando a companhia possui capital aberto. Afinal, na hora de investir, você deve dar preferência para as empresas com bons indicadores. 

Acedata contabilidade

O que é

A lucratividade de uma empresa é muito importante na hora de fazer uma análise detalhada de determinada companhia, para realizar um investimento em suas ações.

Portanto, a lucratividade é um dos indicadores da saúde de um negócio e de seu futuro. 

Lucratividade o que é? Qual a importância na hora de investir em ações

Egestor

Em resumo, a lucratividade é o indicador que mostra se a empresa está de fato dando lucro. Ou seja, é um demonstrativo da capacidade das vendas da empresa em pagar pelas operações e ainda ter ganhos. 

Como calcular

Para encontrarmos o quanto a empresa teve de lucratividade, temos o seguinte cálculo:

Lucratividade = Lucro Líquido / Receita Bruta

Ou seja, a lucratividade é o valor líquido dividido pela receita bruta da empresa. A receita bruta é todo o dinheiro que entrou na empresa, sem considerar os descontos. Já o lucro líquido é o dinheiro que fica após o desconto dos gastos e impostos. 

Vamos para um exemplo prático. Suponhamos que uma empresa teve um lucro líquido de R$ 20.000 no mês de maio, sendo que sua receita bruta foi de R$ 250.000,00.

Lucratividade o que é? Qual a importância na hora de investir em ações

Parceira de negócios

Portanto, temos: Lucratividade = 20.000 / 250.000,00 = 0,08 

Para se ter o resultado em porcentagem, basta multiplicar por 100, então, temos que a lucratividade, foi de 8%. Ou seja, o lucro da empresa foi de 8%.

Podemos então concluir que, apesar da receita bruta ser importante para analisar o volume de vendas de uma empresa, ela não representa de fato o lucro da empresa.

Isso porque, diversos são os gastos das empresas, como pagamento de funcionários, impostos e despesas operacionais, por exemplo. 

Lucratividade x rentabilidade

À primeira vista, pode parecer que lucratividade e rentabilidade são sinônimos. Contudo, os termos são usados como indicadores de diferentes dados. Como vimos, a lucratividade se refere ao lucro de fato da empresa, ou seja o quanto ela colocou no bolso.

Por outro lado, a rentabilidade se refere ao investimento realizado e quanto de retorno ele traz. Ou seja, bons investimentos trazem boas rentabilidades. Porém, investimentos que trazem uma baixa rentabilidade não são tão interessantes.

Esses investimentos podem ser em diversos setores, como, por exemplo, uma campanha de marketing. Ao investir, suponhamos, 10 mil em uma campanha, a rentabilidade vai ser o quanto de vendas essa campanha geral para a empresa.

Lucratividade o que é? Qual a importância na hora de investir em ações

Enotas

O cálculo da rentabilidade leva em consideração o lucro líquido dividido pelo valor do investimento realizado. O resultado final deve ser multiplicado por 100, para obter a porcentagem. 

Em resumo, os dois indicadores são importantes para determinar a saúde de uma empresa. Afinal, ela precisa que seus investimentos tragam rentabilidade, mas também precisa de lucratividade para se manter.

Portanto, na hora de investir, é importante que o investidor esteja atento a esses dois dados das empresas. 

A importância da lucratividade

Para os gestores de uma empresa, é importante sempre estar atendo aos índices da empresa. Afinal, somente uma empresa bem administrada mantém o processo de crescimento e geração de lucro.

Sendo assim, vale lembrar que, para uma empresa de capital aberto, esses índices são ainda mais importantes.

Afinal, antes de realizar aplicações em uma empresa, um investidor procura pelos seus números. E mesmo quem já possui um investimento em determinada empresa, naturalmente, continua a acompanhar os dados da empresa.

Lucratividade

Sbcoaching

Para os investidores que tem Benjamin Graham como inspiração, como o famoso Warren Buffett, esses dados são extremamente importantes.

Isso porque, na análise fundamentalista, a empresa é estudada profundamente e todos os seus dados são averiguados. Afinal, se você planeja investir a longo prazo, o ideal é procurar por empresas que possuam bons indicadores e que continuarão a dar lucros no futuro.

Em resumo, caso esteja pensando em investir em determinada empresa, saber como funciona a lucratividade e qual é a sua rentabilidade é importante analisar os cenários para tomar a decisão de investir ou não nas ações daquela empresa.

Dessa forma, existem vários critérios a serem consideradas. No vídeo de Raul Sena ele explica um pouco sobre como escolher uma boa empresa para investir na bolsa de valores:

E aí, gostou de conhecer sobre como funciona a lucratividade de uma empresa e o cálculo dos seus ganhos? Descubra também como funciona o direito à Subscrição, o que é? Como funciona, vantagens e como exercer o direito

Fontes: Mais retorno, Conta azul, Sigecloud e Treasy

Imagens: Acedata contabilidade, Addee, Sbcoaching, EgestorEnotas e Parceira de negócios

Conte-nos a sua opinião...