Vale a pena comprar apartamento na planta?

17 de maio de 2022, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 7 min, 21 seg


Comprar apartamento na planta é um negócio muito atrativo, já que o preço costuma ser mais baixo do que comprar um imóvel pronto.

Ainda assim, muitas pessoas ainda têm dúvida se comprar apartamento na planta pode ser uma boa ideia. A verdade é que essa é uma opção que tem vantagens e desvantagens. Por isso, para decidir se comprar um imóvel na planta vale a pena para você, é preciso analisar os prós e contras, além, claro, de sua situação financeira.

O que significa comprar um apartamento na planta?

Comprar um apartamento na planta significa comprar um imóvel que ainda não está pronto, que existe apenas no projeto. Existem várias fases em que é possível comprar um apartamento na planta e elas influenciam no preço e na forma de pagamento.

A primeira fase é chamada de “breve lançamento”. É quando a construtora tem um projeto e o local de construção, mas ainda está na fase de aprovação com os órgãos responsáveis. Nessa fase, você pode fazer o seu cadastro e verificar as condições de pagamento, mas não aplicar nenhum valor ainda.

A segunda fase é quando as pessoas cadastradas na primeira fase são escolhidas. Pode acontecer do número de cadastros ser maior do que o número de apartamentos disponíveis, por isso a escolha das pessoas é necessária. Normalmente, as construtoras levam em conta a “ordem de chegada” e a disponibilidade de pagamento.

É também nessa fase que se inicia o fechamento do contrato e as condições de pagamento. As pessoas que compram, nessa fase, tendem a pagar um valor menor do que as pessoas que optam por comprar o apartamento quando já está pronto.

Logo, dessa fase para frente, quanto mais próximo do lançamento, maior é o valor das parcelas. E aí, ficou claro para você essas duas fases?

O que levar em conta antes de comprar um apartamento na planta?

Claro que o valor e o andar do apartamento são pontos importantíssimos, porém não são suficientes para você, enfim, bater o martelo.

Você já pensou em considerar, ao comprar um apartamento na planta, a localização do prédio, e se há uma gama de serviços disponíveis próximos a ele? Além desses, é indispensável analisar, também, o potencial de crescimento de capital futuro. 

Sabemos que mexer com papelada, documentos e outras burocracias é bem chato, mas não desanime! É imprescindível entender os documentos legais e contratos envolvidos na compra.

Dessa forma, você terá a garantia de que está obtendo o melhor acordo possível, impedindo situações que poderiam ter sido previstas.

Além disso, lembre-se de pesquisar o histórico da construtora. É importante saber se a construtora já enfrentou algum tipo de problema financeiro ou demora da entrega das chaves, pois, embora seja incomum, construtoras também vão à falência.

Quais são as vantagens de comprar um apartamento na planta?

Abaixo, listamos, para você, as principais vantagens de comprar um apartamento ainda na planta. Leia e as analise com muita atenção. São elas:

Preço

A grande vantagem de comprar um apartamento na planta é, claro, o preço.

Como comprar um imóvel na fase de projeto é mais arriscado do que com o apartamento pronto, então o preço é mais baixo. Além disso, você pode conseguir melhores condições de pagamento.

Valorização do imóvel

Normalmente, um imóvel comprado na planta se valoriza depois do seu lançamento. Desse modo, se optar por vender o imóvel, você pode obter um bom retorno.

Alguns fatores que influenciam nessa valorização são a localização, infraestrutura, estrutura do imóvel, segurança, serviços ao redor do prédio e outros.

Personalização do imóvel

Outra vantagem de comprar um imóvel na planta é a possibilidade de você personalizar o apartamento de acordo com a sua vontade.

Essa é uma vantagem importante para quem deseja morar no imóvel durante muito tempo, pois pode morar em um local que lhe agrade e que tenha a sua cara.

Maior prazo para preparar a mudança

Por fim, o prazo de entrega da obra pode ser visto como uma oportunidade para você se planejar melhor para a mudança.

Você pode, por exemplo, se organizar financeiramente para mudar com móveis novos e com a casa decorada do jeito que você sonha.

E as desvantagens de comprar um apartamento na planta?

Como tudo, comprar um apartamento na planta também tem as suas desvantagens. Por isso, listas, abaixo, as principais para você tomar conhecimento. Confira elas:

Atrasos na obra

Obras costumam passar por atrasos. Por isso, se você for comprar um imóvel na planta, saiba que você pode acabar se mudando bem depois do planejado por causa de possíveis atrasos na obra.

Logo, esses atrasos podem ser pequenos ou bem longos, vai depender, óbvio, dos problemas que a obra tiver no curso de sua construção.

Apartamentos prontos são diferentes do projeto

Outra desvantagem é que, depois de prontos, os apartamentos costumam ficar diferentes dos projetos apresentados em maquetes e modelos 3D.

É importante ter isso em mente para evitar decepções e frustrações ao receber o seu imóvel.

Além disso, é comum as construtoras montarem uma unidade decorada de encher os olhos, mas, quando as chaves são entregues, a realidade é totalmente diferente. Isso também acontece com relação à escala de algumas plantas, que, de fato, não condizem com o tamanho do apartamento construído.

Reajustes

Os reajustes anuais pela inflação acabam por colocar o custo de 2 ou 3 apartamentos nas costas do comprador.

No caso de financiamento, não há reajuste anual, porém as altas taxas de juros – de até 11% ao ano – também fazem o custo do imóvel dobrar ou até triplicar. Por isso, fique olhos bem abertos!

Outras informações sobre a compra de um apartamento na planta

Desistência

Primeiramente, sim, é totalmente possível desistir da compra de um apartamento na planta. O direito de desistir da compra de imóvel na planta está previsto e regulamentado pela legislação brasileira, além de estar previsto nos contratos.

Aliás, esse é um direito garantido ao consumidor que não fez ainda um financiamento com uma instituição financeira após a entrega das chaves.

Entre 25% e 50% do valor já pago será perdido para a construtora se o comprador desistir da compra do imóvel após o fechamento do contrato. Por fim, esse desconto pode ser negociado juridicamente.

Atraso

Se as obras do seu imóvel estão atrasadas, você pode recorrer à Lei do Distrato (nº 13.786/18). Essa legislação permite o prazo de 180 dias além do acordado em contrato sem que haja punições para a construtora.

Agora, caso as tão desejadas chaves não sejam entregues nesse prazo, você tem as duas opções a seguir:

  • Prosseguir com o contrato, recebendo multa de 1% do montante já pago da construtora para cada mês de atraso;
  • Requerer a rescisão do contrato e receber de volta todo o valor já pago, reajustado.

Falência

Você também precisa saber que realmente existe a possibilidade de um construtora falir por inúmeros motivos que causam prejuízos financeiros a construtora.

Mas, se essa fatalidade realmente acontecer durante a construção da obra, você, inevitavelmente, terá que entrar com processo judicial pedindo a rescisão contratual mais os valores adequados, corrigidos e com multa.

Além disso, saiba que embora seja um processo longo, os valores são corrigidos mensalmente e, caso a construtora não possa te pagar, os sócios podem ser responsabilizados por essa dívida.

Por último, para você saber em quais situações vale a pena comprar um apartamento na planta, assista ao vídeo que o Raul, Investidor Sardinha publicou em seu canal Investidor Sardinha. Confira ele aqui embaixo: 

Agora, que você conhece bem as vantagens e desvantagens de comprar um apartamento na planta, cabe a você, caro leitor, escolher a melhor alternativa.

Boa sorte aí na decisão e jornada! Esperamos ter contribuído para uma boa escolha.

Se você gostou deste conteúdo, aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro do mundo das finanças e dos investimentos.

Além disso, que tal aprender um pouco mais, hein?! Então, aprenda, também, sobre os tipos de financiamento imobiliário e como fazer. Bom aprendizado! 

Fontes: SPimovel e Uol.