Lucratividade: o que é, como calcular e qual é a importância?

2 de outubro de 2020, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 5 min, 44 seg


A lucratividade é um indicador dos ganhos da empresa. Indica quanto a empresa lucrou de fato. Ou seja, a lucratividade é uma relação entre lucro líquido e lucro bruto.

Aliado à lucratividade, é importante entender qual a rentabilidade da empresa e como ela difere dos ganhos reais da companhia. Esses dois indicadores representam como a empresa está e as projeções para o futuro.

Em resumo, saber como andam os lucros da empresa é importante não apenas para o gestor do negócio, mas também para os investidores, ainda mais quando a companhia possui capital aberto. Afinal, na hora de investir, você deve dar preferência para as empresas com bons indicadores. 

Saiba mais sobre o tema. Leia a matéria!

O que é lucratividade?

A lucratividade é um indicador que aponta o ganho de uma empresa em relação à atividade que ela desenvolve. Ela é calculada pela diferença entre o valor que foi investido e o valor retornado. Em outras palavras, a lucratividade é a porcentagem de lucro que uma empresa ganha em cima da receita bruta ou lucro bruto gerado.

Para entender o que é lucratividade, precisamos primeiramente entender o que é lucro. O lucro é considerado um valor positivo que se recebe por meio de uma negociação. Este lucro pode ser financeiro, um privilégio, uma vantagem ou qualquer outra forma que demonstre um ganho. Quando você tem uma empresa, o lucro é o faturamento menos as deduções de impostos, despesas, custos e tributos.

A lucratividade é um valor em percentual e nos demonstra se as vendas estão sendo suficientes para pagar todos os débitos da empresa e ainda assim, gerar lucro.

Qual é a importância de calcular a lucratividade?

Para os gestores de uma empresa, é importante sempre estar atendo aos índices da empresa. Afinal, somente uma empresa bem administrada mantém o processo de crescimento e geração de lucro.

Sendo assim, vale lembrar que, para uma empresa de capital aberto, esses índices são ainda mais importantes. Afinal, antes de realizar aplicações em uma empresa, um investidor procura pelos seus números. E mesmo quem já possui um investimento em determinada empresa, naturalmente, continua a acompanhar os dados da empresa.

Para os investidores que tem Benjamin Graham como inspiração, como o famoso Warren Buffett, esses dados são extremamente importantes. Isso porque, na análise fundamentalista, a empresa é estudada profundamente e todos os seus dados são averiguados. Afinal, se você planeja investir a longo prazo, o ideal é procurar por empresas que possuam bons indicadores e que continuarão a dar lucros no futuro.

Em síntese, caso esteja pensando em investir em determinada empresa, saber como funciona a lucratividade e qual é a sua rentabilidade é importante analisar os cenários para tomar a decisão de investir ou não nas ações daquela empresa.

Como calcular a lucratividade?

Para calcular a lucratividade de uma empresa, você pode usar a seguinte fórmula:

Lucratividade = Lucro líquido / receita total x 100

Aqui está o que cada termo significa:

  • Lucro líquido: é o valor que sobra após subtrair todas as despesas (como custos de produção, salários, impostos, etc.) da receita total.
  • Receita total: é o valor total que a empresa recebeu de suas vendas.

Por exemplo, se uma empresa teve um lucro líquido de R$ 20.000 e uma receita total de R$ 250.000, a lucratividade seria de 8%. Isso significa que a empresa está ganhando 8% de lucro sobre a receita total.

Lembre-se, a lucratividade é um indicador importante para entender a saúde financeira de uma empresa. Uma alta lucratividade indica que a empresa está bem administrada e tem um bom controle sobre seus custos.

Por outro lado, uma baixa lucratividade pode indicar problemas, como custos elevados ou preços de venda muito baixos. É sempre importante analisar a lucratividade em conjunto com outros indicadores financeiros para ter uma visão completa da situação financeira da empresa.

Quais as diferenças entre lucratividade e rentabilidade?

À primeira vista, pode parecer que lucratividade e rentabilidade são sinônimos. Contudo, os termos são usados como indicadores de diferentes dados. Como vimos, a lucratividade se refere ao lucro de fato da empresa, ou seja o quanto ela colocou no bolso.

Por outro lado, a rentabilidade se refere ao investimento realizado e quanto de retorno ele traz. Ou seja, bons investimentos trazem boas rentabilidades. Porém, investimentos que trazem uma baixa rentabilidade não são tão interessantes.

Esses investimentos podem ser em diversos setores, como, por exemplo, uma campanha de marketing. Ao investir, suponhamos, 10 mil em uma campanha, a rentabilidade vai ser o quanto de vendas essa campanha geral para a empresa.

O cálculo da rentabilidade leva em consideração o lucro líquido dividido pelo valor do investimento realizado. O resultado final deve ser multiplicado por 100, para obter a porcentagem. 

Em resumo, A lucratividade e a rentabilidade são dois indicadores financeiros importantes, mas eles se referem a coisas diferentes:

  • Lucratividade: Este indicador é usado para apontar o ganho de uma empresa em relação à atividade que ela desenvolve. A lucratividade é calculada pela diferença entre o valor que foi investido e o valor retornado. Em outras palavras, a lucratividade é a porcentagem de lucro que uma empresa ganha em cima da receita bruta ou lucro bruto gerado. A fórmula para calcular a lucratividade é: Lucratividade = (Lucro líquido / receita bruta) x 100.
  • Rentabilidade: Este indicador é usado para medir o retorno que um investimento pode proporcionar ao negócio. A rentabilidade se refere ao investimento realizado e quanto de retorno ele traz. A fórmula para calcular a rentabilidade é: Rentabilidade = (Lucro líquido / Investimento) x 100.

Portanto, na hora de investir, é importante que o investidor esteja atento a esses dois dados das empresas. 

Fontes: Mais retorno, Conta azul, Treasy, Cora, Ploomes