Como economizar 30% do seu salário

19 de dezembro de 2022, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 4 min, 5 seg


Você já sabe quantos por cento da sua renda deve economizar todos os meses? Muita gente ainda faz confusão quanto o assunto é poupar e investir uma parte do salário. Para te ajudar a conseguir gastar menos e investir, vou te mostrar como economizar 30% do salário, de uma forma bem simples e direta.

Este não é um dos meus temas preferidos, mas é fato que investimentos e finanças pessoais sempre caminham juntos. E o primeiro passo para ter uma vida financeira tranquila é saber controlar os gastos e economizar seu dinheiro.

Todo mundo pode economizar 30% do salário?

Antes de continuar, a gente precisa entender que nem todo mundo consegue economizar uma parte do dinheiro. A gente ainda vive num país emergente, que tem uma boa parcela da população ganhando pouco. E milhões, ainda, no salário mínimo.

Então, para algumas pessoas, é simplesmente impossível guardar parte do salário sem comprometer suas necessidades básicas. Ou seja, sem deixar de morar, comer e se vestir.

Logo, minha mensagem não é para todos, mas para quem tem um salário de mediano para cima. Se este é o seu caso, vamos conhecer algumas dicas que vão te ajudar a economizar 30% do salário.

1. Centralize suas contas num único lugar

A modernidade nos trouxe uma infinidade de aplicativos, bancos e meios de pagamentos digitais que têm mais atrapalhado que ajudado nossa vida financeira.

O que acontece é que muita gente baixa vários desses aplicativos, pulveriza o dinheiro em diversas plataformas e, no fim das contas, acaba perdendo a noção de quanto dinheiro tem.

Então, se você não recebe um supersalário, ter várias contas em bancos e plataformas digitais vai te trazer mais prejuízos que vantagens.

Isso sem falar que, num cenário de crise, suas dívidas podem virar uma bola de neve se você tiver diversas possibilidades de endividamento.

Então, escolha a opção mais simples: centralize sua conta e seus cartões num único banco, de preferência um bancão tradicional. Assim, você vai ter um melhor relacionamento e canais de atendimento melhores.

2. Faça uma análise de gastos semanal

Minha segunda dica tem a ver com sua consciência do quanto e de como está gastando seu dinheiro.

Não estou falando para você colocar até o cafezinho na ponta do lápis. Este controle diário é cansativo e você, provavelmente, vai acabar desistindo no primeiro mês.

Por outro lado, o controle mensal acaba tendo um prazo longo demais e abre espaço para você fazer umas cagadas no meio do caminho.

Já a análise semanal de gastos é mais simples de fazer e te permite já ir separando o dinheiro (provisionando) que você sabe que vai gastar na semana seguinte, mantendo o planejamento mensal.

Dessa forma, se acabar perdendo a mão, dentro dos 7 dias, você vai poder fazer os ajustes rapidamente e se permitir gastar menos na semana que vem.

3. Não gaste o dinheiro que você não tem

Um dos maiores erros que as pessoas cometem com o dinheiro é querer contar com o ovo no furico da galinha.

Antes de comprar qualquer coisa que você deseja, se pergunte primeiro: eu tenho, hoje, o dinheiro para isso? Essa simples pergunta vai evitar um dos maiores problemas financeiros que alguém pode ter: o endividamento.

Ou seja, a melhor forma de se livrar das dívidas é não entrar nelas. “Então, eu não posso comprar, parcelado, algo que eu quero?” Não, não pode. É simples assim.

Se você não tem dinheiro para comprar, não compre! Espere ter o dinheiro e compre à vista. Você pode ganhar um bom desconto e, mais importante, vai ter uma noite tranquila de sono.

4. Invista antes de gastar

Esta é outra regra de ouro que pouca gente entende, de verdade. É um grande erro você achar que vai investir o dinheiro que sobra.

Acredite: dinheiro nunca sobra! E eu tenho certeza que, em várias fases da vida, você sobreviveu com menos dinheiro do que tem hoje.

Eu, por exemplo, consegui manter o mesmo patamar de gastos dos 18 até os 24 anos, mesmo ganhando um salário cada vez maior.

Então, quando receber seu salário, já separe 25% para os investimentos. Não espere o dinheiro sobrar para economizar. Se pague primeiro!

E aí? Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho como economizar 30% do salário.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Finanças para casais: 8 dicas para organizar o orçamento juntos.