22 de novembro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
Anos atrás, eu alertei sobre o mercado de NFTs, apontando que aquilo parecia mais uma bolha especulativa do que uma oportunidade real e sustentável. Não deu outra: muita gente que acreditou no “dinheiro fácil” acabou frustrada quando esse nicho das criptomoedas praticamente desapareceu.
O mais curioso é que as NFTs são baseadas em uma tecnologia extremamente interessante, com potencial para aplicações sólidas e inovadoras. No entanto, o que vimos foi um excesso de oferta e uma saturação do mercado. Era macaco colorido para todo lado, flamingos digitais e jogos baseados em NFTs sendo lançados aos montes.
A bolha cresceu tanto, alimentada pela promessa de riqueza rápida, que não havia como sustentar. No fim, ela estourou, deixando um rastro de prejuízo para quem entrou no hype sem avaliar os riscos.
Como evitar uma bolha?
Muita gente se pergunta: como evitar cair em uma bolha financeira? Para entender isso, é essencial falarmos sobre o FOMO, o famoso Fear Of Missing Out ou, traduzindo, o medo de ficar de fora. É exatamente esse sentimento que leva muitas pessoas a embarcarem em pirâmides financeiras ou bolhas especulativas.
Esse medo de perder uma grande oportunidade pode ser irresistível, especialmente quando todos ao redor parecem lucrar rapidamente. No entanto, investimentos que prometem retornos altos em pouco tempo geralmente têm um fator de especulação muito grande. Podem não ser pirâmides, mas ainda assim podem representar bolhas especulativas fortes, como foi o caso das NFTs.
Ao longo da história, já passamos por várias bolhas — e o mais interessante (e perigoso) é que, no momento em que elas ocorrem, nem sempre são fáceis de identificar. Inclusive, há uma grande bolha especulativa acontecendo agora, e muita gente ainda não percebeu.
Bolha da IA
Em momentos de bolha, um dos sinais mais evidentes é quando qualquer coisa que tenha o nome de uma tecnologia inovadora na frente começa a ser vendida como se fosse ouro. E o que temos visto hoje em dia? Qualquer empresa com IA no nome tem se tornado um sucesso instantâneo, mas isso merece atenção e muito cuidado.
Claro que há empresas que vão se beneficiar da inteligência artificial. A IA é uma realidade, está se incorporando cada vez mais em nossas vidas, e seu potencial é imenso. No entanto, não significa que você deve sair contratando ou comprando qualquer empresa que tenha IA no nome. Grande parte dessas startups e projetos simplesmente não vão sobreviver a longo prazo. Muitos são apenas bolhas esperando para estourar.
A inteligência artificial tem um futuro brilhante, sem dúvida, mas o momento atual é de uma verdadeira onda especulativa. Quem investiu no início dessa jornada já colheu os frutos, mas se você está entrando agora, no pico dessa curva de euforia, as chances de se arrepender no futuro são grandes. À medida que algumas dessas empresas falharem, o nome ‘IA’ será desacreditado, e aqueles que se empolgaram na onda vão ver seus investimentos despencarem.
Então, é fundamental ter discernimento. A IA tem um grande futuro, mas saiba que nem tudo que brilha é ouro.
É possível ganhar dinheiro com bolhas?
Se você realmente quer ganhar dinheiro com uma bolha, como a atual de IA, o segredo não é comprar, mas vender. Crie algo relacionado ao tema, como um curso ou um produto, adicione ‘IA’ no nome e pronto: vai vender! Quem realmente lucra com esse tipo de onda é quem está vendendo, não quem está comprando.
O problema é achar que você pode entrar nessa bolha e se tornar um investidor de sucesso nas empresas de IA. Não caia nesse erro, porque é uma armadilha! Com o excesso de oferta e a euforia atual, estamos diante de uma bolha especulativa forte.
Ficou com dúvidas sobre isso? Assista ao vídeo completo, onde explico tudo com mais detalhes
E se você quer aprender a investir de maneira segura e assertiva, longe de qualquer especulação, te convido a conhecer a AUVP, nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, também vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.