WEG: história e principais características da empresa

12 de outubro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 25 seg


A WEG é uma das maiores empresas do mundo no setor de produção de equipamentos elétricos. Dessa maneira, conhecer alguns fatos sobre a WEG pode ser interessante antes de optar por investir nela.

A empresa tem uma longa trajetória, com muitos fatos e curiosidades sobre sua história e operações.  Afinal, foi fundada ainda em 1961.

Essa é apenas uma lista de fatos interessantes que, com certeza, despertará seu interesse, não sendo uma recomendação de investimento. Aproveite a leitura para saber mais sobre uma empresa brasileira de sucesso. 

História da WEG

A WEG S. A. é uma empresa fundada em 16 de setembro de 1961, na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, Brasil. Teve como fundadores Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus. Inicialmente, se chamava Eletromotores Jaraguá.

Os fundadores da WEG uniram suas habilidades – um era eletricista, outro administrador e o terceiro mecânico – para criar a empresa. Com o tempo ela passou a se chamar WEG, em alusão às iniciais dos fundadores.

A WEG começou produzindo motores elétricos e, a partir da década de 80, ampliou suas atividades com a produção de componentes eletroeletrônicos, produtos para automação industrial, transformadores de força e distribuição, tintas líquidas e em pó e vernizes eletroisolantes. Hoje, a WEG é reconhecida como uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo.

A trajetória da WEG é marcada pelo sucesso, e a empresa continua a crescer e a se desenvolver, mantendo-se fiel aos valores, crenças e ideais sustentados pelos seus fundadores.

10 fatos curiosos e interessantes sobre a WEG

1. Os donos da WEG iam de bicicleta vender motores de porta em porta

Um dos primeiros fatos sobre a WEG é que, no início da empresa, como a marca era apenas nacional, os consumidores ainda não tinham confiança suficiente no produto da empresa.

Dessa maneira, os donos da empresa tiveram que ir de porta em porta vender seus produtos e aos poucos ganhar a confiança dos consumidores.

Segundo a própria empresa, Eggon trazia carcaças de motores fundidos para aproveitar a montagem, e os demais iam para São Paulo, com a caixa de motores para procurar possíveis clientes.

2. A WEG criou uma universidade

Em 1968, a WEG criou o Centroweg, uma espécie de faculdade para oferecer treinamento técnico para seus colaboradores.

Na época, a região não oferecia o tipo de capacitação que a empresa precisava. Dessa forma, a WEG criou uma escola e inseriu adolescentes no mundo da tecnologia, revelando e incentivando grandes talentos.

3. Experiência na direção de empresas

Outro destaque dentre os fatos sobre a WEG é que, entre 1989 e 2004, Eggon João da Silva foi diretor e membro do conselho de diversas empresas como, por exemplo: Oxford, Tigre, Marisol, e Perdigão.

De fato, na Perdigão ele chegou a exercer o cargo de diretor executivo, tomando a frente da companhia no período entre 1994 a 1995. Enfim, ele foi ainda um dos responsáveis pela recuperação financeira da empresa na época.

4. Recordes de produção

Como fatos sobre a WEG temos que, anualmente, a empresa de equipamentos elétricos produz mais de:

  • 58 mil MVA (Mega Volt Amperes) em geradores por ano;
  • 16 milhões de motores anualmente;
  • 2.300 Toneladas de tinta em pó por mês;
  • 1.7 milhões de litros de tintas por mês.

Na história da empresa já foram fabricados mais de 1 bilhão de produtos em automação. Além disso, a empresa também produz componentes eletroeletrônicos, produtos para automação industrial, transformadores de força e distribuição, tintas líquidas e em pó e vernizes eletroisolantes. A WEG se consolidou não só como fabricante de motores, mas como fornecedora de sistemas elétricos industriais completos.

5. Investimentos em pesquisa e desenvolvimento

De 2010 a 2019 a WEG investiu um total de R$ 2.224.000.000 em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Ou seja, a empresa investe cerca de 2 a 3% da sua receita líquida neste ramo. 

A empresa de equipamentos elétricos possui 21 laboratórios de testes no Brasil, além de outros 12 laboratórios no exterior.

No Brasil, são mais de 13 universidades incentivadas pela empresa, e no exterior são mais de 19 universidades espalhadas por 10 países. Isso faz com que aproximadamente 50% da receita da WEG venha da comercialização de produtos inventados nos últimos 5 anos.

6. Emprego na concorrência

Para conhecer melhor o funcionamento do mercado em que atuava, Geraldo Werninghaus procurou e conseguiu emprego numa empresa concorrente da WEG para estudar os processos e as instalações dos outros players deste setor.

Assim, ele chegou a ser contratado e coletou informações de produtos e fornecedores para fazer a empresa prosperar. Informação vale dinheiro. 

7. A WEG distribui dividendos desde 1993

A primeira distribuição de lucro da WEG (WEGE3) foi em 1993 e, desde então, não houve um ano em que ela deixasse de pagar proventos aos seus acionistas.

Contudo, ela não pode ser considerada uma grande pagadora de dividendos, pois investe muito no próprio negócio em aquisições para crescer. Entretanto, ao longo da história, a empresa nunca deu prejuízo:

8. A WEG foi criada com o capital social de 3 fuscas

Em 16 de Setembro de 1961, em Jaraguá do Sul, Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus fundaram a Eletromotores Jaraguá Limitada com um capital social de 3.600 cruzeiros, equivalente a 3 fuscas na época.

Os empreendedores decidiram fundar a WEG por conta do cenário de expansão da indústria brasileira, e naquele período o mercado de motores elétricos era sustentado apenas por produtos estrangeiros.

9. A WEG adquiriu mais de 20 empresas

A WEG tem um perfil extremamente agressivo no que quesito aquisições. Dessa maneira, de 2007 até hoje, a WEG adquiriu outras 22 empresas como, por exemplo, a Trafo, HISA, Instrutech, Voltran, Zst Electric e Pulverlux.

Além disso, em termos de marcas, a WEG é dona de 19 marcas.

Isso coloca a empresa de equipamentos elétricos na frente de quase todos os seus competidores, uma vez que ela está presente em todos os ramos envolvendo não só motores elétricos.

Em comparação com o mercado, o que os concorrentes da WEG tentam fazer é escolher um segmento e se especializar muito para ir se expandindo aos poucos, porém, nenhuma oferece um portfólio tão completo quanto a WEG. 

10. A WEG está presente no mundo todo

Em números gerais, a WEG atua nos cinco continentes, sendo umas das empresas brasileiras com maior presença global.

Em números de fábricas, a WEG conta com seis nos Estados Unidos, duas no México, duas na Colômbia, uma na Espanha, duas em Portugal, três na Argentina, três na Alemanha e, por fim, 15 fábricas no Brasil. 

Fatos sobre a Weg

Além disto, como fatos sobre a WEG, a empresa tem atividade comercial e filiais em 36 países, com distribuidores em 120. Isso corresponde a 26% nos Estados Unidos, 15% na Europa, 5% na África, 6% na Ásia e Oceania; como estamos falando de uma empresa brasileira, 42% de suas atividades se localizam no Brasil. 

Em termos de receita, 61% do faturamento da companhia vem do mercado externo:

Fatos sobre a Weg

Gostou de conhecer 10 fatos curiosos e interessantes sobre a Weg? Então, veja o vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, e saiba mais detalhes sobre essa Weg:

Fontes: Mais Retorno, Weg net